MEC vai destinar R$ 200 milhões para a construção do HU da UFCA. Universidade ainda receberá cerca de R$ 36, 4 mi para obras nos 5 campi da instituição

Publicado em 21/06/2024. Atualizado em 21/06/2024 às 15h42

Da esquerda para a direita: presidente da Ebserh, Artur Chioro, presidente Lula, reitor da UFCA, professor Silvério Freitas, ministra da Saúde, Nísia Trindade, governador do Ceará, Elmano de Freitas e ministro da Educação, Camilo Santana. Foto: Ricardo Stuckert - Presidência da República

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira, 20 de junho de 2024, quanto será destinado para a construção do Hospital Universitário da UFCA: R$ 200 milhões. O anúncio foi feito durante visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Ceará, para anunciar investimentos nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) no estado.

O presidente esteve ontem, em Fortaleza, no Palácio da Abolição, para anunciar o repasse dos recursos. O evento também teve a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do reitor da UFCA, professor Silvério Freitas.

20.06.2024 – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com placa que anuncia a pedra fundamental do Hospital Universitário da UFCA. Foto: Ricardo Stuckert / PR

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC, será a responsável direta pelo gerenciamento dos recursos repassados pelo governo federal para a construção do HU. Conforme o reitor da UFCA, apesar disso, a Universidade não só vai acompanhar os trabalhos da empresa, mas também terá participação nas etapas de planejamento e de execução desse projeto.

A Ebserh é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que atualmente gerencia 45 hospitais universitários federais no Brasil. Dessa forma, além de prestar serviços de saúde gratuitos à comunidade, a Ebserh também apoia instituições públicas federais de ensino superior na formação de novos profissionais de saúde.

R$ 36,4 milhões serão executados diretamente pela Universidade

Já os cerca de R$ 36,4 milhões anunciados anteriormente pela UFCA para investimentos na instituição serão executados de forma direta pela Universidade, por meio de um instrumento chamado “Termo de Execução Descentralizada” (TED). Um TED é uma forma de uma instituição repassar recursos próprios, para que uma segunda instituição execute o “gasto”.

No caso concreto, o MEC vai repassar, nos próximos anos, os R$ 36,4 milhões para a UFCA, para que a instituição no Cariri efetue as obras pactuadas: “Todos os campi da UFCA serão beneficiados com parte desses recursos”, frisa professor Silvério.

Estão previstos, além do HU, os seguintes equipamentos para a UFCA:

• Novo Hospital Universitário Veterinário, no campus Crato
  • Novo Auditório, no campus Crato
  • Novo Refeitório Universitário, no campus do Juazeiro do Norte
  • Nova Biblioteca Central, no campus Juazeiro do Norte
  • Novo Bloco Acadêmico, no campus Juazeiro do Norte
  • Novo Bloco Acadêmico, no campus Barbalha (aguardando a finalização da doação do terreno)
  • Novo Bloco Acadêmico, no campus Brejo Santo (ainda em fase de negociação para doação de um terreno)
  • Novo Bloco Acadêmico, no campus Icó

Tanto os R$ 200 milhões quanto os R$ 36,4 milhões para a UFCA vêm do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. O Novo PAC prevê um investimento total de R$ 5,5 bilhões para universidades e institutos federais em todo país.

Os investimentos vão viabilizar a instalação de novos campi, novos hospitais universitários (um deles, na UFCA), a consolidação de projetos de estruturação da rede federal e a retomada de obras em curso. O anúncio dos investimentos foi feito no último dia 10 de junho de 2024.

Nas Ifes cearenses, conforme o MEC, os investimentos do novo PAC chegam a R$ 778,9 milhões.

Gabinete da Reitoria
gabinete@ufca.edu.br