X ENAPEGS tem início no campus Juazeiro do Norte da UFCA

Publicado em 22/05/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h15

A abertura oficial do X Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS) ocorreu nesta segunda-feira, 21 de maio, no auditório Beata Maria de Araújo, no campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Esta é a segunda vez que o ENAPEGS é realizado em Juazeiro do Norte. A primeira vez foi em 2007, na ocasião do primeiro ENAPEGS.

Durante a solenidade de abertura, o Coral da UFCA, composto por 35 estudantes, servidores e membros da comunidade externa, fez uma apresentação sob a regência do professor do curso de Música, Márcio Mattos. Em seguida, a mesa de abertura deu as boas vindas aos participantes, vindos de todas as regiões do Brasil.

O professor do curso de Administração Pública da UFCA e coordenador geral do ENAPEGS 2018, Jeová Torres, abriu o evento chamando a atenção para a pertinência desse encontro, cujo tema é “Diálogo como Resistência: Gestão Social, Crises e Futuro das Democracias”, ocorrer em maio, mês marcado por importantes acontecimentos na história, como o massacre no Caldeirão de Santa Cruz do Deserto (1937), o Maio de 1968 e a reabertura da Embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém (2018). Jeová também lembrou, em sua fala, personalidades que precisam ser rememoradas nesses dias de debates, como a vereadora do Rio de Janeiro assassinada em março deste ano, Marielle Franco; Paul Singer, “economista e humanista, resistente, homem de diálogo que buscou construir uma nova ou uma outra economia”; e o beato José Lourenço, “o homem à frente do Caldeirão, que usou como primeiro ato de defesa o diálogo”. Com os exemplos históricos e atuais, Torres chamou a atenção para a resistência e a necessidade de diálogo para se enfrentar a conjuntura atual. Ele finalizou sua fala lendo uma carta da Rede de Pesquisadores em Gestão Social, escrita em 13 de maio de 2017, “Carta de Natal: dialogar e resistir”.

A representante da Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS), professora Paula Chies Schommer, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), destacou o crescimento do ENAPEGS, que chega à décima edição, com significativa produção de conhecimento em gestão social, sem perder elementos da identidade de como fazer gestão social, de forma horizontal. Ela enfatizou ainda a presença de pesquisadores de diferentes graus de experiência, revelando o encontro como um real espaço de trocas. Segundo Schommer, durante reunião da Rede em Nova Olinda, no dia 20 de maio, a RGS decidiu pela criação de uma associação, a fim de ocupar mais espaços institucionais.

O reitor da UFCA, professor Ricardo Ness, ressaltou a importância da realização do ENAPEGS pela segunda vez em Juazeiro do Norte. O primeiro ENAPEGS foi realizado quando a UFCA ainda era campus Cariri da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2007. Para Ness, é também significativo o ENAPEGS ocorrer este ano na UFCA, marcando uma maturidade nos quase 5 anos de autonomia como universidade. Além disso, Ness destacou a pertinência do tema do evento neste momento que o país atravessa.

Também compuseram a mesa de abertura o professor da UFCA e Coordenador Científico do ENAPEGS, Raniere Moreira; o secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, José Bezerra Feitosa Júnior, e a professora Ana Luísa Carvalho, diretora acadêmica da Faculdade Paraíso (FAP).

Conferência

Após a mesa de abertura, ocorreu a conferência Diálogo como Resistência: Gestão Social, Crises e Futuro das Democracias, com a participação do professor da Universidade de Washington (EUA), Steven Smith, e com Cesar Nicandro Cruz-Rubio, do Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas (GIGAPP).

Na ocasião, Steven Smith apresentou um panorama das mudanças nos serviços públicos oriundas de inovações sociais e políticas públicas e suas implicações para ONGs e democracias locais. Smith também abordou uma nova forma de pensar o setor público, o amplo interesse em inovação social, políticas participativas e fez uma avaliação de que atualmente há inúmeras iniciativas e ideias no campo da gestão social e mais participação em nível local, embora haja alguns desafios a serem suplantados.

