Quarta Semana da Química da UFCA vai abordar o tema “Química no cotidiano”

16/06/2021 - 18h00 a 18/06/2021 - 22h00

• Este evento já passou.
Livre
Nessa imagem consta informações sobre o dia de do evento que são 16,17 e 18 de Junho e fala sobre o tema Química no Cotidiano.

Com o tema “Química no Cotidiano: Interfaces do ensino e da pesquisa em tempos remotos”, a quarta Semana da Química da Universidade Federal do Cariri (UFCA) será realizada nos dias 16, 17 e 18 de junho deste ano, remotamente. As inscrições estão abertas até o dia de início do evento, disponíveis  no site da Semana (link para uma nova aba).

A programação, com palestras e minicursos, será transmitida pelo canal da Licenciatura em Química da UFCA no YouTube (link para uma nova página). Os facilitadores das palestras e minicursos são integrantes de instituições  regionais e nacionais, como a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Abre a programação o minicurso “Materiais nanoestruturados: uma breve introdução, síntese/aplicação e perspectivas”, facilitado pelo professor Luelc Souza da Costa (Unicamp), a partir das 18h.

Um dos destaques da programação é a palestra “Percursos de uma professora de Química interpelada por políticas públicas”, da professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande (UFRG) Maria do Carmo Galiazzi, doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). A palestra de Galiazzi será no dia 18 de junho, às 20h10.

De acordo com o professor Alessandro Cury – vice-coordenador do curso de Licenciatura em Química da UFCA e integrante da organização do evento – a expectativa é de ultrapassar a marca de 300 inscrições na Semana: “A expectativa é reunir mais de 300 pessoas, nós já temos mais de 200 inscritos, um mês antes do evento, de todas as regiões do país. Esse evento já é tradicional na agenda do curso de química, mas esse ano ganhou uma nova roupagem em função de estar acontecendo remotamente.”

Divulgação da Semana da Química

A divulgação da quarta Semana da Química da UFCA está sendo reforçada por nomes de peso da Química nacional, por meio do projeto “Vozes da Química”. Pela iniciativa, pesquisadores e estudantes de Química foram convidados a enviar vídeos chamando interessados para participarem do evento. Os materiais enviados estão disponíveis no instagram da Semana (link para uma nova página).

Além disso, também foi desenvolvido o projeto “FalaQui”, que tem como finalidade realizar lives no Instagram, com duração de uma hora, falando sobre diversos assuntos do campo da Química. A primeira transmissão ocorreu na última quarta-feira, dia 19 de maio de 2021, com o professor Vinicios Carvalho, doutorando em química na linha de educação, e medida pelo professor Alessando Cury, vice-coordenador do curso.

Instituto de Formação de Educadores (IFE/ UFCA)
Instagram: @licenciatura_quimica_ufca
E-mail: semanaquimicaife@gmail.com

16/06/2021 - 18h00