UFCA realiza Primeiro Curso de Formação de Brigadistas

Publicado em 26/04/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h02

Imagem do curso de brigadista
Foto: Dcom/UFCA

Promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Cariri (Progep/UFCA), o Primeiro Curso de Formação de Brigadistas da Universidade Federal do Cariri (UFCA) teve sua primeira aula teórica na última terça-feira, 23 de abril, e, nesta quinta-feira, 25, ocorreu a primeira aula prática, ambas ministradas pelo corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

O curso visa a cumprir exigências legais, capacitando de quinze a vinte por cento dos servidores da instituição. Todo o curso será ministrado no Auditório Beata Maria Araújo no período da manhã, no campus Juazeiro do Norte da UFCA, e aboradará os temas primeiros socorros e identificação e combate a princípios de incêndio.

O Soldado Beltrão, um dos bombeiros convidados para conduzir as aulas da formação, afirmou que o conhecimento sobre o atendimento pré-hospitalar pode ser decisivo para salvar a vida da vítima. “Em uma ocorrência como uma parada cardiorrespiratória, por exemplo, é de fundamental importância que uma pessoa inicie o atendimento o quanto antes, até a chegada do socorro, para que quando o pessoal capacitado chegue, possa assumir e dar continuidade. Vimos aqui no curso que os órgãos nobres como cérebro, coração e pulmão começam a entrar em falência a partir de cinco minutos sem oxigenação, e eu tenho quase certeza que o socorro não chegaria em menos de cinco minutos com o trânsito da nossa cidade”. Beltrão também parabenizou a UFCA pela preocupação em formar a brigada. “Bom seria se todas as instituições tivessem essa iniciativa. Acredito que quem está aqui já tem uma tendência a se preocupar com o próximo, e isso é muito importante. Nós do Corpo de Bombeiros estamos sempre a disposição para auxiliar nessas ações, estimulando e dando força para essas iniciativas acontecerem cada vez mais”, disse.

Uma das servidoras da UFCA que está participando do curso, Lívia Duarte, diz que os conhecimentos dos cuidados pré-hospitalares são essenciais para o desempenho de suas atividades. “Sou Coordenadora de Esporte e Cultura do Movimento na Pró-reitoria de Cultura (Procult/UFCA) e na maioria das atividades que eu desenvolvo, que são atividades desportivas, ou atividades físicas em geral, existem casos em que podem haver acidentes. O conhecimento do curso como um todo pode ser fundamental num primeiro atendimento que vamos fazer a um membro da comunidade que sofra um acidente participando de uma atividade” afirma.

Um dos organizadores da atividade, o médico Miguel Marx, chefe do Núcleo de Perícias e Segurança do Trabalho na Progep/UFCA, explica que o curso é dividido em duas frentes: a primeira de atendimento pré-hospitalar, também conhecido como primeiros socorros – que teve um módulo teórico dia 23 de abril, e um prático, dia 25 de abril – e a segunda frente será sobre prevenção e combate a incêndios – com um módulo teórico dia 30 de abril, e um prático, fechando o curso, no dia 02 de maio. “Estamos trazendo o Primeiro Curso de Formação de Brigadistas para os nossos servidores porque, além de ser uma exigência legal, a UFCA precisa ter esse corpo formado. Os conhecimentos transmitidos aqui são extremamente úteis para todos os ambientes organizacionais, e acredito que serão empregados nos mais diversos ambientes, até mesmo fora dos muros da universidade. Os servidores terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos em casa, num outro trabalho, enfim, serão multiplicadores de boas práticas de segurança. Pretendemos fazer disso uma prática continuada, queremos continuar recrutando e capacitando os servidores, para que esses conhecimentos não se apaguem, fiquem sempre vivos”, disse ele.

Primeiro Curso de Formação de Brigadistas da UFCA

Datas: 23, 25 e 30 de abril e 02 de maio de 2019.

Horário: Das 08:00 às 12:00 h

Local: Auditório Beata Maria de Araújo