UFCA firma acordo com Ministério do Desenvolvimento Regional para realizar Diagnóstico da Governança nos municípios do Cariri

Publicado em 06/01/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h42

Vista aérea do campus Juazeiro do Norte. Foto: Gabriel Souza e Luyan Costa/DCOM

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi uma das cinco universidades do Brasil que firmou um acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para realizar análises e propostas de ações que fomentem o desenvolvimento local. O acordo foi celebrado em dezembro de 2020, e faz parte do Programa de Fortalecimento das Capacidades Governativas dos Entes Subnacionais (PFCG), do MDR. Para isso, a UFCA recebeu 130 mil reais, que serão destinados às ações do projeto, de janeiro a outubro de 2021.

De acordo com o professor da UFCA, Raniere Moreira, o projeto vai construir o Diagnóstico da Governança Interfederativa nos municípios da Região Metropolitana do Cariri (RMC), com ênfase no fortalecimento das capacidades desses municípios para a gestão integrada das políticas metropolitanas e das funções públicas de interesse comum. A Região Metropolitana do Cariri foi criada em 2009 e a UFCA já vem trabalhando em projetos de pesquisas sobre a RMC pelo menos desde 2017. Essa é mais uma iniciativa nesse conjunto de investigações.

Segundo Raniere, ao final dos dez meses de pesquisa, a ideia é apresentar o diagnóstico da governança interfederativa, identificando as capacidades, as formas de interação entre os municípios e as potencialidades e desafios para a gestão integrada. Com o diagnóstico feito, deverá ser elaborada uma proposta de projeto integrado de desenvolvimento regional, com base na realidade identificada. Os resultados da pesquisa também vão servir de subsídio para o Ministério do Desenvolvimento Regional delinear ações voltadas para o desenvolvimento da região.

Além do professor Raniere, que é coordenador do projeto, os professores da UFCA, Jeová Torres, Diego Coelho e Ives Tavares, também estão envolvidos no projeto, juntamente com bolsistas de Iniciação Científica que ainda serão selecionados para atuar nas atividades de campo da pesquisa.

As outras universidades federais que firmaram acordo com o MDR para pesquisas nesse âmbito foram a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Universidade de Brasília (UnB).