Projeto de extensão da UFCA “Monitor de Queimadas no Cariri” é apresentado em universidade nos EUA

Publicado em 09/10/2024. Atualizado em 09/10/2024 às 14h12

Apresentação do "Monitor de Queimadas no Cariri" realizada pelo professor Maurício Dourado. Foto: Acervo do "Monitor de Queimadas no Cariri".

Com o objetivo de fortalecer a prevenção de incêndios, o projeto de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA) “Monitor de Queimadas no Cariri” utiliza Inteligência Artificial (IA) para coletar dados e prever focos de incêndio na região.

Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistemas de Inteligência Artificial (Lisia/UFCA), o projeto foi apresentado em abril de 2024 na Universidade Rice, localizada no Texas, nos Estados Unidos. O projeto, coordenado pelo professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Fabrício Freitas (CCT/UFCA), ainda está em estágio de testes. Fabrício é fundador e coordenador do Lisia/UFCA.

O Monitor terá acesso aberto para todos os públicos, permitindo o envio de dados como imagens e localização de focos de queimadas, além de enviar notificações sobre possíveis focos de incêndio.

“A ideia é que instituições públicas e a população possam ter acesso a essa ferramenta. O lançamento está previsto para a segunda semana de outubro e visamos promover a preservação do meio ambiente por meio de tecnologias inteligentes, que proporcionem a educação ambiental e a participação da população do Cariri”, disse o docente da UFCA.

A apresentação nos EUA foi parte da Conferência 2024 da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), o maior e mais antigo evento da América Latina dedicado à internacionalização da Educação Superior. Realizado nos dias 20 a 24 de abril de 2024, o evento celebrou o lançamento do edital 100k Strong in the Americas, um fundo de investimentos que incentiva projetos em educação climática inclusiva.

A iniciativa possui páginas no Instagram e no LinkedIn, voltadas para divulgações sobre o Monitor.

Segundo o professor Fabrício Freitas, o projeto é fundamental para contribuir para a preservação do meio ambiente, incluir o Cariri como protagonista e apresentar as inovações da UFCA no combate e preservação da causa ambiental.

Centro de Ciências e Tecnologia
cct@ufca.edu.br