Curso de Biologia alcança conceito 4 no MEC

Publicado em 04/07/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h19

Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA

O curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) alcançou conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), de um máximo de 5. O MEC visitou o campus Brejo Santo, onde a formação é ministrada, entre os dias 12 e 14 de junho de 2019. Para reconhecer um curso superior (o que o autoriza a continuar funcionando), o MEC avalia 3 grandes campos de atuação: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Na prática, foram avaliados itens como condições de infraestrutura do campus, cumprimento das diretrizes curriculares nacionais, número de docentes com titulação de doutor, mestre e especialista e oferta de disciplina de Libras (obrigatória para Licenciaturas, conforme Decreto 5.626/2005). 

O relatório com a avaliação do curso de Licenciatura em Biologia foi enviado à Direção do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA) no último dia 21 de junho. Para ser reconhecido, um curso superior precisa atingir pelo menos a nota 3. 

De acordo com o Diretor do IFE/UFCA, professor Rodrigo Lacerda, essa foi a primeira vez que o curso de Biologia da UFCA foi reconhecido: “Para um curso iniciar, ele precisa de uma autorização, mas depois ele precisa passar por um processo de reconhecimento. Geralmente, [o reconhecimento] é feito quando a primeira turma se forma”, explica. 

Conforme o Coordenador do curso de Biologia, Samuel Cardozo, a nota demonstra que a formação oferecida pela Federal do Cariri é uma das melhores Licenciaturas do Ceará na área, “embora a meta seja melhorar ainda mais”. Para o professor, o conceito 4 reconhece o bom trabalho dos servidores e alunos do Instituto: “Com certeza, nosso curso tem potencial para fomentar a formação de profissionais competentes, que podem atuar no Cariri ou em qualquer local do país. Parabéns para o IFE/UFCA e parabéns ao meio ambiente da nossa rica região, que pode receber profissionais formados em um curso que preza pela educação e que acredita que a natureza é parte crucial da saúde de nossa sociedade”, disse. 

Reconhecimento do MEC

Criado em 2014, o IFE/UFCA teve seu terceiro curso reconhecido pelo MEC. O primeiro deles foi a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN), autorizada em janeiro de 2014. A formação vem do compromisso da UFCA de valorizar a docência e de suprir o deficit de professores de ciências no Cariri. Como o MEC visitou as instalações no ano passado, enquanto o campus ainda estava em obras, especificamente o quesito “infraestrutura” recebeu nota inferior a 3, o que fez com que o IFE/UFCA firmasse um protocolo de compromisso com a pasta para garantir o reconhecimento. As obras de ampliação do campus Brejo Santo foram inauguradas no fim de março passado e as de reforma estão próximas da conclusão. O segundo foi a Licenciatura em Química, que não precisou de protocolo e foi reconhecida também com conceito 4

Campus Brejo Santo

Pela LICN, os estudantes da UFCA e futuros professores têm formação geral nas áreas de Biologia, Física, Matemática e Química, com duração mínima de 3 anos. A partir do quarto semestre, eles optam por cursar disciplinas de áreas específicas, que podem ser Química, Física, Matemática ou Biologia. Assim, o estudante pode cursar concomitantemente a LICN e outra Licenciatura específica, em uma das áreas ofertadas. As disciplinas específicas são optativas para a LICN, mas obrigatórias caso o aluno queira obter seu segundo diploma.   

Entre os destaques dos cursos ministrados no IFE/UFCA está a alta qualificação de seus professores. Dos 34 docentes da LICN, 26 são doutores, 7 são mestres e 1 é especialista.  

Serviço 

Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA)
Rua Olegário Emídio de Araújo, s/n – Aldeota, Brejo Santo
(88) 3221.9590
Ife@ufca.edu.br