Estrutura organizacional
Neste campo, você terá acesso a informações sobre como a UFCA se estrutura para o cumprimento de sua missão
Publicado em 18/10/2018. Atualizado em 06/11/2024 às 16h56
Conforme o Estatuto da UFCA, do qual se originam as estruturas institucionais da Universidade, a administração da UFCA se subdivide em “Administração Superior” e “Administração Acadêmica”.
A Administração Superior é composta pelo Conselho Universitário (Consuni/UFCA), pelo Conselho de Curadores e pela Reitoria.
Representado por todas as instâncias da Universidade e presidido pelo/a ocupante da Reitoria, o Consuni/UFCA é o órgão máximo da instituição, em termos normativo, deliberativo e consultivo.
Do Consuni/UFCA originam-se outras instâncias administrativas, como as Câmaras de Assessoramento (Administrativa e Acadêmica). Vinculados ao Consuni, também estão Comitês, Comissões permanentes, Grupos Técnicos de Trabalho (GTTs, de caráter temporário) e os Conselhos de Unidades Acadêmicas. A estes conselhos, vinculam-se as chamadas Unidades Acadêmicas, das quais se originam os diversos cursos de graduação e de pós-graduação da UFCA.
O Conselho de Curadores, por sua vez, é uma instância universitária de caráter fiscalizatório, em termos econômico-financeiros.
Já a Reitoria é o órgão executivo da administração superior que coordena, fiscaliza e superintende as atividades da Universidade. A Reitoria se subdivide em Pró-Reitorias, Órgãos Complementares (Secretarias) e Órgãos Suplementares (Diretorias).
Acesse os menus para saber mais.