Terceiro EnSIS e Sétima Semaco – Resistências e (re)existências no semiárido nordestino

01/06/2021 - 08h00 a 05/06/2021 - 17h00

• Este evento já passou.

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) está convidada para participar do Terceiro Encontro de Saberes Indígenas do Semiárido (EnSIS) e da Sétima Semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental (Semaco). Os eventos serão realizados entre os dias 1º e 5 de junho de 2021, em espaços virtuais, com uma programação que contará com mesas redondas, GTs de apresentação de trabalhos científicos e oficinas.

Não é possível falar de meio ambiente sem a presença e protagonismo dos Povos Originários. Por isso, o EnSIS e a Semaco têm se  constituído em espaço de diálogo com povos originários e outros coletivos populares que estão protagonizado situações de enfrentamento e de lutas por seu espaço de vida, seu território.

O Encontro de Saberes Indígenas do Semiárido (EnSIS) e a Semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental (Semaco) é uma iniciativa da Universidade Federal do Cariri (UFCA); por meio do Instituto de Formação de Educadores (IFE), da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs) e da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (Iteps); do Laboratório de Antropologia, Política e Comunicação (Lapa) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Núcleo de Descolonização de Saberes (Nedesa) da Universidade Regional do Cariri (Urca), em diálogo com diversas etnias/povos do semiárido nordestino.

Acesse a programação completa (Link para uma nova página)

As inscrições são gratuitas e solidárias. A organização sugere a doação para campanhas de arrecadação solidárias promovida por organizações indígenas e apoiadas pelo evento. Para participar dos encontros, acesse a página de inscrição (Link para uma nova página).

01/06/2021 - 08h00
Final:
05/06/2021 - 17h00
Categoria de Evento:

Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA)
Telefone:
ife@ufca.edu.br