Estudantes da UFCA participam de formação on-line em Sensoriamento Inteligente. Curso é promovido por Centro de Competência de Pesquisa e Inovação na UFCG

Publicado em 20/06/2024. Atualizado em 20/06/2024 às 17h27

Cerca de 60 estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) estão participando do curso on-line “Fundamentos das Plataformas de Sensoriamento Inteligente”.

A formação, que teve início no último dia 10 de junho de 2024, está sendo oferecida gratuitamente a partir do Virtus-CC: um Centro de Competência estabelecido pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A iniciativa está sendo realizada em 21 Instituições de Ensino Superior (IES), abrangendo oito estados das regiões Norte e Nordeste, utilizando recursos síncronos e assíncronos.

Da UFCA, puderam se inscrever discentes e egressos/as dos cursos de Ciência da Computação, de Matemática Computacional, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de Engenharia Civil e de Engenharia de Materiais. A seleção foi feita diretamente pelo Virtus-CC.

Curso

Conforme o professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Dorgival Netto, o curso está oportunizando aos participantes o contato com tecnologias emergentes: “Os participantes compreenderão os fundamentos das plataformas de sensoriamento inteligente e explorarão aplicações em diversos setores, estimulando inovação e criatividade”, explica o professor, que acompanhará os discentes da UFCA durante o curso (previsto para até 31 de julho de 2024).

O conteúdo da formação aborda, em cinco módulos, o uso de sensores e atuadores avançados, além de tecnologias de processamento e conectividade, possibilitando a aquisição, análise e interpretação de dados de maneira inteligente, segura e eficiente.

• Módulo 1 – Introdução a Hardware Inteligente para Indústria
  • Módulo 2 – Componentes Físicos de Hardware Inteligente para Indústria
  • Módulo 3 – Componentes de Conectividade Hardware Inteligente para Indústria
  • Módulo 4 – Infraestrutura de Aplicações de Hardware Inteligente para Indústria
  • Módulo 5 – Segurança da Informação e das Comunicações de Hardware Inteligente para Indústria

Em tempo: a chamada Internet das Coisas (IoT) é a conexão entre objetos físicos e dispositivos digitais, o que permite a comunicação entre eles e deles com a internet. Isso faz com que as ações desses dispositivos sejam integradas e, assim, tenham sua efetividade potencializada. Já os “atuadores” são dispositivos que podem realizar ações com base em dados coletados por sensores.

Conforme professor Dorgival, no contexto do curso, as chamadas “tecnologias emergentes” são “plataformas de sensoriamento inteligente na indústria, com aplicações de sensores no contexto de IoT”.

Futuras Formações

No fim do curso, os/as estudantes aprovados/as estarão habilitados para futuras formações relacionadas. De acordo com professor Dorgival, um dos objetivos do Virtus-CC é atuar na formação e capacitação de estudantes, docentes e pesquisadores, disseminando e descentralizando o conhecimento na área de Plataformas de Sensoriamento Inteligente para Indústria no país.

“Esse é um curso inicial, portanto, é necessário concluí-lo para que os participantes possam fazer os demais cursos que serão ofertados pelo VIRTUS-CC na área de sensores inteligentes”, disse.

Virtus-CC

A Embrapii foi credenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para coordenar o Programa Prioritário Hardware BR. No âmbito desse programa, foi criado um novo modelo de operação denominado de Centros de Competência Embrapii.

Esses centros combinam ações de Ampliação e Fortalecimento de competência científica e tecnológica, em diferentes âmbitos na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), como Formação e Capacitação de RH, Associação Tecnológica e Atração e Criação de Startups.

A UFCG formalizou, em sua estrutura organizacional, o Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação (Virtus), que é um órgão suplementar vinculado ao Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da instituição.

Contemplado por uma Chamada Pública para novos Centros de Competência Embrapii (02/2022), o setor da UFCG deu origem ao Virtus – Hardware Inteligente para a Indústria (Virtus-CC). Assim, o Virtus foi credenciado como Centro de Competência Embrapii em Hardware Inteligente para a Indústria.

Centro de Ciências e Tecnologia
cct@ufca.edu.br