Comitê de Enfrentamento ao Aedes Aegypti

Publicado em 26/03/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 16h56

Imagem do Aedes Aegypti
Foto: Divulgação – Ministério da Saúde

Em cumprimento a uma determinação do Ministério do Planejamento, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) criou um Comitê de Enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti – que transmite a Degue, a Chikungunya e o Zika Vírus. Conforme o Decreto Nº 8.662, de 1º de fevereiro de 2016, todos os órgãos públicos federais do país devem implementar medidas rotineiras de prevenção e de eliminação de focos do mosquito. Na UFCA, o comitê deverá realizar atividades internas e externas para combater a proliferação do inseto.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de casos prováveis de Dengue no Ceará cresceu 41,1% no início de 2019, na comparação com os primeiros meses de 2018. Até o dia 2 de fevereiro, o estado notificou 505 casos da doença. No mesmo período de 2018, foram registrados 358 casos de dengue. O Ceará não registrou óbitos em decorrência da doença neste ano.

 Em janeiro passado, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA) solicitou aos setores da UFCA que indicassem dois nomes (titular e suplente) para compor o Comitê de Enfrentamento ao Aedes Aegypti. A Portaria que oficializou a criação do comitê foi publicada em 8 de fevereiro deste ano, com 39 nomes indicados.

Esse grupo terá como missão disseminar informações e práticas educativas capazes de sensibilizar a comunidade acadêmica – e também a comunidade externa – quanto aos riscos de doenças provocadas pelo mosquito. A Dengue provoca náuseas, vômitos, manchas e/ou irritação na pele, dor muscular, dor nas articulações, dor de cabeça e dor ao redor dos olhos. A Chikungunya, por sua vez, costuma provocar febre, dor nas articulações com início agudo, fadiga, inchaço nos gânglios e náusea. Já a Zika causa irritação na pele com pequenas erupções, coceira, febre, aumento do fluxo sanguíneo nos olhos (sem secreção) e dor e/ou inchaço nas articulações.

Serviço

 Pró-Reitoria de Extensão

Sala 202, Bloco I – campus Juazeiro do Norte

(88) 3221.9286

proex@ufca.edu.br

Sala 202, Bloco I – campus Juazeiro do Norte

(88) 3221.9286proex@ufca.edu.br

roex@ufca.edu.br