Em parceria com o MEC, UFCA abre inscrições para capacitação de profissionais da educação bilíngue de surdos no Cariri

Publicado em 02/08/2024. Atualizado em 02/08/2024 às 15h10

Professor Lucas Romário (em pé), com estudantes do curso de Letras-Libras da UFCA, no laboratório de Ensino, Prática e Edição de Vídeo em Libras. Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai ofertar, entre os meses de setembro e novembro de 2024, o curso “Formação em Práticas Educativas para a Educação Bilíngue de Surdos”. A formação visa capacitar profissionais da Educação Básica do Cariri cearense que trabalham ou pretendem trabalhar com estudantes surdos.

O curso é promovido pela UFCA em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) – vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Ao todo, a capacitação ofertará 50 vagas e terá carga horária total de 90 horas.

Poderão participar do curso ofertado pela UFCA profissionais da Educação Básica que atuam em escolas e classes bilíngues de surdos, em escolas inclusivas e em Atendimento Educacional Especializado (AEE) em cidades do Cariri. Pessoas surdas também poderão concorrer às vagas.

Interessados/as podem se inscrever gratuitamente, até 9 de agosto de 2024, por meio de formulário eletrônico. As aulas da formação serão realizadas, presencialmente, na Escola de Saberes Daniel Walker – localizada na Rua Pe. Cícero, 376, centro, Juazeiro do Norte-CE.

A formação é disciplinada pelo Edital N° 101/2024, da Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação (Renafor). A Renafor foi criada em 2004 com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e estudantes da rede pública de ensino.

Das vagas

Das 50 vagas disponíveis, a seleção reserva 25 vagas para as cidades que formam o Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), como descrito abaixo. Para concorrer às vagas reservadas, os/as candidatos/as devem indicar tal intenção no ato de inscrição.

Juazeiro do Norte

• Até 3 vagas para profissionais que atuam na Escola de Saberes Daniel Walker;
  • Até 3 vagas para profissionais que atuam na Secretaria de Educação;
  • Até 3 vagas para profissionais que atuam na Escola de Ensino Fundamental Ratts Barbosa;
  • Até 3 vagas para profissionais do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (Nape);

Crato

• Até cinco vagas para profissionais que atuam na Educação.

Barbalha

Até 5 vagas para profissionais que atuam nas seguintes instituições:

• Escola Raimundo Sebastião;
  • ETI Josefa Alves de Sousa;
  • Escola Santo Antônio;
  • Secretaria de Educação.

As demais vagas, destinadas à ampla concorrência, podem ser preenchidas por interessados de qualquer cidade da região do Cariri. Caso as vagas reservadas não sejam preenchidas, os/as candidatos/as da ampla concorrência serão convocados/as.

O resultado final está previsto para ser publicado no dia 21 de agosto. O início das aulas deve ocorrer no dia 4 de setembro.

Documentação necessária, etapas da seleção e demais critérios para se candidatar ao curso podem ser acessados no Edital. O edital que rege os parâmetros de seleção também está disponível na versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Curso de Letras-Libras
letraslibras.iisca@ufca.edu.br