Cesar Nicandro Cruz-Rubio, durante sua fala, apresentou alguns compromissos que os governos subnacionais estão incorporando em planos de ação do Programa Piloto da Open Government Partnership (OGP), no que diz respeito à participação cidadã, aberturas de dados e inovação. Dentre as iniciativas, ele apresentou o caso de Jalisco, no México, que é exemplo de inovação social em processos participativos para segurança pública; o caso de La Libertad, no Peru, para a gestão da água, mercado agrário e segurança pública; e ainda o caso de São Paulo, com a implantação de Conselhos Municipais Participativos. Cruz-Rubio também apresentou alguns exemplos de Inovações Participativas, como a Escuela de Participación Ciudadana de Córdoba, na Espanha, que surgiu de uma iniciativa da sociedade civil e está mudando o ecossistema de aprendizagem, e o Laboratorio de Aragón Gobierno Abierto.

Sobre o Enapegs

O X Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social segue até o dia 24 de maio, em Juazeiro do Norte, com conferências, painéis temáticos, sessões de apresentação de artigos e relatos de experiência, além do II Cine Gestão Social, com exibições e debates a partir de curtas-metragens; a Escola Livre em Gestão Social, com a realização de oficinas e minicursos; e o I Ateliê de Pós-Graduação, no qual serão discutidos os projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos do campo da Gestão Social.

Nesta terça-feira, 22 de maio, ocorre a segunda conferência do Encontro, às 18h30, com o tema Contextos das Crises Atuais e Desafios para o Futuro das Democracias, com a professora Tânia Bacelar, da Universidade de Pernambuco (UFPE), e o professor Ladislau Dowbor, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com mediação de Ives Tavares Nascimento, professor da UFCA.

Nos dias 23 e 24 de maio, as atividades da Escola Livre em Gestão Social, os painéis temáticos, as apresentações de trabalhos e relatos de experiência e do Cine Gestão Social continuam no campus Juazeiro do Norte. No dia 23 de maio, haverá também apresentações culturais e lançamentos de livros, além da conferência Experiências e Conceitos da Gestão Social na (re)construção da Democracia, com o professor Fernando Guilherme Tenório, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) e com o professor Klever Effrain Borja, da Universidade Andina Simón Bolívar (UASB/Equador), com mediação de Waléria Alencar, professora da UFCA.

O encerramento do ENAPEGS, que deve reunir pesquisadores de todo o Brasil, ocorre às 16h20, com a presentação cultural e a conferência de encerramento sobre Participação Social, Governança Pública e os Impasse da Democracia Mundial, com a professora Rosana Boullosa (UFBA/UnB) e a professora Ana Cláudia Farranha, da Universidade de Brasília (UnB), com mediação de Raniere Moreira, professor da UFCA.

Painéis temáticos, oficinas e minicursos

Quinze painéis temáticos também farão parte da programação do ENAPEGS 2018, nos turnos da manhã e da tarde. Coesão Social, Políticas Públicas, Sistemas de Proteção Social, Empreendedorismo, Participação, Cidadania, Controle e Desenvolvimento Social, Autogestão e Economia Solidária são apenas alguns dos temas que serão abordados por professores, pesquisadores e gestores sociais de todo o Brasil.

Os painéis temáticos serão realizados no campus Juazeiro do Norte da UFCA, no auditório e no miniauditório, e também no auditório da ADUFC, que fica no prédio ao lado do campus Juazeiro da UFCA.

As oficinas e minicursos também ocorrem na UFCA e na ADUFC, com duração de quatro horas. Gestão de Conflitos, Arte Pública, Desenvolvimento Territorial, Comunicação Comunitária e Cultura e Políticas Públicas serão temas de oficinas e minicursos.