Portal da UFCA oferta painel de processos licitatórios e dispensas de licitação

Publicado em 03/09/2024. Atualizado em 03/09/2024 às 08h41

Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

“Licitação” é um conjunto de procedimentos por meio dos quais a administração pública firma contratos de compras, de alienações, de locações, de obras, de bens de consumo e de serviços – com o objetivo principal de racionalizar o uso de recursos públicos, prezando também pela consonância desse uso ao bem comum.

Para tornar mais transparente e prático o acesso aos dados das licitações da Universidade Federal do Cariri (UFCA), já está disponível, no Portal da Universidade, o Painel de Processos Licitatórios e Dispensas de Licitação. A ferramenta foi elaborada pela Pró-Reitoria de Administração (Proad/UFCA).

Conforme o titular da Proad/UFCA, Tiago Alencar, a oferta do painel vem fortalecer a transparência ativa da Universidade, que é aquela oferecida de forma proativa pela instituição, sem que alguém tenha demandado previamente informações específicas (transparência passiva).

“Quando a gente fala de transparência, a gente não fala só de acesso à informação, nem só de quantidade de informações, mas da qualidade dessas informações, do tratamento dessas informações e também de toda uma orientação ao acesso de algumas dessas informações. Tudo para que o cidadão, a cidadã e a comunidade acadêmica saibam utilizar [o painel] da melhor maneira possível”, disse Tiago.

Dados de processos de licitações já abertos

No painel, estão presentes dados dos processos de licitações já abertos, com discriminação dos itens licitados, dos valores referentes a cada um deles e, ainda, o status da contratação.

Os dados estão organizados nas seções “Lista de Processos Abertos”, “Empresas Homologadas e Itens Finalizados” (na qual é possível ver as empresas vencedoras dos processos licitatórios e os itens licitados) e, por fim, “Calendário de Compras”.

Analisando o painel, é possível observar que a Universidade já licitou os mais variados itens, desde bandeiras oficiais a gaiolas de coelho, passando por equipamentos de TI, vidrarias e anuidades pagas a entidades às quais a UFCA é associada, como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Os itens atendem às mais diversas necessidades dos setores da UFCA, sejam acadêmicas ou administrativas.

Além de vários dados relacionados aos processos licitatórios conduzidos pela UFCA, o painel também oferta, no canto inferior esquerdo, um tutorial, para que os públicos interessados possam aprender a manusear a ferramenta.

De acordo com o titular da Coordenadoria de Licitação da Proad/UFCA, Luciano Gomes, o mais novo painel disponibilizado pelo setor é uma evolução para o trabalho da Proad/UFCA, pois dispensa o processo de transcrever dados dos vários processos licitatórios na Universidade para algum espaço reservado à publicação. A publicação de dados referentes a licitações é uma exigência legal.

“[O painel] evita esse retrabalho, já que os painéis são automáticos, buscando a informação na origem”, explica Luciano. Isso quer dizer que os dados, na medida em que são gerados, durante os processos licitatórios, já são divulgados na plataforma. Além do painel de processos licitatórios e dispensas de licitação, a Proad também mantém, também no Portal da UFCA, o Painel de Informações de Execução Orçamentária e Descentralizações.

Agora, um servidor [envolvidos no processo licitatório] não apenas irá acompanhar todas as fases do processo, como também poderá verificar o resultado da licitação, ou seja: ele vai saber qual o fornecedor que ganhou a licitação e qual foi o preço final dessa licitação”, conclui.

Acesse outros painéis mantidos pela instituição, no Portal da UFCA.

Pró-Reitoria de Administração
licitacoes.proad@ufca.edu.br