Feira Cariri Criativo celebra nove anos de existência. Edição comemorativa ocorre nos dias 17 e 18 de novembro

Publicado em 14/11/2023. Atualizado em 06/12/2023 às 14h52

Edição da Cariri Criativo realizada em 2017. Foto: Fernanda Simplício - Dcom/UFCA

A Feira Cariri Criativo Itinerante, projeto vinculado à Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA), vai realizar, nos dias 17 e 18  de novembro de 2023, mais uma edição da feira, no Centro Cultural do Araripe (Largo da RFFSA), na cidade do Crato.

Esta edição da feira será marcada pelo aniversário de nove anos da parceria entre a Procult/UFCA, os artistas, os empreendedores e as comunidades locais que resultou na criação do projeto.

A Cariri Criativo promove, desde 2014, hábitos da economia solidária na economia da região do Cariri cearense, alinhando-se também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). Em relação às populações menos favorecidas, a economia solidária é uma das alternativas para geração de trabalho e renda, incentivando a inclusão social por meio dos aspectos culturais e criativos de seus praticantes.

Atualmente, a Cariri Criativo apresenta um quadro de 186 empreendedores cadastrados. De acordo com a Associação dos Empreendedores Criativos do Cariri, responsável pela organização e execução das feiras, o número de cadastrados reforça a diversidade setorial das atividades realizadas durante os encontros.

Atual coordenador da feira e técnico-administrativo na UFCA, Paulo Freitas explica que, ao incentivar a economia criativa na região, a Cariri Criativo possibilita acesso à cultura de qualidade: “O fomento da UFCA a projetos de cultura, como a feira Cariri Criativo Itinerante, é muito importante, pois possibilita, à comunidade universitária e às pessoas da região do Cariri, o acesso à cultura de qualidade e, ao mesmo tempo, movimenta toda uma cadeia econômica de pequenos produtores que, associados e com o apoio do poder público, conseguem manter uma renda relativamente estável”, destacou.

Programação de aniversário

A banda “Pó de Serra” se apresentará na feira no dia 17 de novembro, a partir das 18h. O grupo é formado por palhaços de rua que mesclam, em forma de brincadeira, clássicos do forró brasileiro com números circenses. No segundo dia, 18 de novembro, a partir das 18h, haverá discotecagem com o dj Claudio Reis.

Além das apresentações culturais, a feira terá exposição de artesanato, gastronomia regional e exposições de moda. A entrada é gratuita.

A realização da feira tem o apoio da Prefeitura Municipal do Crato e o patrocínio do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio).

Quando: 17 e 18 de novembro de 2023
Onde: Centro Cultural do Araripe (Largo da RFFSA) – Crato