Décima Primeira Semana de Filosofia e seu ensino (2021) – A Filosofia no Ceará

15/11/2021 - 18h00 a 19/11/2021 - 21h30

• Este evento já passou.

A Semana de Filosofia é um importante momento para apresentar, consolidar e incentivar as atividades filosóficas realizadas pelo curso de Filosofia da UFCA na região do Cariri, promovendo o diálogo entre estudantes, pesquisadores e profissionais de Filosofia e campos afins. Configura-se num espaço de comunicações, palestras, minicursos e oficinas sobre o trabalho da Filosofia na região do Ceará: a formação das universidades, os primeiros saberes e os conhecimentos construídos.

A décima primeira edição da Semana de Filosofia e seu Ensino neste ano de 2021, realizada entre os dias 15 e 19 de novembro, apresenta como tema geral “A Filosofia no Ceará”. Promovendo uma reflexão sobre a inserção da Filosofia no Estado do Ceará, seu desenvolvimento, suas realizações e seus desafios, faz homenagem aos 80 anos professor Manfredo Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), um dos pioneiros e incentivadores da Filosofia em terras alencarinas, além de ser a maior referência filosófica cearense. O professor Manfredo Oliveira é atualmente professor emérito da UFC. Trouxe grandes contribuições ao conhecimento de ética e filosofia, com mais de 80 artigos, entre livros e trabalhos, importantes para a Filosofia Contemporânea.

O objetivo geral do evento é reavivar e instigar os saberes sobre os filósofos do Ceará e a formação das universidades e principais cursos até a atualidade. Os objetivos específicos são a promoção do debate sobre o lugar da Filosofia em nosso Estado, sua relação com as demais áreas do conhecimento e seu papel em nossa sociedade. O ensino de Filosofia também será abordado a partir do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica.

Mais informações e inscrições na página do evento (Link para uma nova página). O evento será on-line.

15/11/2021 - 18h00
Final: