Encerramento da Residência em TIC na UFCA entrega 80 notebooks a estudantes participantes. Iniciativa desenvolveu 16 soluções em TIC para instituições no Cariri

Publicado em 08/10/2024. Atualizado em 08/10/2024 às 10h07

Encerramento da Residência em TIC na UFCA, em agosto de 2024. Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

O auditório Beata Maria de Araújo, no campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA) sediou, no fim de agosto deste ano, o encerramento do Projeto Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

No evento de encerramento, estiveram presentes o reitor da UFCA, Silvério Freitas; o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes/MCTI), Inácio Arruda; a vice-diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Isabel Brasileiro; e o vice-presidente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Brisa, Vicente Landim.

Da esquerda para a direita: professor Rafael Perazzo (coordenador do Projeto Brisa-UFCA), Inácio Arruda (secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social – Sedes-MCTI), Silvério Freitas (reitor da UFCA), Maria Isabel Brasileiro (vice-diretora do CCT-UFCA), Vicente Landim Macêdo Filho (vice-presidente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Brisa). Foto: Davi Moreira – Dcom/UFCA

A UFCA foi uma das seis instituições, em todo país, parceiras da Residência em TIC: uma ação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) coordenada pela Softex: uma Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip) da área de Tecnologia e Inovação.

Ao todo, 250 estudantes participaram, na UFCA, de pelo menos uma etapa da formação oferecida pela iniciativa – que abordou temas como Lógica de Programação, Modelagem de Banco de Dados, Noções de Inteligência Artificial e Empreendedorismo.

A capacitação em si esteve a cargo da empresa de TI Brisa – Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação, em parceria com as instituições-sede. A Brisa é reconhecida pelo MCTI como um instituto de pesquisa. Assim, a instituição também atua em projetos com incentivo governamental, como é o caso da Residência em TIC.

Doação de Notebooks para Estudantes

A Residência em TIC abrangeu duas etapas principais. Na primeira, chamada “Etapa de Nivelamento”, os inscritos passaram por um curso, na modalidade Educação a Distância (EaD), de 180h. Depois, houve uma prova de acesso à segunda etapa, a de “Imersão”. Os aprovados foram divididos em equipes, cujo objetivo era oferecer soluções em TIC a problemas reais de instituições na região do Cariri cearense.

Os 250 estudantes participantes fizeram o curso EaD e, deles, 80 seguiram para a fase de imersão. Os participantes da segunda fase receberam um notebook para desenvolverem as atividades do projeto e uma bolsa mensal, no valor de R$1.200,00, durante seis meses. Ao fim da Residência em TIC, todos os estudantes foram aprovados e receberam o notebook como doação do projeto.

Conforme o professor do CCT/UFCA, Dorgival Netto, 16 projetos foram entregues, pelos residentes em TIC, a empresas e organizações. Os demandantes foram:

• Secretarias da  Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte (4 projetos);
  • Sabão Juá (3 projetos);
  • Geopark Araripe (2 projetos);
  • Brisa (2 projetos);
  • UFCA (2 projetos);
  • SolareSP (1 projeto);
  • Lumiere Negócios Inovadores (1 projeto);
  • Empresa de Diagnóstico por imagem (1 projeto).

“Também foi uma experiência enriquecedora para os oito professores que orientaram as equipes”, ressalta professor Dorgival, fazendo referência aos demais docentes da UFCA que viabilizaram a Residência em TIC: Rafael Perazzo (coordenador), Mayara Santos, Paola Accioly, Ramon Nepomuceno, Carlos Vinicius, Luana Batista, Carlos Julian e Roberto Pinheiro.

Atualmente, Rafael Perazzo é professor na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mas esteve na UFCA para o encerramento da Residência em TIC.

Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA)
cct@ufca.edu.br