Administração Pública e Gestão Social
Graduação / BACHARELADO
Atualizado em 25/09/2023 às 11h53
Noturno
Presencial
4.5 anos
50
Juazeiro do Norte
Coordenação: Prof. MILANYA RIBEIRO DA SILVA
admpublica.ccsa@ufca.edu.br
(88) 3221-9543
Bloco M, sala M06
Esse curso forma profissionais capacitados para gerenciar as organizações públicas (sejam municipais, estaduais ou federais), de acordo com o interesse público. Essa(e) profissional, em todas as suas atividades na área, deve seguir os cinco princípios da Administração Pública: o da Legalidade, o da Moralidade, o da Impessoalidade, o da Publicidade e o da Eficiência. No decorrer da formação, a(o) estudante encontra um amplo estudo de Ciências Sociais e de Gestão e Políticas Públicas, conciliando – em contextos nacionais e internacionais – articulação, negociação e tomada de decisões.
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não Informado
Bibliografia
- Juliane Furno; Pedro Rossi.. Economia para transformação social: pequeno manual para mudar o mundo.. 1.a. Autonomia Literária. 2023
- Ladislau Dowbor. Resgatar a função social da economia: uma questão de dignidade humana.. 1.a. Elefante. 2022
- Manuel Castells (Org.). Outra economia é possível: Cultura e economia em tempos de crise.. 1.a. ZAHAR. 2019
- Diva Benevides Pinho; Marco Antonio S de Vasconcellos e Rudinei toneto Jr. (orgs.). Manual de Economia. 7.a. Saraiva. 2017
- Ladislau Dowbor. O pão nosso de cada dia. 1.a. Perseu Abramo. 2016
- Carlos Magno Mendes [et al]. Introdução à Economia. 3.a. UFSC-CAPES. 2015
- Carlos Magno Mendes [ et al]. Introdução à Economia. 1.a. UFSC-CAPES. 2015
- Ha-Joon Chang. Economia: modo de usar. Um guia básico dos principais conceitos econômicoa.. 1.a. Portifolio Penguin. 2015
- Wilson Cano. Introdução à Economia. 1.a. UNESP. 2012
- Ladislau Dowbor. Democracia econômica: um passeio pelas teorias. 1.a. BNB. 2010
- Michael Parkin. Economia. 8.a. Pearson. 2009
- Nali de Jesus Souza. Economia Básica. 1.a. Atlas. 2009
- Francisco Mochón. Princípios de economia. 1.a. Pearson. 2007
- Ignacy Sachs. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. 1.a. Garamond. 2000
- Ladislau Dowbor. O mosaico partido: a economia além das equações. 1.a. Vozes. 2000
- Amartya Sen. Desenvolvimento como liberdade. 1.a. Cia. das letras. 2000
- Paulo Sandroni. Novíssimo Dicionário de Economia. 1.a. Best Seller. 1999
- Paul Singer. Aprender Economia. 7.a. brasiliense. 1986
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Contexto histórico e fundamentos das Ciências Sociais; Autores, conceitos e modelos teóricos clássicos de análise das instituições sociais, culturais e políticas; As especificidades da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política e a sua importância para a compreensão de temas contemporâneos relevantes para a atuação do profissional de Administração Pública.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
As bases que fundamentam a formulação da Administração como Ciência; O objeto de estudo da Administração: Gestão ou Organizações; A evolução do pensamento administrativo como reflexo do sistema capitalista de produção; O Surgimento do Estado e suas funções; Do Estado de Bem-Estar Social ao Estado Neoliberal; Contextualização da crise do Capitalismo ao Terceiro Setor; Gestão Pública, Democracia e Cidadania.
Bibliografia
- Por uma nova interpretação das mudanças de paradigma na administração pública
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Práticas de leitura e de produção de texto; Estrutura, ordenação e desenvolvimento do texto; Noções fundamentais de gêneros textuais; Qualidades e defeitos de um texto.
Bibliografia
- Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Reflexão sobre o Ensino Superior no Brasil; A UFCA no contexto da expansão das IFES; Os desafios da UFCA no Cariri Cearense; Estrutura e Funcionamento da UFCA; História, perspectiva, estrutura e funcionamento do Curso de Administração Pública; O Projeto Político Pedagógico do Curso e sua matriz curricular; Ações de ensino, pesquisa e extensão ligados ao Curso de Administração Pública; A constituição e os desafios do Campo de Públicas a nível Nacional; Principais eventos ligados ao Campo de Públicas; A organização da vida de estudos na Universidade; Formas de organização e participação dos estudantes na vida universitária.
