UFCA certifica colaboradores do Hospital São Vicente por conclusão de curso de Libras para atendimento ao público

Publicado em 04/05/2023. Atualizado em 04/05/2023 às 16h27

Colaboradores do Hospital São Vicente de Paulo são certificados pela conclusão do "Curso de Libras para atendimento ao público", em maio de 2023. Curso foi ministrado por George Macedo (de cinza) e por David Araújo (de azul, à direita de George). Foto: Proex/UFCA

Promovido pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) para colaboradores do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, o “Curso de Libras para atendimento ao público” certificou 50 pessoas em cerimônia realizada na última terça-feira, 2 de maio de 2023. A certificação integrou a programação de aniversário dos 53 anos da unidade de saúde.

Na ocasião, estiveram presentes representantes do hospital e também da Universidade, como a pró-reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin, e o gerente da Divisão de Serviços Acessíveis da Secretaria de Acessibilidade (Seace/UFCA), David Araújo.

O curso, proposto por David, foi formalizado como um projeto de Extensão da UFCA, executado por meio de uma articulação entre a Seace/UFCA e o Hospital São Vicente. O objetivo principal foi, a partir da apresentação de métodos de comunicação com pacientes surdos, viabilizar atendimento adequado para pessoas surdas que procurem o hospital, com equidade em relação ao atendimento de pessoas ouvintes.

No Brasil, as pessoas surdas geralmente têm o português (a principal língua falada no país) como segundo idioma, o que provoca uma série de dificuldades em atividades simples – como ir ao banco, a um restaurante ou procurar atendimento médico. Isso porque a primeira língua das pessoas surdas, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), não é dominada pela maior parte da população do país, o que atrapalha a oferta de atendimentos adequados a esse público, em diversas áreas.

Assim, colaboradores do Hospital São Vicente foram capacitados em questões básicas da Libras, como: alfabeto manual, cumprimentos, numeral, dias da semana, nomes de doenças e de medicamentos, partes do corpo humano e setores do próprio hospital.

Ministrado por David Araújo e também pelo estudante do Curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFCA, George Macêdo, o curso teve duração de 30h e foi oferecido para duas turmas no hospital: a primeira, com 32 alunos, em agosto do ano passado, e a segunda, em outubro, com 18 alunos.

Secretaria de Acessibilidade
acessibilidade.reitoria@ufca.edu.br