Perguntas Frequentes
Publicado em 17/01/2025. Atualizado em 21/01/2025 às 09h49
Passos necessários para se candidatar a uma mobilidade internacional
Quais informações importantes para candidatura à mobilidade internacional?
Procure informações sobre as Instituições estrangeiras com as quais a UFCA tenha firmado acordo de cooperação acadêmica. Verifique quais oferecem cursos na sua área e quais os idiomas dominantes nos respectivos países. Caso o destino escolhido para realizar intercâmbio tenha o idioma diferente do português é necessário realizar teste de proficiência para a língua do país de destino, sendo de responsabilidade do núcleo de idiomas da PROCULT a aplicação dos mencionados testes. Também há que se considerar as condições financeiras para manter-se no país da instituição escolhida, durante o período de estudos no exterior, isso inclui gastos com hospedagem, alimentação, seguro-saúde, transporte e comunicação. Leia atentamente o edital de seleção para a instituição de seu interesse, e verifique todos os critérios exigidos para submissão de candidatura.
Como preencher o plano de estudos?
Após escolher a instituição na qual pretende realizar intercâmbio, o estudante deve procurar na página eletrônica da instituição estrangeira, as informações necessárias a sua candidatura: ementas das disciplinas, número de créditos das disciplinas, períodos e horários em que as disciplinas serão ofertadas, metodologia das avaliações, procedimentos específicos de admissão, documentos necessários para submissão da candidatura. Essas informações devem ser levadas ao coordenador do seu curso de graduação para que seja elaborado o seu plano de estudos.
Como formalizar a candidatura?
Na UFCA o setor responsável pela mobilidade acadêmica internacional é a Secretaria de Cooperação Internacional – SCI. Estando em conformidade com o edital de seleção interna, e dentro do prazo estabelecido no mesmo, você deve realizar sua inscrição e anexar a documentação solicitada. Após a aprovação na seleção interna, você estará apto para submeter sua candidatura à mobilidade internacional. Preencha o formulário fornecido pela instituição estrangeira. Se necessário, você e o coordenador do curso de graduação devem assinar um campo próprio no formulário de candidatura. Preste atenção a qual coordenador o formulário se refere, se ao coordenador do curso de graduação ou ao coordenador institucional, de cooperação internacional. Outros documentos podem ser exigidos pela Instituição estrangeira para a seleção de candidato à mobilidade.
Posso desistir da candidatura?
Em caso de desistência da mobilidade, o aluno deverá comunicar imediatamente à instituição estrangeira e, também à Secretaria de Cooperação Internacional, para evitar o desperdício de tempo, material e recursos por parte das mesmas.
Como acontece a seleção?
A SCI encaminhará a lista dos estudantes selecionados internamente para as Instituições estrangeiras de destino disponíveis para mobilidade, conforme o edital. O candidato deverá providenciar a submissão de sua candidatura de acordo com as informações disponibilizadas pela Instituição de destino. O prazo para resposta do aceite é de responsabilidade das Instituições estrangeiras. Caso a instituição estrangeira sugira alguma alteração no plano de estudos, o estudante deve providenciar as alterações solicitadas e encaminhá-lo novamente para a coleta das assinaturas exigidas. Essas alterações podem ocorrer a qualquer momento, isto é, durante o processo de candidatura, ou após a chegada do estudante na Instituição de destino. Qualquer alteração deve ser oficializada junto ao coordenador do curso.
Fui aceito e agora?
O estudante selecionado pela instituição estrangeira receberá o aceite/carta de aceitação. De posse desse documento, o aluno deve dirigir-se ao consulado do país de destino para solicitar o visto de estudante, com a documentação exigida pelo país destino. Ao se apresentar à instituição estrangeira, o aluno deverá comparecer ao setor de matrícula institucional para a realização de sua matrícula registro. Ao término do período de estudos no exterior, o aluno deverá solicitar a documentação relativa à finalização do período de mobilidade, como as ementas das matérias cursadas, histórico escolar ou certificado de conclusão, contendo as notas e carga horária das disciplinas cursadas.
Qual o procedimento para renovar a mobilidade?
O estudante em mobilidade internacional que pretende renovar o período de estudos, deve verificar as condições de renovação no edital de seleção ao qual concorreu. Caso esteja apto(a), deverá consultar a Instituição estrangeira para submissão de seu pedido de renovação junto a Faculdade/Coordenação do curso correspondente. Caso seja aceito para um novo período de mobilidade, deverá encaminhar um e-mail à SCI comunicando o interesse em prorrogar o período de estudos na instituição estrangeira e anexar a documentação exigida pela SCI.