Informações para Estudantes
Publicado em 05/09/2024. Atualizado em 25/10/2024 às 10h53
O regulamento do curso de Graduação regulamenta no Art. 245. que é permitido aos estudantes vinculados aos cursos de graduação da UFCA o aproveitamento de componentes curriculares cursados em instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras.
Documentos necessários:
● Requerimento abaixo;
● Histórico e ementa assinados e carimbados pela coordenação do curso de origem.
O(a) estudante deve encaminhar esses documentos preenchidos e assinados para o e-mail da coordenação (matcomp.cct@ufca.edu.br) solicitando o aproveitamento de estudos.
A análise do aproveitamento de estudos será feita por uma comissão de dois professores, designada pela coordenação do curso. Mais informações: Arts. 245 a 252 do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA.
Ultima atualização: 2024-09-25 15:27:27
As Atividades Complementares são obrigatórias e devem ser cumpridas em atividades extracurriculares.
Para solicitar a contabilização das Atividades Complementares, o aluno deve ter cursado:
I. No mínimo, 80% das disciplinas obrigatórias do curso para a estrutura curricular 2019.1.
II. No mínimo, 80% das disciplinas obrigatórias do curso para a estrutura curricular 2023.1.
O aluno do PPC 2019.1 deve comprovar 160 horas, enquanto para o PPC de 2023.1 é exigido 80 horas de atividades descritas no formulário.
O aluno deve preencher o formulário (em anexo), assinar e enviar para coordenação
do curso juntamente com os seus documentos comprobatórios (certificados, declarações etc.).
Para mais informações segue anexo o manual de orientação.
Ultima atualização: 2024-10-16 08:59:21
Para solicitar a colação de grau e a primeira via do diploma é necessário que o(a) estudante entregue primeiramente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a Biblioteca da UFCA. Para realizar essa entrega, o estudante deve inicialmente solicitar a Ficha Catalográfica à Biblioteca pelo e mail catalogacao.sibi@ufca.edu.br, encaminhando o arquivo do TCC em anexo.
A desistência definitiva resulta o cancelamento do seu programa, em caráter irrevogável com a UFCA em relação a matrícula de forma definitiva, com a expressa ciência de que o seu vínculo com a UFCA somente será restabelecido mediante submissão a um novo processo seletivo das modalidades de ingresso ou na forma prescrita em lei.
Documentos necessários:
• Requerimento e questionário abaixo;
• Documento de identificação oficial com foto;
• Declaração de nada consta no Sistema de Biblioteca da UFCA (solicitar por e-mail: bcjn.sibi@ufca.edu.br). O(a) estudante deve encaminhar a documentação para o e-mail da coordenação (matcomp.cct@ufca.edu.br) solicitando a desistência definitiva do curso.
Após o recebimento da Ficha Catalográfica, o(a) estudante deve inseri-la no TCC e encaminhar a versão digital final para o e-mail bcjn.sibi@ufca.edu.br, junto com o Termo de Autorização para a publicação no repositório institucional da UFCA. No link a seguir pode-se acessar o Termo de Autorização:
Ultima atualização: 2024-10-16 09:26:53
Documentos necessários:
• Requerimento abaixo;
• Cópia de documento de identificação oficial com foto;
• Cópia de certidão de nascimento ou casamento;
• Cópia de CPF ou comprovante da situação cadastral do CPF; • Prova de quitação com o serviço militar, se brasileiro do sexo masculino;
• Comprovante de regularidade junto à Justiça Eleitoral, se brasileiro (https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
• Declaração de nada consta da Biblioteca da UFCA;
• Comprovante de depósito do TCC na Biblioteca da UFCA.
Em caso de solicitação de colação de grau especial, além dos documentos listados acima, o(a) estudante deverá entregar o documento comprobatório de enquadramento em pelo menos um dos requisitos do art. 233 do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA.
