Conheça os cursos de Graduação da UFCA: Licenciatura em Matemática
Publicado em 23/08/2023. Atualizado em 23/08/2023 às 17h41
Vagas: 14 vagas anuais
Semestres: 8 semestres
Modalidade: licenciatura
Campus: Brejo Santo
Período: integral (tarde/noite)
A Matemática é uma das primeiras ciências com que temos contato. Afinal de contas, aprendemos a contar ao mesmo tempo em que aprendemos a falar. A Física, a Química e a Biologia são apenas alguns exemplos de áreas em que a Matemática se faz presente e necessária.
No Brasil, a graduação em Matemática dura, em média, quatro anos e habilita o/a profissional a se inserir no mercado de trabalho. Uma graduação em Matemática tem duas possíveis modalidades: a licenciatura e o bacharelado.
Um dos mais importantes trabalhos de um/a matemático/a é formar outros/as matemáticos/as. Essa tarefa só poderá ser realizada por um/a licenciado/a em Matemática, que pode trabalhar não apenas como professor/a, mas também como pesquisador/a.
Existem diversas instituições de ensino superior públicas e privadas no Brasil que oferecem graduação em Matemática. Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), o curso, na modalidade licenciatura, é oferecido desde 2014, no Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), localizado no município de Brejo Santo.
O IFE/UFCA, uma das chamadas “unidades acadêmicas da UFCA”, também oferta outras cinco licenciaturas: em Física, em Biologia, em Química, em Pedagogia e a Interdisciplinar em Ciências Naturais.
Projetos
No curso de Matemática do IFE/UFCA, além das aulas regulares, existem projetos vinculados aos docentes para que os/as estudantes possam colocar em prática as habilidades aprendidas ao longo da graduação.
De acordo com o professor e coordenador da Licenciatura em Matemática da UFCA, Rochelande Rodrigues, o curso possui diversas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, sendo uma grande parte delas ligadas ao Laboratório de Educação Matemática e Tecnológica (Labmatec), coordenado por ele. O Labmatec reúne grupos de pesquisa e de estudo, atividades de monitoria acadêmica, atividades de ensino com estudantes e também funciona como um Laboratório de Informática.
Existe ainda um trabalho para conceber a ideia de, por meio dos laboratórios, unir a licenciatura em Matemática aos cursos de Física, de Biologia e de Química, promovendo assim um ensino interdisciplinar.
O curso de Matemática também se beneficia das parcerias que o IFE/UFCA possui com instituições da Educação Básica – entre escolas municipais e estaduais. O professor Rodrigo Lacerda, docente no curso de Matemática desde 2014, exemplifica as atividades realizadas pelo IFE/UFCA voltadas para a Educação Básica no município de Brejo Santo: “São desenvolvidos, entre outros, projetos na área de tecnologia, como projetos de estudos acerca de Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática; de Avaliação de Políticas Públicas; de Letramento Estatístico na Educação Básica; e de Ensino de História da Matemática”, disse.
Estrutura curricular
Como está registrado no seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), documento que norteia cursos de graduação, a Licenciatura em Matemática é ofertada presencialmente, no período integral (tarde e noite), com duração regular de quatro anos (oito semestres letivos). A carga horária total é de 3.264h, divididas em:
- 3.008 horas obrigatórias;
- 256 de carga optativa mínima;
- 400 horas de estágio curricular;
- 400 horas de prática como componente curricular (PCC);
- 64 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
- 64 horas de atividades complementares;
- 400 horas de Extensão.
Dentro das 3.264h totais do curso, os componentes curriculares estão separados em três grupos: “Conhecimentos Científicos, Educacionais e Pedagógicos”; “Conhecimentos Específicos” e “Prática Pedagógica”.
O primeiro grupo é composto por disciplinas sobre conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos. Alguns exemplos são: Princípios de Matemática, Introdução à Física, Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Ciências e Matemática, Didática das Ciências Naturais e Matemática, Estrutura Política e Gestão Educacional e Psicologia da Aprendizagem.
O segundo grupo é formado por disciplinas com conhecimentos específicos da Matemática, entre as quais estão Cálculo (1, 2, 3 e 4), Matemática (1, 2, 3 e 4), Álgebra Linear, Teoria dos Números e Geometria Analítica Vetorial.
