1ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFCA será realizada em fevereiro de 2025. Submissão de propostas segue até 9 de outubro

Publicado em 11/09/2024. Atualizado em 11/09/2024 às 19h01

10 a 14 de fevereiro de 2025. Essa é a data programada para a realização da primeira Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade Federal do Cariri (Sepec/UFCA). A ideia da Sepec é divulgar e, dessa forma, fomentar a produção do conhecimento na Universidade.

Nesta quarta-feira, dia 11 de setembro de 2024, foi publicada a Chamada Pública para inscrição de participantes e submissão de propostas. “Participantes” são as pessoas integrantes da UFCA que estarão na Sepec/UFCA como plateia. Já “proponentes” são as candidaturas que pretendem integrar a programação da Semana de fevereiro (ver Submissão de Propostas).

Quem estiver na Sepec como “participante”, caso pretenda obter certificado, terá entre 9 de janeiro e 9 de fevereiro de 2025 para se inscrever no evento. Caso registrem presença em pelo menos 70% da programação na qual se inscreveram, participantes terão direito a certificado de 40h.

A inscrição como participante, dentro do período indicado no cronograma desta chamada, é obrigatória para receber o certificado de participação. Esta regra também se aplica aos(às) proponentes de propostas.

1ª Sepec/UFCA

A Chamada Pública pode ser consultada no Portal da UFCA (menus Instituição e Atuação Acadêmica, item “Sepec/UFCA”) ou no site do evento.

Com programação presencial e também remota, a Sepec/UFCA é um evento piloto que unifica, em uma só realização, os eventos que vinham sendo realizados pelas chamadas Pró-Reitorias “Fim” (ou seja, aquelas que cumprem a finalidade principal da UFCA). São elas as Pró-Reitorias de Graduação (Prograd/UFCA), de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), de Extensão (Proex/UFCA) e de Cultura (Procult/UFCA).

A unificação dos eventos otimiza os esforços da comunidade acadêmica para uma única data de evento universitário, evitando a necessidade de interromper, em outras oportunidades, as atividades acadêmicas.

Submissão de Propostas

A Sepec/UFCA vai expor produções acadêmicas, sediar expressões artísticas e também práticas esportivas. Para participar da semana, a comunidade acadêmica pode inscrever propostas nas seguintes modalidades:

1. Resumo simples;
  2. Resumo expandido;
  3. Artigo completo;
  4. Equipe esportiva;
  5. Apresentação artística.

Cada dimensão da Sepec/UFCA (Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura) tem metodologia própria para envio de propostas, com plataformas específicas para submissão. A dimensão “Ensino”, por exemplo, vai receber inscrições por meio do Cadastro Unificado de Ações Acadêmicas. Já a dimensão “Pesquisa” vai receber inscrições por meio da plataforma Yoko.

Caso pretenda submeter propostas à programação da Semana, leia atentamente o edital da Chamada Pública.

Uma mesma proposta não pode ser submetida em mais de uma das dimensões. Também no ato de inscrição, é preciso indicar se a proposta será apresentada/realizada na modalidade presencial ou remota e, ainda, se a candidatura autoriza a publicação do trabalho submetido nos Anais da 1ª Sepec.

A programação presencial será realizada no campus Juazeiro do Norte da UFCA. Na Chamada Pública para a submissão de propostas à Sepec, existe a previsão de, eventualmente, parte da programação ser realizada nos campi Barbalha, Crato ou Brejo Santo, em caso de necessidade.

No caso das práticas esportivas, os Jogos Universitários, realizados anualmente, também passam a integrar a Sepec/UFCA. Os jogos terão início antes das demais atividades da Sepec, seguindo até o fim do evento unificado.

As propostas selecionadas e efetivamente apresentadas serão certificadas após a realização do evento. A simples submissão e aprovação não garantem o direito à certificação.

Premiação

A 1ª Sepec/UFCA prevê premiações relacionadas às submissões, nas quatro dimensões da Semana.

As premiações serão concedidas por meio de bolsa-prêmio, de parcela única, a ser paga em conta bancária de titularidade do(a) estudante proponente (seja autoria principal, capitão/ã de equipe ou proponente de apresentação).

As premiações em cada dimensão são especificadas nos anexos (Ensino – VII, Pesquisa – VIII, Extensão – IX e Cultura – X). Os prêmios variam entre R$ 1.500,00 e R$ 200,00, a depender da dimensão de submissão e da colocação da proposta.

1ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFCA
sepec@ufca.edu.br