Projeto de pesquisa da UFCA, “Modos de Subjetivação e Biopolítica” lança livro sobre vulnerabilidade social na plataforma e-books

Publicado em 19/12/2024. Atualizado em 19/12/2024 às 17h00

“Sepultura”, instalação artística que integra a exposição “Trava da peste: linda quanto sol”, de Isadora Ravena, e ilustra a capa do livro. Foto: Divulgação/Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE)

Neste mês de dezembro de 2024, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) lançou a obra “Vidas Vulneráveis: entre os espaços de dentro e os espaços de fora”. O livro foi idealizado pelo projeto de pesquisa da UFCA “Modos de Subjetivação e Biopolítica: vidas vulneráveis” e reúne 14  artigos de professores, discentes e outros pesquisadores brasileiros e internacionais.

A obra discute situações de vulnerabilidade social vividas por grupos historicamente excluídos da sociedade e constrói uma linha do tempo no que diz respeito aos processos de tornar vulnerável um determinado grupo ou indivíduo social. O exemplar pode ser lido e baixado gratuitamente por meio da Plataforma de e-books da UFCA.

Conforme a professora da UFCA Regiane Collares, uma das organizadoras da coletânea, a ideia do livro foi abordar diferentes perspectivas da vulnerabilidade social – sejam elas econômicas, políticas, filosóficas ou psicológicas: “O fio condutor que nos levou a pensar nesse livro foi como tratar de vidas que se veem feridas ou expostas a situações hostis sem ser apenas um objeto de pesquisa, mas trazendo o teor da dignidade, porque, apesar de vulneráveis, essas vidas seguem suas trajetórias”, destacou.

Ainda de acordo com Regiane, partindo da ideia de que ninguém é completamente invulnerável, a obra também evidencia temáticas como apagamentos, processos de exclusão social e silenciamentos sistemáticos – aspectos intrinsecamente ligados a processos de vulnerabilização. 

As professoras Celme Torres (CCT/UFCA) e Victoria Régia (CCSA/UFCA), além do docente da Universidade Federal do Ceará (UFC) José Olinda de Braga, também integram a equipe de organizadores do livro.

Um lançamento físico do livro também está nos planos da equipe do projeto, contudo, ainda sem uma data certa para ocorrer. Segundo a professora Regiane, a ideia, para o ano que vem, é lançar um segundo volume do “Vidas Vulneráveis”.

Modos de Subjetivação e Biopolítica

O projeto “Modos de Subjetivação e Biopolítica: vidas vulneráveis” é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA). As ações desenvolvidas pelo projeto são financiadas pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do edital Pró-Humanidades.

A iniciativa mantém um canal no YouTube e um perfil no Instagram, nos quais são divulgadas as principais discussões do grupo.

Serviço

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
prpi@ufca.edu.br