Observações:
• Ao preencher o requerimento de solicitação de colação de grau, o(a) estudante deve colocar o e-mail institucional de domínio
@aluno.ufca.edu.br. Caso não possua, veja o vídeo de como criar este e mail:
https://www.youtube.com/watch?v=4dnrzWyg8BQ;
• Ao digitalizar a reservista, digitalize frente/verso e a parte interna, onde consta sua assinatura;
• Solicite o comprovante de depósito do TCC e a declaração de nada consta por e-mail bcjn.sibi@ufca.edu.br.
Mais informações: Arts. 229 ao 235 do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA.
A desistência definitiva resulta o cancelamento do seu programa, em caráter irrevogável com a UFCA em relação a matrícula de forma definitiva, com a expressa ciência de que o seu vínculo com a UFCA somente será restabelecido mediante submissão a um novo processo seletivo das modalidades de ingresso ou na forma prescrita em lei.
Documentos necessários:
• Requerimento e questionário abaixo;
• Documento de identificação oficial com foto;
• Declaração de nada consta no Sistema de Biblioteca da UFCA (solicitar por e-mail: bcjn.sibi@ufca.edu.br).
O(a) estudante deve encaminhar a documentação para o e-mail da coordenação (matcomp.cct@ufca.edu.br) solicitando a desistência definitiva do curso.
Ultima atualização: 2024-10-16 09:46:39
Consulte todos os prazos de matrículas do ano letivo no calendário universitário
abaixo.
Ou acessando o seguinte link: https://www.ufca.edu.br/calendario-universitario/
O regime de exercícios domiciliares como compensação da ausência às aulas aplica-se:
I – à pessoa gestante, bem como pai e mãe, durante 4 (quatro) meses, a partir do 8º (oitavo) mês de gestação, desde que comprovado por atestado médico;
II – à pessoa adotante, pai ou mãe, durante 4 (quatro) meses, a partir da data da guarda, desde que comprovada por decisão judicial; e
III – ao estudante portador de afecção que gera incapacidade física relativa, incompatível com a frequência aos trabalhos escolares, desde que se verifique a conservação das condições intelectuais e emocionais necessárias para o prosseguimento da atividade escolar em novos moldes, quando o atestado médico for acima de 15 dias;
Devidamente comprovadas após avaliação médica, o período do regime de exercícios domiciliares pode ser prorrogado, nas situações especificadas nos incisos I e III, ou solicitado antes do prazo, apenas na situação especificada no inciso II.
O(a) estudante deve encaminhar o requerimento (preenchido e assinado) e o documento comprobatório para o e-mail da coordenação (matcomp.cct@ufca.edu.br) solicitando o regime especial.
Ultima atualização: 2024-10-23 09:55:47
O restabelecimento de vínculo somente deverá ser empregado quando o status do(a) estudante for cancelado e solicitado no prazo estipulado no calendário universitário.
Pode ter o vínculo restabelecido o(a) estudante cujo programa foi cancelado, quando os seguintes critérios são atendidos cumulativamente:
I – Requerimento do estudante com justificativa no prazo definido no calendário universitário;
II – Plano de estudo que indique a viabilidade para conclusão do curso, utilizando no máximo a quantidade de períodos letivos da duração padrão do curso a partir do restabelecimento do vínculo;
III – o motivo do cancelamento não tenha sido por solicitação espontânea, nos termos do art. 282;
IV – o número de períodos letivos regulares afastado após o cancelamento não seja superior a 4 (quatro); e
V – a carga horária integralizada seja maior que 25% (vinte e cinco por cento). Documentos necessários:
• Requerimento abaixo (devidamente preenchido, datado e assinado); • Plano de estudos abaixo (devidamente preenchido, datado e assinado); • Cópia de documento de identificação oficial com foto;
• Histórico acadêmico do(a) requerente (com registro de situação acadêmica cancelada);
• Documentos comprobatórios, conforme o caso. O(a) estudante deve encaminhar esses documentos preenchidos e assinados para o e-mail da coordenação (matcomp.cct@ufca.edu.br) solicitando o restabelecimento de vínculo.
