Dossiês da Revista Lampião, da Ufal, são publicados com participação de docente da UFCA

Publicado em 20/01/2025. Atualizado em 20/01/2025 às 21h11

Neste mês de janeiro de 2025, foi divulgada a segunda parte do dossiê “Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas”, publicado pela Lampião – Revista de filosofia, que é um periódico da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Maxwell Morais de Lima Filho é um dos professores que integram a equipe de organizadores do projeto.

O dossiê está dividido em duas partes e surgiu a partir de investigações decorrentes da linha de pesquisa “Linguagem e Cognição” do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil/Ufal). A primeira parte da seleção de artigos é referente ao ano de 2023, no volume 4 da revista Lampião.

Maxwell Morais de Lima Filho (IIsca/UFCA). Foto: Davi Moreira – Dcom/UFCA

Além do professor Maxwell, também fazem parte da equipe os docentes Marcus José Alves de Souza (Ufal) e Argus Romero de Abreu (Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS). 

Argus Romero de Abreu, docente na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Foto: Jorge Paixão

As duas partes do dossiê reúnem 31 trabalhos de pesquisadores do Brasil e de outros países. A revista Lampião recebe artigos originais, resenhas, traduções e entrevistas. O periódico da Ufal aceita trabalhos em diversos idiomas como espanhol, inglês e francês.

A seleção dos trabalhos, conforme o professor Maxwell, foi feita por chamada e por convite a especialistas das áreas de Filosofia da Mente e das Ciências Cognitivas: “Tivemos a participação de dezenas de pesquisadores vinculados a instituições do Brasil, de Portugal, da Espanha, da Itália, da França, da Suíça, da Alemanha e dos Estados Unidos”, comentou.  

Marcus José Alves de Souza, docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foto: Arquivo Pessoal

Os temas discutidos pelos trabalhos nas duas partes do dossiê abordam questões ligadas à filosofia da mente e às ciências cognitivas. Os trabalhos são intercalados por obras do artista cearense André Dias, que desenvolve projetos com ilustração, quadrinhos, sketch urbano (feito a partir da observação urbana), retratos, animação e design gráfico e editorial.

O professor Maxwell afirma que é possível evidenciar três fatores que reforçam a importância desse tipo de produção acadêmica: “Oferecemos de forma gratuita e acessível mais de 600 páginas sobre áreas com intensos debates atuais. Nosso número especial pode ser lido por pessoas com interesse em Filosofia, Neurociências, Psicologia, Linguística, Geometria e Ciências da Computação. [Além disso], o dossiê contribui para a promoção do diálogo e da colaboração investigativa entre pesquisadores do Brasil e do exterior”, destacou.     

Serviço

Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes
iisca@ufca.edu.br