Bibliografia
- Oficina Ferramentas de Estudo e Produtividade
- Regulamentos dos Cursos de Graduação da UFCA
- Projeto Político Pedagógico do Curso de Administração Pública e Gestão Social
- Calendário Acadêmico
- Projeto Político Pedagógico do Curso de Administração Pública e Gestão Social
- Dossiê - Campo de Públicas no Brasil: definição, movimento constitutivo e desafios atuais. Administração Pública e Gestão Social
- Políticas de educação superior no Brasil na primeira década do século XXI: alguns cenários e leituras.
- Os limites e desafios da formação em Gestão Pública e Gestão Social no Curso de Administração Pública da UFC Campus Cariri.
- SANTOS, Boaventura de Souza. A universidade do Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória. . Cortez. 2004
- SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. . Cortez. 2002
Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não Informado
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A construção do objeto da ciência na epistemologia contemporânea; A divisão clássica entre ciências físicas e sociais/humanas.; A nova visão da ciência na realidade contemporânea a partir do deslocamento da relação sujeito-objeto. A produção de conhecimento nas sociedades complexas para além dos postulados de racionalidade/causalidade linear, objetivismo, previsibilidade. A virada paradigmática e a construção plural de um referencial teórico para as ciências humanas e sociais; Os princípios da interdependência, da complexidade e do respeito às diferenças na produção do conhecimento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Fundamentos, estrutura e finalidade do Estado; Estado e Governo; Características e organização do Estado brasileiro; Diferentes concepções de sociedade civil organizada e sua forma de atuação; Conexões e confrontos entre Estado e Sociedade Civil; Modelos de desenvolvimento econômico e seus condicionantes políticos; Os efeitos da globalização e do neoliberalismo nas políticas públicas brasileiras; Reforma do Estado e Planos de estabilização econômica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Ciência e Conhecimento Científico; Os Métodos Científicos: Pressupostos e Conseqüências de sua Aplicação quanto às Particularidades das Ciências; Verdade, Evidência e Certeza; Fatos, Teorias e Leis. O trabalho científico: composição e escrita.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A construção social da esfera pública; Atores da Esfera Pública; Direitos humanos e cidadania no Brasil: impedimentos estruturais. Acesso à esfera publica; Cidadania e desigualdade social; Vetores contemporâneos para a discussão da cidadania: etnia, gênero e novas clivagens de identidade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A organização político-administrativa do Estado. A Federação brasileira. Entes federativos. Competências. Intervenção federal e estadual. Poder Legislativo. Processo legislativo. Tribunal de Contas. Poder Executivo. Poder Judiciário. Precatórios. Funções Essenciais à Administração da Justiça. Defesa das Instituições Democráticas. Da Ordem Econômica e Financeira. Princípios Gerais da Atividade Econômica. Política Urbana. Política Agrícola e Fundiária. Reforma Agrária. Da Ordem Social. Seguridade Social. Educação, Cultura e Desporto. Ciência e Tecnologia. Comunicação Social. Meio Ambiente. Família, Criança, Adolescente e Idoso. Dos Índios. Atos das Disposições Constitucionais Transitórias.
Bibliografia
- PEDRO LENZA. LENZA, P. Direito Constitucional Esquematizado. 14. SARAIVA. 2010
- Conjur
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
As ambivalências do conceito de política e de políticas públicas; As noções de público e privado, público e estatal, público e governamental; Tipologias das de Políticas Públicas; O Ciclo de Políticas Públicas; Instituições e atores no processo de políticas públicas; O setor público não-estatal e as políticas publicas; Noções de eficácia, eficiência e efetividade das políticas públicas; Políticas Públicas e participação; Os setores das políticas Públicas no Brasil; Estudos de caso de temas emergentes em políticas públicas.
Bibliografia
- Leonardo Secchi. Políticas públicas : conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2. Cengage Learning. 2013
- Mara de Oliveira, Sandro Trescastro Bergue [org]. Políticas públicas [recurso eletrônico]: definições, interlocuções e experiências. . EDUCS. 2012
- Reflexões sobre o conceito de Política
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Noções de Território situando a Gestão Social. Crise, debate e evolução do papel do Estado no final do século XX. O Conceito de Território; Território e Territorialidade; Território e Identidade; Sustentabilidade e Território; Organização política do território; Políticas Territoriais no Brasil: Principais Formulações e Execuções; Análise das relações Estado/Território no Brasil.
Bibliografia
- TENÓRIO, F. G.. Cidadania e desenvolvimento local. . FGV, UNIJUI. 2007
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Noções preliminares de Direito. O Direito como objeto de conhecimento: perfil histórico. Diferenças conceituais. Disciplinas jurídicas. Direito: divisão (classificação), fontes, noção e elementos. Posição no quadro dos conhecimentos humanos. Método e Direito. Relações Jurídicas. Responsabilidades
Bibliografia
- conjur
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Sociedade em Redes. Redes Organizacionais e Interinstitucionais; Pólos, