Projeto da UFCA conquista R$ 597 mil para incentivar participação de alunas do Ensino Médio nas Ciências Exatas. Selecionadas vão atuar no diagnóstico de secas no CE

Publicado em 15/10/2024. Atualizado em 15/10/2024 às 10h38

Professora Celme Torres. Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

Terão início, neste mês de outubro de 2024, as atividades do projeto “Elas nas Exatas”: um projeto proposto pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) para incentivar a participação de alunas do Ensino Médio nas chamadas “Ciências Exatas”.

Coordenada pela professora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Celme Torres, a iniciativa conquistou um fomento público de R$ 597 mil, após ser submetida a um edital lançado, em março deste ano, por três instâncias do governo federal: o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério das Mulheres.

A ideia da iniciativa da UFCA é conceder bolsas a estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino, para que participem de atividades na gestão do plano de secas e segurança hídrica na Região Hidrográfica do Salgado, no Ceará.

Serão selecionadas estudantes matriculadas em alguma das duas escolas parceiras da iniciativa: o campus Juazeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Fundação Escola de Educação Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Juazeiro do Norte (Sece).

Programa Cientista-Chefe e Diagnóstico de Secas

Conforme a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH-CE), a sub–Bacia do Salgado, localizada no Sul do estado, integra a Bacia do Rio Jaguaribe, com área de drenagem de 12.865 km² (ou 8,25% do território cearense). A bacia está em uma região presente em 26 municípios, entre os quais estão as cidades onde a UFCA mantém seus cinco campi (Barbalha, Brejo Santo, Crato, Icó e Juazeiro do Norte).

Mapa Geomorfológico e Etnogeomorfológico da Sub-Bacia do Rio Salgado, na Mesorregião Sul-cearense. Reprodução: Simone Cardoso (2015).

As atividades do projeto vão se concentrar no diagnóstico detalhado de secas na sub-Bacia do Salgado. A metodologia do trabalho foi elaborada pelo professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), Francisco Assis. Professor Francisco participa, como líder de equipe, do programa “Cientista-Chefe”, mantido pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O Cientista-Chefe objetiva formar equipes de pesquisadores para identificar formas de melhorar os serviços públicos por meio da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Cada equipe é coordenada por um cientista chefe e, no caso da equipe de recursos hídricos, a chefia é do docente da UFC. A professora da UFCA integra a mesma equipe de pesquisadores, como participante.

Professora Celme Torres (CCT/UFCA). Foto: Davi Moreira – Dcom/UFCA

No Cariri, as atividades do Elas nas Exatas vão buscar identificar causas e impactos das secas e, com isso, construir estratégias de preparação para esses eventos, além de ações de mitigação de seus efeitos.

Também estão entre as atividades previstas:

• a estruturação de uma cartilha sobre seca e resiliência;
  • a publicação de artigos científicos e de um Atlas de Recursos Hídricos;
  • a implementação de um plano participativo de gestão das secas (com acompanhamento contínuo e validação junto aos comitês de bacia e comissões gestoras de recursos hídricos).

Chamada Pública CNPq/MCTI/Mulheres nº 31/2023

A Chamada Pública CNPq/MCTI/Mulheres nº 31/2023 teve o objetivo de apoiar projetos que visassem o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, por meio do estímulo ao ingresso, à formação, à permanência e à ascensão de meninas e mulheres nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

Os projetos aprovados na chamada foram categorizados em três linhas: nacional, regional e individual. O projeto da UFCA foi um dos 43 aprovados na linha regional da chamada pública. Dos contemplados nessa linha, 13 foram propostos por instituições na região nordeste (quatro delas, cearenses).

De acordo com a professora Celme Torres, o projeto da UFCA também prevê ações de formação das estudantes em temas como violência de gênero, assédios, relações étnico-raciais, saúde sexual e reprodutiva, entre outros.

“O próprio edital exige que essas formações sejam feitas. A ideia é propiciar o empoderamento das participantes, para que, ao mesmo tempo em que percebam as exatas como áreas possíveis de atuação para elas, também reflitam com mais profundidade sobre seus respectivos projetos de vida. Planejar os passos futuros torna possível conciliar diferentes projetos, seja na esfera pessoal ou na profissional. Pretendemos demonstrar que não é preciso abrir mão de uma ou de outra”, reflete Celme.

O prazo de execução do Elas nas Exatas é de 36 meses.

O projeto terá participação de outros oito pesquisadores vinculados à UFCA. São eles os docentes Francisco José de Paula (CCT/UFCA), Paulo Renato Firmino (CCT/UFCA), Ingrid Mazza (CCSA/UFCA), Thiago Bessa (CCT/UFCA) e Dreno Viana (CCSA/UFCA); a servidora técnico-administrativa Jaqueline Vigolo (Proplan/UFCA) e os mestrandos Wyldevânio Vieira (Proder/UFCA) e Rayanne Bezerra (Proder/UFCA).

Além da equipe interna, o projeto terá contribuição de oito pesquisadores de instituições externas.

Centro de Ciências e Tecnologia
cct@ufca.edu.br