Educação Bilíngue de Surdos EaD

Atualizado em 29/06/2023 às 23h07

Carga Horária
384 horas
Tipo
A Distância
Duração
17 meses
Vagas
100
Campus
Múltiplos polos

Coordenação: Prof. LUCAS ROMARIO DA SILVA

lucas.romario@ufca.edu.br

(88) 3221-9521

Bloco E, Sala 06

O curso de Especialização em Educação Bilíngue de Surdos é uma pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Cariri, na modalidade a distância (EaD). Com a intenção de ser uma formação continuada para professores(as), objetiva desconstruir concepções engessadas acerca dos(as) alunos(as) surdos(as) e construir novos discursos, tornando a cultura surda, a língua de sinais e o currículo para as diferenças pilares de práticas pedagógicas inclusivas. Segundo o Projeto Político Pedagógico (PPC), estão previstas inicialmente 100 vagas por ano, distribuídas em cinco polos: Juazeiro do Norte (20), Brejo Santo (20), Icó (20), Nova Olinda (20) e Milagres (20). A carga horária total da pós-graduação é de 384 horas.

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA IIS0052
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. Organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processo de tutoria e avaliação. Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EaD. Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVA): estratégias de interação. Metodologias Digitais. Acessibilidade no Ambiente Virtual e Digital.

Bibliografia
  • MACHADO, Dinamara Pereira; MORAES, Márcio Gilberto de Souza.. MAEducação a Distância: fundamentos, tecnologias, estrutura e processo de ensino aprendizagem.. . São Paulo: Saraiva,. 2015
  • SIEBRA, Sandra de Albuquerque; MACHIAVELLI, Josiane Lemos. SIntrodução à educação a distância e ao ambiente virtual de aprendizagem.. . Recife: Ed. Universitária da UFPE,. 2015
  • CORRÊA, Denise Mesquita.. Introdução à educação a distância e AVEA.. 2ª ed. Florianópolis, IFSC. 2014
  • MORAN, José Manuel; VALENTE, José Armando. Educação a distância: pontos e contrapontos.. . São Paulo: Summus,. 2011
  • HACK, Josias Ricardo.. Introdução à educação a distância.. . Florianópolis: LLV/CCE/UFSC. 2011
  • VIDAL, Eloísa Maia; MAIA, José Everardo Bessa.. Introdução à educação a distância.. . Fortaleza: RDS,. 2010
  • LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos.. Educação a Distância: o estado da arte.. . São Paulo: Pearson Education Brasil,. 2009
  • FOGGETTI, Fernanda; Acessibilidade digital: o que é, importância e quais os tipos? 2022.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IIS0053
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Produção científica na universidade. Orientação para a produção e interpretação de textos acadêmicos em Português e em Libras. Noções sobre métodos e conhecimento. Normas da ABNT: regras de formatação para trabalhos acadêmicos. Orientações para formatação de trabalhos acadêmicos em português e em Libras (gravados em formato de vídeo).

Bibliografia
  • FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. 12. Cortez. 2010
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: LÍNGUA E CULTURA IIS0054
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Expressão visual e espacial para comunicação através da Língua Brasileira de Sinais. Introdução ao léxico, fonologia, morfologia e sintaxe da Língua Brasileira de Sinais

Bibliografia
  • QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
  • QUADROS, Ronice Müller de. Libras. São Paulo: Parábola, 2020. 192f.
  • PAGY, Fabiane Elias. MORFOSSINTAXE EM LIBRAS: categorias de nomes e verbos, predicados e sua relação com a omnipredicatividade. 2021. 282 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ppgl, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Unb, Brasília, 2021. Disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/bitstream/10482/44384/1/2021_FabianeEliasPagy.pdf. Acesso em: 02 fev. 2024.
  • SILVA, L. Expressões manuais e não manuais da Libras sob o olhar de pesquisadores da UFPR. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 1?7, 2020. DOI: 10.25189/rabralin.v19i2.1629. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1629. Acesso em: 03 fev. 2024.
EDUCAÇÃO BILÍNGUE E BICULTURAL IIS0055
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Conceitos de bilinguismo, biculturalismo e educação bilíngue. Aspectos psicolinguísticos e neurolinguísticos no ser bilíngue. Educação bilíngue para surdos no Brasil: estrutura, legislação, currículo e práticas pedagógicas. A língua de sinais e a língua portuguesa na escolarização de surdos.

Bibliografia
  • FERNANDES, E. Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2010.
  • LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. Leitura e escrita no contexto da diversidade. 2ª Ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.
  • FERNANDES, E. Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2010. LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. Leitura e escQUADROS, R. M. . Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • BRASIL. Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue ? Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Brasília, DF, MEC/SECADI, 2014.CEARÁ. Secretaria de Educação. Experiências exitosas em educação bilíngue para surdos. CARDINS, G. N. G.; NASCIMEMTO, J. B. M. (Orgs.). Fortaleza: SEDUC, 2011.
  • DORZIAT, A. Bilinguismo e surdez: para além de uma visão linguística e metodológica. In: SKLIAR, C. Atualidades da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Mediação, v. 1, 1999. p. 27-40.
  • Tostes, R. S., & de Lacerda, C. B. F. (2020). Surdo bilíngue: para além de um sujeito usuário de duas línguas. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 541?553. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p541-553
ESTUDOS SURDOS EM EDUCAÇÃO IIS0056
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Bases teórico-epistemológicas dos Estudos Surdos. Estudos Surdos na interface com os Estudos Culturais. Conceitos de cultura, identidade, diferença, alteridade, subjetividade, hibridismo, relações de poder, interseccionalidades. Cultura e identidades surdas: fatores teóricos. Artefatos culturais surdos. Identificações e locais das identidades: família, escola, associação, etc.

