PRAE informa funcionamento dos serviços de apoio ao discente

Publicado em 14/03/2022. Atualizado em 15/03/2022 às 15h59

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), através da Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento Discente (CADD) vem informar aos estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) o funcionamento dos serviços de apoio ao discente ofertados pela pró-reitoria.

Além de oportunizar a permanência do estudante na universidade mediante a concessão de auxílios financeiros (moradia, transporte, creche etc.), a PRAE também disponibiliza serviços de atenção à saúde e suporte pedagógico que priorizam o desenvolvimento integral e o bem-estar acadêmico do estudante.

Atualmente, os principais serviços de apoio ao discente ofertados pela PRAE incluem:

– Atendimento psicológico: busca promover escuta e suporte psicológico ao estudante, oferecendo os serviços de acolhimento (plantão psicológico), aconselhamento psicológico e orientação/reorientação profissional.

Para agendar, o estudante deve entrar em contato com o Serviço de Psicologia do seu campus e preencher o formulário de inscrição, disponível no link https://forms.gle/ELsP6jrg3WYE7mEEA

– Atendimento psiquiátrico: proporciona atendimento médico na área de psiquiatria com atividades relacionadas a realização de diagnósticos, prescrição médica e proposição e orientação terapêutica, com o objetivo de contribuir para a promoção do bem-estar biopsicossocial do estudante.

O agendamento com o serviço de psiquiatria ocorrerá mediante encaminhamento do Serviço de Psicologia, que será responsável por realizar a triagem.

– Atendimento pedagógico: busca auxiliar no processo de aprendizagem do estudante, facilitando a aquisição de estratégias e hábitos de estudo que podem maximizar o aproveitamento dos conteúdos acadêmicos.

Para ter acesso ao serviço, o estudante deve entrar em contato com o Serviço de Pedagogia através do e-mail pedagogia.prae@ufca.edu.br

– Encaminhamento para atendimento em saúde: viabiliza atendimento especializado em saúde junto a rede pública e serviços-escola de instituições que possuem convênio com a UFCA.

Pesquisa

A PRAE disponibilizará aos estudantes até o dia 14 de abril o formulário de necessidades de atendimento em saúde nas áreas de Biomedicina (exames de laboratório), Fisioterapia e Odontologia. O objetivo da pesquisa é formar um cadastro que deve auxiliar na organização do fluxo de encaminhamento para atendimento em saúde no ano de 2022.

Link de acesso ao formulário da pesquisa –https://forms.gle/wdm1cY6NFG9ykxQY7

Para outras informações, o estudante pode entrar em contato por e-mail com a Divisão de Atenção à Qualidade de Vida do Estudante saude.prae@ufca.edu.br