Curso EaD de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UFCA recebe conceito 4 do MEC

Publicado em 17/10/2024. Atualizado em 17/10/2024 às 14h37

Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC): um indicativo de excelência do Ministério da Educação (MEC).

O ICG varia de zero a cinco, sendo esta última a nota mais alta. Desde 2022, a UFCA oferta a graduação em ADS no formato Educação a Distância (EaD), na modalidade tecnólogo e em período integral (aulas síncronas e assíncronas).

O curso de ADS oferece 200 vagas anuais e possui duração média de dois anos. Apesar de ser uma formação a distância, a legislação brasileira atual exige que uma mínima parte das atividades previstas sejam cumpridas presencialmente, como é o caso de provas.

Vinculado ao Centro de Educação a Distância (Cead/UFCA), localizado na cidade de Icó, as atividades presenciais do curso de ADS foram oferecidas, em 2024, nos seguintes polos presenciais: Assaré, Icó, Iguatu, Milagres, Missão Velha, Juazeiro do Norte, Maranguape e Caucaia.

A manutenção desses polos é de responsabilidade das respectivas prefeituras municipais, que estabeleceram parceria com a UFCA para incentivar a população local e a de cidades vizinhas a ingressarem no Ensino Superior.

Professor Francisco Ferreira (CCT/UFCA). Foto: Dcom/UFCA

Para o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UFCA, professor Francisco Ferreira, essa avaliação é importante não apenas por ser a primeira do curso de ADS, mas também por ser a primeira avaliação de um dos cursos com formato EaD na UFCA: “A nota 4 representa um ótimo resultado e demonstra o nível de organização do curso, bem como nível do corpo docente, tutorial, discente e das equipes de apoio técnico e pedagógico provenientes do CCT e do Cead”, disse.

Conforme Francisco, “isso acaba por nos consolidar e demonstrar nosso potencial como curso na área de TI EaD na região sul do Ceará e Cariri”.

O corpo de docentes e de tutores é indicado pelo coordenador como o ponto mais forte do curso, principalmente porque esse grupo é o responsável pelas políticas e práticas necessárias para o funcionamento dessa formação em termos acadêmicos (Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura): “ Além disso, essas mesmas pessoas também ajudaram a criar todo o suporte necessário para qualidade do curso em nível de gestão”, reconhece o docente.

Segundo Francisco, os professores e tutores ajudam a organizar questões fundamentais para a oferta do curso, como ajustes no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), atualização de disciplinas e de bibliografias, documentação, regulamentação de todas as atividades do curso e atuação em diversos setores dentro da Universidade.

“Ou seja: não se trata apenas de ministrar aulas e realizar projetos. [Foram] essas e outras ações que levaram o curso a essa nota”, finaliza.

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
ads.cead@ufca.edu.br