Professor da UFCA é coautor de capítulo de livro publicado pela editora Springer Nature. Trabalho aborda ensino da Engenharia de Software Empírica

Publicado em 16/10/2024. Atualizado em 16/10/2024 às 09h10

Por meio da coleta e do processamento de dados, a Engenharia de Software se debruça sobre os processos de desenvolvimento de um sistema de software para garantia de sua qualidade. Dentro dessa área, pode-se destacar a Engenharia de Software Empírica (ESE). A ESE, a partir de experiências práticas, tem como objetivo aprimorar métodos e técnicas para permitir o aperfeiçoamento de softwares.

Nesse contexto e orientando o ensino de métodos empíricos na pesquisa de Engenharia de Software, o professor Allysson Araújo, docente vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Cariri (CCT/UFCA), foi coautor de um capítulo que integra a obra “Handbook on Teaching Empirical Software Engineering”. O livro será lançado oficialmente em 18 de novembro de 2024.

Com 11 capítulos, o livro é um manual didático para facilitar o ensino de conceitos fundamentais relacionados aos métodos empíricos na área da Engenharia de Software – com slides e outras ferramentas didáticas disponibilizados de forma aberta. O manual será publicado pela editora Springer Nature, uma das maiores do mundo no ramo das pesquisas acadêmicas.

No caso do capítulo coescrito pelo professor da UFCA, intitulado “Teaching Survey Research in Software Engineering”, os autores discutem maneiras para ensinar efetivamente a pesquisa de levantamento (em inglês, survey), que consiste em uma leitura numérica sobre o comportamento de um determinado grupo. O texto inclui, ainda, os objetivos da aprendizagem, slides e exemplos de tarefas práticas sobre essa temática.

Professor Allysson Araújo (CCT/UFCA). Foto: arquivo pessoal

Conforme o professor Allysson, um dos focos da obra é a discussão sobre o ensino de métodos empíricos da Engenharia de Software: “O livro cobre os métodos empíricos contemporâneos essenciais para a pesquisa empírica em Engenharia de Software, bem como explora preocupações filosóficas e transversais em tal área. Dessa forma, tem-se uma discussão relevante considerando cenários acadêmicos e industriais, ao mesmo tempo em que fornece insights sobre o ensino eficaz de conceitos e estratégias empíricas no contexto da Engenharia de Software”, afirmou.

O capítulo do qual Allysson participou teve a colaboração dos professores Daniel Mendez (do Instituto de Tecnologia de Blekinge, na Suécia) e Marcos Kalinowski (da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio). Daniel e Marcos também colaboraram como editores do livro.

Educadores que ensinam engenharia de software empírica para estudantes de graduação, pós-graduação ou doutorado; instrutores profissionais que ensinam os conceitos básicos de engenharia de software empírica para profissionais de software, além de estudantes e estagiários que frequentam esses cursos são o público-alvo do manual.

Além dos professores Daniel Mendez e Marcos Kalinowski, já citados, também foram editores da obra os docentes Paris Avgeriou (da Universidade de Groningen, nos Países Baixos) e Nauman bin Ali (do Instituto de Tecnologia de Blekinge).

Centro de Ciências e Tecnologia
cct@ufca.edu.br