UFCA participa do Encontro Global de Educação 2024, da Unesco. Evento será entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Fortaleza

Publicado em 24/10/2024. Atualizado em 25/10/2024 às 10h48

Divulgação - Unesco

A Universidade Federal do Cariri apresentará um projeto de Cultura no 2024 Global Education Meeting (ou Encontro Global de Educação 2024, em tradução livre) que ocorrerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2024, em Fortaleza. 

O evento é organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e tem como objetivo reconhecer, por meio do diálogo entre diferentes atores, a educação como um equalizador social e força motriz do desenvolvimento sustentável.

O projeto apresentado pela UFCA será o “IFECast – Minha Comunidade”, um podcast desenvolvido por graduandos do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), no campus Brejo Santo. O projeto será apresentado pela coordenadora dele, professora Karine Pinheiro (IFE/UFCA).

Também estará presente no evento a titular da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA), Laura Hévila.

Agenda 2030 da ONU

Em 2016, a ONU propôs aos líderes mundiais 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que, coletivamente, a Humanidade pudesse dissociar o crescimento econômico da pobreza, da desigualdade e das mudanças climáticas. 

No Encontro Global, a apresentação do IFE/UFCA será realizada na exposição intitulada “Accelerator Fair”, ou “Feira de Aceleração”, relacionada ao ODS 4 (Educação de Qualidade). 

De acordo com professora Karine, o projeto do IFE foi selecionado para a exposição dentre 14 experiências nacionais: “fomos selecionados devido à experiência que ocorre com estudantes da Pedagogia e a educação Básica de uma escola pública de Porteiras”, disse. A cidade de Porteiras-CE fica a 20km de Brejo Santo.

A ideia do IFECast é aproximar a UFCA da comunidade, com o objetivo de compreender, com base na cultura local, saberes populares, extrapolando as paredes da Universidade: “o projeto visa o desenvolvimento de práticas situadas e transformadoras com jovens estudantes do IFE/UFCA e a comunidade local. Tem referencial crítico e metodologias participativas entre os diversos atores (governo, sociedade civil, terceiro setor, estudantes, comunidade)”, explicou a docente.

Ao todo, 15 graduandos do IFE e 10 discentes de pós-graduação estão envolvidos no projeto.

Serviço

Instituto de Formação de Educadores
ife@ufca.edu.br

Secretaria de Cooperação Internacional
sci@ufca.edu.br