Enade
Publicado em 25/04/2019. Atualizado em 19/05/2023 às 10h16
Enade 2023
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) informa que o ENADE 2023 será realizado no dia 26 de novembro de 2023, conforme divulgado no Edital do Enade.
Quais cursos da UFCA serão avaliados no próximo ENADE?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, na edição do ano de 2023, será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos da UFCA vinculados às áreas abaixo de avaliação do Ano I do Ciclo Avaliativo do Enade.
I – Áreas relativas ao grau de bacharel:
- Agronomia;
- Engenharia Civil;
- Medicina;
- Medicina Veterinária.
Apresentação
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação Institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.
O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), do Ministério da Educação.
Orientações Gerais.
Acesse os canais de comunicação do INEP e fique por dentro de tudo!