Universidade Federal do Cariri celebra 5 anos com solenidade no campus Juazeiro do Norte

Publicado em 13/06/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h17

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) celebrou, nesta terça-feira (12), seu aniversário de 5 anos, completos desde o último dia 5. Abrindo a programação solene, a Orquestra Sinfônica da UFCA apresentou repertório eclético, com regência dividida entre os professores Marco Antônio Silva e Ricardo de Castro Monteiro, do curso de Música, e o estudante egresso Lucas Jorge, compositor de uma das peças executadas no evento. O professor Marco Silva aproveitou para destacar a participação da orquestra no Eurochestries – festival que promove a prática orquestral entre jovens de todo o mundo. O evento ocorrerá em julho, em Créon, na França.

Após a apresentação, o Reitor Pro Tempore da UFCA, Ricardo Luiz Lange Ness, destacou os 1.185 alunos formados pela instituição e celebrou o fato dos quase 3 mil estudantes virem de mais de 250 municípios – alguns fora do Ceará: “As atividades (da UFCA) transformam vidas e realidades. Fico emocionado de estar ao lado de pessoas maravilhosas que nos permitiram chegar onde chegamos”, disse.

Depois disso, o público acompanhou a apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional UFCA 2020, realizada pelo professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Sérgio Lima. Sérgio explicou como a missão da UFCA – “promover conhecimento crítico e socialmente comprometido para o desenvolvimento territorial sustentável” – tem sido traduzida em ações efetivas.

Em seguida, o ex-reitor e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, trouxe dados sobre a conjuntura brasileira e opinou sobre a função social da universidade pública: “82% dos jovens que concluem o Ensino Médio no Brasil não chegam ao Ensino Superior. Com a PEC 95, que congela os gastos públicos por 20 anos, isso deve piorar. Estamos caminhando para um colapso e a universidade pública precisa pensar soluções”, disse. Jesualdo celebrou ainda o fato de os estudantes do Cariri terem opções de ensino público de qualidade na própria região: “Eu sou filho de Juazeiro do Norte e tive que ir embora ainda jovem para Fortaleza porque aqui não tinha nenhuma perspectiva (de formação profissional). Então me orgulha voltar para cá e ver um equipamento desse porte”, afirmou.

Também se manifestaram o ex-senador Inácio Arruda (PCdoB) e a secretária de educação de Juazeiro do Norte, Maria Loureto de Lima. Inácio, que foi relator da Lei que criou a UFCA, apontou a importância da política de expansão do Ensino Superior no estado. Já Loureto destacou a parceria da UFCA com a secretaria de educação municipal. Dessa parceria resultou a primeira seleção para diretores escolares e coordenadores pedagógicos feita no interior cearense.

Ao fim do evento, os presentes posaram para fotos e, depois, partilharam o bolo de aniversário da UFCA.