Ultima atualização: 2024-10-23 10:00:45
Ultima atualização: 2024-10-23 10:02:18
Será assegurada ao discente a segunda chamada nas avaliações, desde que solicitada à coordenação do curso, por escrito, em até 03 (três) dias úteis decorridos após a realização da prova em primeira chamada, nos seguintes casos de impedimentos:
I – motivo de doença próprio ou familiar até primeiro grau, devidamente comprovado através de atestado médico;
II – motivo de exercício ou ordem militar, devidamente comprovados;
III – luto de parentes ou afins em linha reta, ou colaterais até o segundo grau, comprovável pelo respectivo atestado de óbito;
IV – convocação, coincidente em horário, para depoimento judicial ou policial, ou para eleições em entidades oficiais, devidamente comprovada por declaração da autoridade competente;
V – impedimentos gerados por atividades previstas e/ou autorizadas pela coordenação do respectivo curso; ou
VI – participação em congresso científico e de competições artísticas ou desportivas, promovidas por federações, associações ou sociedades científicas ou culturais, de âmbito regional, nacional ou internacional.
Documentos necessários:
• Requerimento abaixo;
• Atestado médico ou outro documento comprobatório.
Ultima atualização: 2024-10-25 09:57:11
A matrícula em TCC é classificada como atividade acadêmica, depende do aceite do(a) orientador(a), e é realizada dentro do prazo estipulado no calendário universitário.
A condição para solicitar a matrícula em TCC é ter cursado os pré-requisitos exigidos no PPC.
O(a) estudante deve procurar o(a) docente que possa orientar em temáticas correlacionadas com as áreas vinculadas ao curso de Matemática Computacional. Preferencialmente, o(a) docente cuja área de pesquisa/atuação se aproxime do tema a ser desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso. Após o aceite do(a) orientador(a), o(a) aluno(a) então deverá enviar e-mail para a coordenação (matcomp.cct@ufca.edu.br) solicitando a matrícula, dentro do período estipulado no calendário universitário.
Ultima atualização: 2024-10-25 10:08:16
O trancamento parcial é o cancelamento da matrícula em uma disciplina na qual o(a) estudante está matriculado(a). Deverá ser solicitado no prazo estipulado no calendário universitário.
O trancamento de uma disciplina é realizado pelo(a) estudante diretamente no SIGAA, não podendo trancar todas as disciplinas do semestre porque perde o vínculo com a universidade, podendo a matrícula ser bloqueada por abandono.
O SIGAA realizará o trancamento 7 dias após a data da solicitação.
Veja o vídeo como realizar o trancamento de uma disciplina: https://www.youtube.com/watch?v=_dNQ573r6IQ. Mais informações: Art. 254 do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA.
Ultima atualização: 2024-10-25 10:32:01
A suspensão de programa é a interrupção das atividades acadêmicas do estudante matriculado por um período letivo regular, garantindo a manutenção do vínculo ao curso de graduação. Deverá ser solicitado no prazo estipulado no calendário universitário.
O limite máximo para suspensões de programa é de 4 (quatro) períodos letivos regulares, consecutivos ou não.
A suspensão de programa ocorrerá somente por trancamento total, decorrente de solicitação do estudante.
A suspensão por trancamento total pode ser solicitada até o último dia de aulas do período letivo.
Documentos necessários:
• Requerimento e questionário abaixo;
• Documento de identificação oficial com foto;
• Declaração de nada consta no Sistema de Biblioteca da UFCA (solicitar pelo e-mail bcjn.sibi@ufca.edu.br). O(a) estudante deve encaminhar a documentação para o e-mail da coordenação (matcomp.cct@ufca.edu.br) solicitando o trancamento total do curso.
Mais informações: Arts. 255 a 259 do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA.
Ultima atualização: 2024-10-25 10:32:01