Nota da UFCA: sobre o assalto a servidor próximo ao campus Juazeiro do Norte

Publicado em 22/08/2024. Atualizado em 22/08/2024 às 08h06

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vem se manifestar a respeito dos eventos violentos de que foi vítima um servidor da instituição na última sexta-feira, dia 16 de agosto de 2024, em Juazeiro do Norte.

Por volta das 19h, o servidor da UFCA em questão transitava de moto na Avenida Maria Letícia Pereira – em um trecho pouco iluminado, entre as avenidas Tenente Raimundo Rocha e Ailton Gomes –, quando foi abordado violentamente por dois homens, também em uma motocicleta, que anunciaram um assalto. Durante a ação, o servidor acabou atingido por um projétil, na região das costas.

Assim que tomou conhecimento dos lamentáveis e revoltantes fatos, integrantes da comunidade acadêmica mais próximos ao servidor prontamente mobilizaram esforços para apoiar o atendimento médico e seguem atentos acompanhando o caso.

Para preservar o espaço e a intimidade do servidor nos primeiros momentos após o ocorrido, a UFCA não se pronunciou antes sobre o caso, vindo a público apenas após pronunciamento da própria vítima.

Apesar de ciente do quadro de saúde estável de seu integrante, a comunidade acadêmica da UFCA segue apreensiva, acompanhando a evolução da recuperação do servidor.

Ao mesmo tempo, a Reitoria se mobilizou, mais uma vez, para enviar ofícios às autoridades competentes relatando a urgente necessidade de iluminação na região do bairro Cidade Universitária, onde fica o campus Juazeiro do Norte, e o aumento do efetivo de polícia na mesma área. A UFCA compreende que é um direito de toda a comunidade acadêmica ter a garantia de segurança para o desenvolvimento de seus trabalhos e estudos e, ainda, que é um dever do poder público prover tais condições.

A UFCA se solidariza com seu servidor e com toda a sua rede de apoio, manifestando publicamente sua disponibilidade em mitigar os danos desses tristes fatos.

Juazeiro do Norte, 22 de agosto de 2024