Projeto da UFCA passa a integrar Cátedra da Unesco com ênfase em Economia Criativa e Políticas Públicas

Publicado em 01/08/2024. Atualizado em 01/08/2024 às 14h14

Integrantes da Associação de Artesãos do Padre Cícero e Centro de Cultura Popular Mestre Noza. Foto: Divulgação/Mestre Noza

Em 2024, o projeto de Cultura “Economia Criativa e Epistemologias do Sul”, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), passou a fazer parte da Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – com ênfase em Economia Criativa e Políticas Públicas.

Desde 1992, a Unesco mantém uma rede de 950 cátedras em universidades de 120 países, com mais de 10 mil pessoas envolvidas.

Cada cátedra consiste em uma equipe liderada por uma instituição de ensino superior ou de pesquisa, que estabelece uma parceria com a Unesco para promover avanços em uma área importante para ambas as partes, em termos de conhecimento e prática.

A ideia do Programa de Cátedras é produzir e difundir conhecimentos em áreas como Educação, Ciências Naturais e Sociais, Cultura e Comunicação.

Projeto “Economia Criativa e Epistemologias do Sul”

Vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), o projeto “Economia Criativa e Epistemologias do Sul” tem como objetivo a coprodução de conhecimentos acadêmicos e não acadêmicos sobre a Economia Criativa brasileira e Epistemologias (estudos do conhecimento) do hemisfério sul.

Coordenado pelas professoras Beatriz Gondim, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), e Adriana Botelho, do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA), a iniciativa abrange 10 projetos no Cariri relacionados à Economia Criativa – entre coletivos e Pontos de Cultura.

O projeto da UFCA pretende realizar leituras e ações formativas dialógicas, para a composição de um livro digital e de um documentário sobre as iniciativas abordadas.

A ideia de compor a iniciativa veio do trabalho do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC). Fundado em 2013, o NEC é um grupo de pesquisa da UFCA que atua nas linhas de pesquisa “Marketing e Sociedade”, “Consumo e Cultura” e “Ensino e Aprendizagem em Administração”.

De acordo com a professora Beatriz, a “Economia Criativa” pensa modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda. “A Economia Criativa, assim como a Economia Solidária e a Economia Circular, estão no hall das ditas outras economias, que são contra hegemônicas”, disse.

A teoria de “Epistemologias do Sul” agrupa um conjunto de ideias que servem como contraponto a práticas culturais, econômicas e sociais dominantes. Nesse contexto, a estratégia é expandir as possibilidades de repensar o mundo por meio de saberes e práticas que questionam o chamado eurocentrismo (Europa como centro dominante do mundo social).

“O reconhecimento e a apreciação do trabalho realizado”

Segundo a professora Beatriz Gondim, fazer parte de uma rede como esta é uma “conquista significativa” para a UFCA.

“Indica que estamos expandindo nossos campos de trabalho e colaboração, [pois] estamos falando de uma rede cujo principal objetivo é discutir a economia criativa em relação às políticas públicas e trabalhar em conjunto com vários atores e territórios. Indica também o reconhecimento e a apreciação do trabalho realizado por nossa jovem instituição”, afirmou Beatriz.

Conforme a docente da UFCA, o desenvolvimento do projeto na Cátedra inclui a atuação de professores, técnicos, governos e representantes da sociedade civil.

Cátedra da Unesco com ênfase em Economia Criativa e Políticas Públicas

A Cátedra Unesco com ênfase em Economia Criativa e Políticas Públicas tem sede na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. Essa Cátedra é a primeira da Unesco, em todo o mundo, com temáticas e projetos relacionados à Economia Criativa e às Políticas Públicas.

Participam dessa cátedra, atualmente, 25 universidades (entre nacionais e internacionais). Destas, apenas três estão na região Nordeste do Brasil. Além da UFCA, também participam da Cátedra Unesco a Federal da Paraíba (UFPB) e Federal do Pernambuco (UFPE).

A parceria entre Unesco e UFV foi firmada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, em maio de 2022. A rede é coordenada pelo professor da UFV, Magnus Emmendoerfer

Centro de Ciências Sociais Aplicadas
ccsa@ufca.edu.br