Bibliografia
  • Estudos culturais e estudos surdos: aproximações conceituais.
  • Memórias, histórias e narrativas da liderança surda na luta pela cidadania: da semente plantada à árvore crescida.
  • Como é ser surdo? Visurdo
  • (Somos diferentes de você)
  • Pequeno manual da cultura surda
  • As imagens do outro sobre a cultura surda
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS IIS0057
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

História das pessoas surdas: aspectos clínico, socioantropológico e educacional. O impacto do Congresso de Milão na educação de surdos. Mitos em relação às pessoas surdas e às línguas de sinais. Abordagens educacionais na educação de surdos: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo.

Bibliografia
  • congresso
INTRODUÇÃO À ESCRITA DE SINAIS IIS0058
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Aspectos históricos e culturais da escrita. Exploração e uso do sistema de escrita de língua de sinais: uso de softwares de SW. Compreensão dos códigos próprios da escrita de sinais. O alfabetismo na escrita da língua de sinais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
POLÍTICAS BILÍNGUES DE SURDOS IIS0059
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Conceitos de política linguística. Políticas Linguísticas e Subjetividades. Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas. Concepção de Política Linguística para a Educação Bilíngue de Surdos.

Bibliografia
  • BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. São Paulo, Parábola Editorial, 56ª Ed. 2015.
  • BRASIL. Lei n.º 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos.
  • BRASIL. Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue ? Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Brasília, DF, MEC/SECADI, 2014.
  • GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009
  • GOYOS, A. C. S. FERNANDES, S.; JESUS, J. D. Interfaces entre políticas linguísticas e políticas educacionais: reflexões sobre a educação bilíngue para surdos. Educação Unisinos (Online), v. 24, p. 1-18, 2020.
  • LIMA-SALLES, Heloisa Maria Moreira (Org). Bilinguismo dos surdos: questões linguísticas e educacionais. Goiania: Cânone Editorial, 2007.
  • LODI, Ana Claudia Balieiro. Plurilingüismo e surdez: uma leitura bakhtiniana da história da educação dos surdos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 409-424, set./dez. 2005.
  • QUADROS, Ronice Müller de; PATERNO, Uéslei. Políticas linguísticas: o impacto do Decreto 5.626 para os surdos brasileiros. Espaço (INES), v. 1, p. 19-25, 2007.
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM IIS0060
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Teorias de aquisição da linguagem. Estágios de desenvolvimento linguístico da criança surda. Cognição e linguagem. Universalidade e uniformidade na aquisição da linguagem. O papel da experiência na aquisição. Aquisição da linguagem em língua de sinais comparada às línguas orais. Estudo da aquisição da língua de sinais em diferentes contextos de aquisição: a língua de sinais como língua materna, a língua de sinais como primeira língua e a língua de sinais como segunda língua.

Bibliografia
  • FINGER, I.; QUADROS, R. M. (Orgs.).. Teorias de Aquisição da Linguagem. 3. UFSC. 2017
  • GROLLA, E.; SILVA, M. C. F.. Para conhecer a aquisição da linguagem.. 1. Contexto. 2014
  • QUADROS, R. M.. Educação de surdos: a aquisição da linguagem.. 1. Artmed. 1997
LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS IIS0061
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Introdução aos estudos léxico-gramaticais da língua portuguesa na perspectiva de segunda língua. Estudo das principais teorias de aquisição de segunda língua e suas implicações para o professor de Libras.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CURRÍCULO, DIDÁTICA E PEDAGOGIA SURDA IIS0062
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Currículo e educação de surdos. Pedagogia surda como pressuposto didático-pedagógico. Pedagogia visual. Pedagogia Bilíngue. Trabalho pedagógico surdo. O papel do professor surdo no processo de aquisição de linguagem da criança surda e nos processos didáticos. Língua de sinais, identidade e cultura surdas.

Bibliografia
  • ROMÁRIO, L.. Pedagogia surda: cultura, diferença e construção de identidades. 1. Curitiba: CRV. 2018
  • QUADROS, R. M.; PERLIN, G. (Orgs.). Estudos Surdos II. 1. Rio de Janeiro: Arara Azul. 2007
  • MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: questões atuais. 1. Campinas: Papirus. 1997
PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIS0063
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Criação e desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em português e em Libras. Normas e orientações.

Bibliografia
  • BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
  • COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007.
  • DENZIN; N. K.; LINCOLN, Y. S. (Orgs.). Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.
  • CARVALHO, M. C. M. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 18ª Ed. Campinas: Papirus, 2007.
  • COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007.
  • FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Último Processo Seletivo

23/06/2023 às 00:00 - 29/11/2023 às 23:59

Nenhum processo seletivo em vigência.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Cead.