Professor da UFCA é contemplado com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Publicado em 21/05/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h15

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) conta, desde março deste ano, com mais um pesquisador contemplado com uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq: o professor José Euclides Gomes da Silva, do curso de Engenharia Civil. A bolsa tem como objetivo fomentar a pesquisa científica brasileira, apoiando financeiramente o pesquisador para a manutenção e desenvolvimento de sua pesquisa. Pesquisadores de todo o Brasil podem concorrer, através de submissão de projeto de pesquisa ao CNPq.

A proposta de pesquisa do professor, denominada “p-branas anisotrópicas com momentum angular e violação da simetria de Lorentz”, trata de um tema bastante atual em Física de partículas e altas energias. “De forma sucinta, algumas teorias supõem que não existem somente três dimensões espaciais, mas sim que nós vivemos em uma espécie de hyper superfície mergulhada em um espaço de dimensão maior. Apesar de parecer ficção científica, nossas melhores teorias fundamentais da natureza, como a teoria de supercordas, assumem a existência de dimensões adicionais ao espaço-tempo. Meu projeto consiste em procurar efeitos mensuráveis dessas dimensões extras, principalmente em cosmologia e relatividade geral”, explica Euclides.

Ele conta que o processo de avaliação do CNPq é rigoroso, pois leva em conta não só a quantidade, mas também a qualidade da produção científica do pesquisador. “O referido projeto é o resultado de pesquisas realizadas durante meu doutorado, na UFC, e em meu pós-doutorado na Universidade de Indiana, Estados Unidos. A concessão dessa bolsa PQ é um grande reconhecimento à pesquisa que desenvolvo e um importante passo no desenvolvimento da pesquisa em Física desenvolvida na UFCA”, diz o professor.

Ele ressalta que a bolsa PQ aumenta as chances dos pesquisadores da UFCA de conseguirem captar recursos via CAPES e CNPq para seus projetos, promovendo a melhoria das pequisas desenvolvidas pelos grupos de pesquisa em Física da UFCA, como o grupo de Física Teórica e Computacional, o grupo de Paleomateriais e o grupo de Física do Instituto de Formação de Educadores (IFE), do campus Brejo Santo da UFCA.

Euclides conta que incentivos como a bolsa PQ do CNPq o fazem pensar em toda sua trajetória como pesquisador. “Lembro das minhas leituras, dos projetos de Iniciação Científica, das noites e fins de semana escrevendo artigos, dos desafios de continuar pesquisando e desenvolvendo pesquisa em nossa jovem UFCA… A ciência básica é uma atividade humana criativa de longo prazo, mas que sempre tem beneficiado a humanidade. Acredito que essa bolsa é também um reconhecimento ao esforço do pesquisador, e é fundamental não só financeiramente, mas também culturalmente; para que os pesquisadores, a sociedade e os futuros pesquisadores vejam na ciência uma ocupação valorizada, e não uma má escolha”.

Além de José Euclides, o professor Paulo Renato Alves Firmino, do curso de Engenharia Civil, também é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 2016, com pesquisa na área de Engenharia de Produção e de Transportes.