Inscrições abertas para turma 2025 do Mestrado Profissional em Filosofia na UFCA. Oferecido em rede nacional, Prof-Filo é ofertado em 25 instituições no país

Publicado em 10/09/2024. Atualizado em 10/09/2024 às 16h20

Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA

Vai até o próximo dia 21 de outubro de 2024 o prazo de inscrições para a seleção de ingresso na turma 2025-2027 do Mestrado Profissional em Filosofia, oferecido em rede nacional (Prof-Filo). A Universidade Federal do Cariri (UFCA) é uma das 25 instituições em todo país que oferta vagas na formação, coordenada nacionalmente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O edital, o formulário de inscrição, o link para geração do boleto da taxa de inscrição e demais documentos relacionados ao processo seletivo já estão disponíveis na página da UFPR. A taxa de inscrição no processo seletivo é de R$ 80,00.

O curso é predominantemente presencial, com duração de 24 meses, voltado para a formação, em nível de pós-graduação, de professores e professoras de Filosofia em exercício na Educação Básica. Concluintes desse mestrado fazem jus ao título de Mestre em Filosofia, com área de concentração em Ensino de Filosofia.

Seleção

Na UFCA, serão oferecidas 10 vagas. Somadas as vagas oferecidas em todas as instituições participantes, o Prof-Filo está ofertando 308 vagas. As aulas estão previstas para iniciar no primeiro semestre de 2025.

No ato da inscrição, os interessados devem indicar o núcleo para o qual desejam se candidatar, considerando que o local de escolha vai sediar as etapas do processo seletivo e também as aulas (em caso de aprovação).

O processo seletivo baseia-se na análise de um projeto de pesquisa e em uma entrevista, a ser realizada por uma banca de seleção.

Bolsas

A Capes concede bolsa de mestrado a 30% dos ingressantes no Prof-Filo. Para postular uma das bolsas, é preciso:

● Possuir licenciatura em qualquer área;
● Estar ministrando aulas de Filosofia ou, caso ministram outra disciplina, possuir licenciatura em Filosofia;
● Estar em efetivo exercício da docência, preferencialmente em escola da rede pública de ensino.

Sobre

O Prof-Filo integra o Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Mantido e fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Proeb tem o objetivo de oferecer formação continuada stricto sensu a docentes em exercício na rede pública de Educação Básica.

Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Filosofia (UFCA)
ppgfilprof@ufca.edu.br