Ensino de Ciências Naturais e Matemática EaD

Atualizado em 29/06/2023 às 17h05

Carga Horária
384 horas
Tipo
A Distância
Duração
21 meses
Vagas
60
Campus
Múltiplos polos

Coordenação: Prof. PAULO GONCALO FARIAS GONCALVES

paulo.goncalo@ufca.edu.br

(88) 3221-9593

Bloco E, Sala 06

O curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (EECNM) é uma pós-graduação lato sensu, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Constituído por servidores do Instituto de Formação de Educadores (IFE), campus da UFCA em Brejo Santo-CE, a EECNM tem como enfoque atender a uma demanda crescente de profissionais da educação do interior do Ceará por formação continuada, aproveitando a experiência do corpo docente com a formação inicial de professores de Ciências Naturais, Física, Química, Biologia, Matemática e Pedagogia para a Educação Básica. Com uma carga horária de 384h, em sua primeira edição, o curso ofertará 60 vagas, em três polos de educação a distância da UFCA: Brejo Santo, Milagres e Icó

METODOLOGIAS DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA IFE0001
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Correntes epistemológicas na pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática numa perspectiva cultural. Introdução à pesquisa científica. A investigação na pesquisa educacional. Estrutura de um artigo científico. Instrumentos de pesquisa. Coleta, organização e análise de dados. Elaboração do projeto de TCC.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA IFE0002
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

O surgimento das áreas de Ensino de Ciências e Educação Matemática. Tendências investigativas do Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Interdisciplinaridade, Ludicidade, Resolução de problemas, Etnomatemática e Etnociências, Metodologias ativas, Atividades Investigativas entre outras). Análise de produtos educacionais para o ensino e aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática na Educação Básica. Definição de tendência investigativa que irá fundamentar o TCC.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA IFE0003
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Educação a Distância. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Cibercultura e Educação. Uso do Computador e do Smartphone como ferramentas pedagógicas. Redes sociais e plataformas de compartilhamento de vídeos na Educação. Desenvolvimento de atividades para a Educação Básica através de tecnologias digitais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE IFE0004
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Ciência. Origens sócio-históricas do movimento CTSA no Brasil e no mundo. Limites e possibilidades da abordagem CTSA no contexto educacional brasileiro. Estudos culturais e CTSA. Elaboração, aplicação e avaliação de materiais de Ensino com Abordagem CTSA. Importância da Educação Científica na sociedade atual.

Bibliografia
  • Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro.
  • Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio: pesquisa em educação em ciências
  • CHASSOT, A.. A ciência através dos tempos.. 1. Moderna,. 1994
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA IFE0005
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Introdução às teorias do currículo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e os currículos da Educação Básica. A Base Nacional Comum para a formação inicial de professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diferentes perspectivas e instrumentos para as avaliações diagnóstica, somativa e formativa no Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Avaliações de larga escala internacionais, nacionais e regionais (PISA, ENEM, Prova Brasil, SPAECE) e suas implicações para as Ciências Naturais e Matemática.

Bibliografia
  • Tomaz Tadeu da Silva. Documentos de Identidade: Uma Introdução as Teorias do Curriculo. 1°. Autentica. 1999
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS IFE0006
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Produtos educacionais nas áreas de Ensino de Ciências e de Educação Matemática: Definições e características. Estudo e avaliação de diferentes tipos de produtos educacionais para o ensino de Ciências Naturais e de Matemática. Planejamento do produto educacional para o TCC.

Bibliografia
  • (Alguns) desafios para os Produtos Educacionais nos Mestrados Profissionais nas áreas de Ensino e Educação
ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA IFE0007
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Participação do discente, durante o período de vínculo com a Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, em atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura regulamentadas em normas específicas do curso e/ou reconhecidas pelo Colegiado como adequadas e de mérito para a obtenção de créditos.

Bibliografia
  • LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade.. Metodologia científica. . Atlas. 2019
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IFE0008
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Orientação e acompanhamento da produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Elementos pré-textuais do TCC. Elementos textuais do TCC (introdução, objetivos, referencial teórico, metodologia, resultados e considerações finais). Elementos pós-textuais (referências, apêndices e anexos). Apresentação do TCC.

Bibliografia
  • SEVERINO, Antônio Joaquim.. Metodologia do Trabalho Científico.. . Cortez. 2022

Último Processo Seletivo

23/06/2023 às 00:00 - 02/02/2024 às 23:59

Nenhum processo seletivo em vigência.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Cead.