Nordestino em Harvard: Ciswal Santos é convidado para palestra na UFCA

Publicado em 27/11/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h22

Divulgação G1

A terceira edição do “Diálogos Sobre Ensino e Aprendizagem”, realizado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), traz a palestra “Nordestino em Harvard”, com Ciswal Santos, para falar sobre o projeto que garantiu sua entrada no curso de Ciências da Computação na universidade norte-americana. O evento ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 26, às 19h no auditório Bárbara de Alencar, campus Juazeiro do Norte.

Ciswal Santos, pernambucano radicado em Juazeiro do Norte, trabalhou catando latinhas na época de sua graduação para conseguir comprar materiais escolares como caderno, apostila, fardamento e xérox. Assim, formou-se em Eletroeletrônica e Eletrotécnica pela Faculdade de Tecnologia do Cariri (Fatec) e licenciou-se em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Atualmente Ciswal é professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em matérias como Física, eletrotécnica e programação. O professor passou a sonhar com Harvard desde que um amigo lhe trouxe um formulário de pré-inscrição para cursos na universidade. “Apresentei meu projeto que prevê a oferta de internet, captação de água e energia elétrica a baixo custo para o sertão, usando a mesma tecnologia espacial de Marte”, conta.

Segundo Pró-Reitor adjunto da Prograd, Rodolfo  Saraiva, a expectativa é de que o evento seja uma fonte de motivação e inspiração para os discentes da UFCA, para que também desenvolvam projetos que impactem positivamente na vida de muitas pessoas.

Palestra: Nordestino em Harvard
Data: 26 de novembro
Local: UFCA campus Juazeiro Do Norte – Auditório Bárbara De Alencar. Bloco E (Piso Inferior), Sala 89