Dentro do último grupo, de Práticas Pedagógicas, estão os estágios supervisionados, sendo subdivididos nos números 1, 2 e 3. O Estágio Supervisionado 1 enfatiza a vivência no campo da Educação Básica por meio de diversos ambientes de aprendizado. Já nos Estágios Supervisionados 2 e 3, os/as estudantes terão seus primeiros contatos com a prática docente por meio de regências.
A fase de regências é a última etapa dos Estágios Supervisionados. É a fase na qual os estudantes ministram aulas enquanto são avaliados pelos supervisores do estágio.
Criação do curso
O curso de Licenciatura em Matemática existe desde o início do Instituto de Formação de Educadores, mas não era oferecido pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Antes, apenas discentes da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (cujo acesso sempre foi via Sisu) poderiam, se quisessem, optar por cursar também uma das seguintes graduações: Matemática, Física, Química ou Biologia. Esses discentes poderiam, assim, conquistarem um segundo diploma, além da Licenciatura Interdisciplinar. A partir de 2022, todos esses cursos passaram a ser oferecidos diretamente pelo Sisu.
O professor Rodrigo Lacerda explica que a separação dos cursos ocorreu para facilitar a entrada de estudantes que desejassem ingressar diretamente nas licenciaturas específicas: “O estudante que está no ensino médio, que pretende ingressar, acessar a universidade, já vai ter a opção de entrar no curso separado e ver o turno do curso. […] A gente vai ter a oportunidade de desenvolver projetos mais específicos, seja de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura com a comunidade universitária”, explicou.
Perfil do estudante
O perfil do/a estudante que geralmente deseja ingressar como acadêmico/a de um curso superior de Matemática é aquele que tem curiosidade de conhecer melhor essa área complexa, que é base para a construção do conhecimento científico de outras áreas. Para quem seguirá o caminho da licenciatura, também é importante ter o desejo e o interesse pela docência.
A estudante Ana Cecília Figueirêdo, que está perto de finalizar o curso, conta que gostava da área de exatas desde o Ensino Médio, principalmente Matemática, e tinha proximidade com a docência. “Tinha afeição pela docência, pois sempre costumava ensinar o que aprendia aos meus colegas. Por isso decidi entrar no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática na UFCA, mas já com o intuito de cursar o segundo ciclo em Matemática”.
Ana Cecília conta ainda que a jornada na faculdade foi enriquecedora e muito gratificante. Ela teve reflexões e compreensões de novas possibilidades na área da Matemática devido, principalmente, às disciplinas que envolviam didática no ensino e também à participação em eventos e grupos de pesquisa.
Maria Rosângela dos Santos, também cursando os períodos finais da graduação em Matemática, falou das oportunidades que teve ao longo da sua graduação. Dentre suas experiências, Rosângela foi bolsista no Programa de Residência Pedagógica (PRP), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Ensino Superior (Capes); bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
Para Rosângela, as vivências na UFCA proporcionaram grandes aprendizados. “No decorrer da minha jornada acadêmica, tive a oportunidade de vivenciar momentos de grandes aprendizados para me aperfeiçoar como futura docente. […] Ser graduanda em Matemática pela UFCA me dá o privilégio de estar preparada para o contexto escolar, pois a universidade dá várias oportunidades para o futuro professor desenvolver suas práticas pedagógicas no contexto educacional.”
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para formados em Matemática está em constante expansão, principalmente devido às reformulações do Ensino Médio e a uma necessidade cada vez maior de compreensão lógica para as mais diversas áreas do conhecimento.
O professor Rochelande também falou sobre a necessidade de um número maior de professores de Matemática em Brejo Santo. “A região de Brejo Santo é uma região carente de professores de Matemática, portanto, atualmente, todos os egressos que escolheram atuar na área de ensino estão empregados”, afirmou.
Para a estudante Ana Cecília, a ampliação da quantidade de escolas de tempo integral, implementadas pelo Governo do Estado do Ceará, também contribuiu para a expansão do mercado de trabalho. “Atualmente, já estou trabalhando na área, sou professora da rede pública de ensino, mas já ensinei também em escolas particulares anteriormente. Percebo que há uma demanda maior por professores de Matemática, principalmente agora com a ampliação das escolas para o tempo integral”, conta Ana Cecília.
O professor Rochelande Rodrigues reforça a possibilidade de egressos/as partirem para o caminho de mestrado e doutorado na área de Matemática e Ensino da Matemática, podendo se tornarem professores/as e pesquisadores/as do Ensino Superior.
Serviço
Curso de Matemática
matematica.ife@ufca.edu.br