UFCA renova computadores de todos os laboratórios de informática e cria novos espaços para atender aos campi Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha

Publicado em 22/08/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h18

Com o propósito de melhorar a qualidade do ensino para os estudantes, assim como acompanhar as melhorias na infraestrutura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), os laboratórios de informática foram renovados com novos computadores e foram criadas três novas unidades. Com isso, a UFCA passa agora a contar com 7 (sete) laboratórios de informática totalmente atualizados com 193 computadores mais modernos que visam suprir as necessidades específicas de cada um dos cursos dos campi Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

No campus Juazeiro do Norte, os dois laboratórios (bloco G e A) já existentes foram modernizados com novos computadores e foram criados mais dois novos (blocos C e E), aumentando a capacidade em 78 computadores, ficando o campus Juazeiro com um total de 123 novas máquinas. O laboratório do bloco G (foto) foi equipado com 22 novos iMACs, destinados especialmente à edição de imagens.

Já no campus Crato, o laboratório existente foi realocado para o novo bloco e um novo espaço foi criado com 21 computadores, dobrando a capacidade laboratorial do campus. Ambos os laboratórios foram equipados com computadores novos. Em Barbalha, o laboratório foi ampliado em mais que o dobro de sua capacidade anterior, passando a atender até 29 estudantes por vez, também renovado com novas máquinas.

Para que os espaços recebessem os novos computadores, foram realizadas a modernização das redes elétricas e a lógica das salas. Segundo a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA), para essa atualização tecnológica, que inclui a infraestrutura e a compra dos computadores, foi destinado um investimento superior a R$ 1 milhão.

Para o primeiro semestre de 2019 está prevista a construção de quatro novos laboratórios, dois no campus Brejo Santo, para atender ao curso Interdisciplinar de Ciências da Natureza, e mais dois no campus Juazeiro do Norte, para atender ao aumento da demanda gerada pela abertura dos novos cursos.