Olimpíada Caririense de Matemática

14 de setembro - 14h00 a 17h00

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

A Olimpíada Caririense de Matemática (Ocam) ocorrerá neste sábado, 14 de setembro de 2024, das 14h às 17h. Todos os participantes devem chegar pelo menos 15 minutos antes do início da prova. Estudantes de Juazeiro do Norte devem se antecipar ainda mais devido à Procissão dos Transportes da Romaria de Nossa Senhora das Dores.

A Ocam é uma realização da Universidade Regional do Cariri (Urca) em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Instituto Federal do Ceará Campus Juazeiro (IFCE). A Olimpíada também recebe o apoio do Governo Federal, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A prova, que será realizada em fase única, avaliará a criatividade na resolução de problemas e a capacidade de raciocínio lógico-matemático dos alunos por meio de seis questões, divididas em três objetivas e três discursivas. O conteúdo está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e será aplicado em dois níveis: Nível 1 para alunos do 6º e 7º ano e Nível 2 para o 8º e 9º ano.

A competição terá a participação de quase 50 escolas, 4000 alunos e 28 polos distribuídos pelos municípios de Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha.

Poderão participar estudantes que foram previamente inscritos por suas escolas. Na hora da prova, além de documento de identificação, os participantes devem trazer uma garrafinha com água, lanche, lápis, borracha e caneta.

Estudantes que se destacarem poderão ganhar medalhas nas categorias ouro, prata ou bronze. Aqueles que estudam em escolas públicas terão a oportunidade de concorrer a 20 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJr) do CNPq para o Programa de Iniciação Científica Júnior da Ocam em 2025.

Polos onde as provas serão realizadas e outras informações podem ser acessadas no site da Ocam ou no perfil oficial da olimpíada no Instagram. Dúvidas podem ser enviadas para o endereço eletrônico ocam@ocam.mat.br.

Data:
14 de setembro