UFCA oferece vaga temporária para Intérprete de Libras. Inscrições vão até dia 14 de agosto

Publicado em 01/08/2024. Atualizado em 01/08/2024 às 17h02

Intérprete Otniel Rodrigues durante aula do curso de Letras Libras. Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA.

Foi publicado nesta quinta-feira, primeiro de agosto de 2024, o edital 32/2024, que disciplina o processo seletivo simplificado que visa preencher uma vaga temporária para intérprete de Libras na Universidade Federal do Cariri (UFCA). O contrato será de até um ano, com possibilidade de prorrogação até o limite máximo de dois anos, a critério da Universidade.

As inscrições podem ser realizadas até as 22h do próximo dia 14 de agosto, por meio da plataforma Forms/UFCA. A taxa de inscrição é de R$ 139,00.

A vaga para Técnico Especializado em “Linguagem de Sinais” requer curso superior de Tradução e Interpretação com habilitação em Letras Libras – Língua Portuguesa (Bacharelado em Letras Libras) ou curso superior em qualquer área, desde que acrescido de alguma das seguintes credenciais:

1. Certificado de Proficiência na Tradução e Interpretação da Libras-Língua Portuguesa (Prolibras), comprovada por certificado obtido por meio de exame promovido pelo MEC;

2. Formação Técnica em Tradução e Interpretação da Libras-Língua Portuguesa de no mínimo 1.200h/a, promovido por instituições de ensino superior, de ensino médio ou, ainda, por instituições credenciadas pelo MEC;

3. Certificado de formação em Tradução e Interpretação da Libras-Língua Portuguesa de no mínimo 240h/a, realizado por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda e validado por Secretarias de Educação (Seduc/MEC).

O regime de trabalho é de 40 horas semanais, com remuneração total de R$ 5.556,92 (já com auxílio-alimentação).

O trabalho envolverá principalmente atividades em sala de aula, de modo a viabilizar – por meio da  tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) – o acesso de estudantes a conteúdos das atividades didático-pedagógicas de seus respectivos cursos. A atuação também inclui apoio em outras atividades pertinentes.

Seleção

O processo seletivo envolve uma prova prática, dividida em duas etapas, e uma prova de títulos. A prova prática é dividida em duas provas de interpretação, ambas realizadas na presença de uma comissão julgadora e gravada para efeito de registro e avaliação.

O edital, o cronograma de seleção e informações adicionais estão disponíveis na página dedicada à seleção, no Portal da UFCA.

Pró-Reitoria de Gestão de pessoas
concursos.progep@ufca.edu.br