UFCA assina contrato para obras de urbanização do campus Juazeiro do Norte

Publicado em 04/06/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h15

Contrato assinado para urbanização do campus Juazeiro do Norte. Foto: Lícia Maia

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) firmou, nesta segunda-feira (04), contrato para obras de urbanização no campus Juazeiro do Norte. O conjunto de intervenções, orçado em R$ 3.976.629,31, será realizado pela Construtora Porto LTDA, vencedora da licitação. O contrato prevê a execução da guarita de acesso, lixeiras, bicicletário, ciclovias, vias pavimentadas e sinalizadas, calçadas, muro de arrimo, drenagem, instalações hidráulicas, castelo d´água, instalações de iluminação, média tensão, estacionamentos, além de área de convivência com paisagismo.

Para o Reitor pro tempore da UFCA, Ricardo Luiz Lange Ness, as intervenções darão uma nova cara para o campus: “O que antes era só uma reunião de prédios, agora vai ganhar ares de um campus, com iluminação de LED e paisagismo adequados. Futuramente, com essas ações, a UFCA terá condições físicas de ampliar a oferta de cursos. Então, é um presente de aniversário para a Universidade”, disse, fazendo alusão aos 5 anos de desmembramento da UFCA da Universidade Federal do Ceará (UFC), que ocorreu no dia 5 de junho de 2013. Ainda segundo o Reitor, as obras não devem impactar diretamente o funcionamento habitual da universidade.

Segundo o Diretor de Infraestrutura (DINFRA/UFCA), Cleirton André Silva Freitas, o campus Juazeiro, atualmente, tem 5 prédios sem energia por motivos técnicos, problema que será sanado com a execução do contrato assinado: “além da melhoria da iluminação, essas obras abrangem ainda a sinalização do campus e a fixação de piso tátil para pessoas com deficiência visual. São diversas ações que vão melhorar a convivência da comunidade acadêmica”, destaca.

A assinatura da ordem de serviço, que permite o início dos trabalhos, está prevista para o próximo dia 15. A partir daí, começa a contar o prazo de execução da obra, que é de 360 dias corridos. A vigência do contrato com a construtora Porto vai até o dia 25 de novembro de 2019.