UFCA participa nesta quinta-feira (6) de inauguração de novo polo EaD, em Várzea Alegre. Universidade vai ofertar 4 cursos de graduação e 2 especializações na cidade

Publicado em 05/06/2024. Atualizado em 05/06/2024 às 21h05

Divulgação: UAB/Capes

O reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Silvério Freitas, participa nesta quinta-feira, dia 6 de junho de 2024, da inauguração do novo polo de apoio para cursos na modalidade Educação a Distância (EaD), em Várzea Alegre-CE. O município fica a 95km da sede da UFCA, em Juazeiro do Norte.

Além do reitor, representam a UFCA no evento o diretor do Centro de Educação a Distância (Cead/UFCA), Nilo Batista, o chefe de gabinete da Reitoria, Leandro Macedo, e o assessor especial da Reitoria, Gerson Bezerra.

O polo de Várzea Alegre funcionará na Escola Dr. Dario Batista Moreno (R. Neném Marinheiro, SN. Bairro Riachinho). O espaço também vai receber cursos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Cursos da UFCA em Várzea Alegre

Ao todo, a UFCA vai ofertar seis cursos na cidade: quatro graduações e duas especializações.

Na graduação, serão ofertados uma licenciatura em Matemática e três cursos tecnólogos (de menor carga horária): em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Produção Multimídia e em Processos Gerenciais. Todos são cursos superiores, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), que fazem jus ao mesmo diploma de um curso presencial: “Segundo a legislação educacional, na emissão de diploma, não deverá constar a modalidade de educação, tendo em vista que a modalidade não importa, mas sim a carga horaria de estudos realizada”, explica o diretor do Cead/UFCA, professor Nilo.

Na pós-graduação, serão duas especializações: em “Gestão Escolar e Assessoria Pedagógica” e em “Especialização em Ciências Naturais e Matemática”. Esses cursos requerem uma graduação concluída previamente.

“Esses cursos já foram aprovados pelo orçamento da Capes. Parte deles terá início no período letivo 2025.1 e outra parte, em 2025.2, a depender do tempo para o processo seletivo de ingressante”, disse Nilo.

A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é a instituição que gerencia a chamada Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UAB consiste em um sistema, integrado por universidades públicas, que oferece cursos de nível superior, por meio da educação a distância, para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária.

Credenciamento da Capes

Ainda conforme Nilo, a UFCA foi uma das instituições de ensino superior cearenses credenciadas pela UAB para a oferta de cursos a distância no estado. Segundo ele, todas as instituições credenciadas compartilham dos mesmos espaços físicos para a execução das atividades de seus cursos EaD. Esses espaços são os polos vinculados à UAB/Capes.

“Somente as universidades credenciadas pela Capes podem ofertar cursos nesses polos. O governo do estado do Ceará, desde 2023, vem estimulando a criação de novos polos. A meta é que cada município estabeleça parceria com a Capes para sediar um Polo UAB, para que os estudantes dessas cidades não necessitem se deslocar para polos distantes de suas residências, o que, muitas vezes, torna inviável continuar o curso”, relata o professor da UFCA.

As tratativas entre a prefeitura de Várzea Alegre e a UFCA para a implantação de cursos EaD no município começaram no início de 2023. De acordo com Nilo, houve várias reuniões com gestores da área de Educação na cidade para viabilizar o credenciamento do polo de Várzea Alegre junto à Capes: “As Universidades públicas vêm exercendo um papel importante nessa meta do governo do estado, no sentido de apadrinhar, estimular, orientar e acompanhar no ato de criação dos Polos”, disse.

Inauguração Polo EaD em Várzea Alegre
Dia 6 de junho de 2024, às 10h.
Local: Escola Dr. Dario Batista Moreno, R. Neném Marinheiro, SN. Bairro Riachinho. Várzea Alegre-CE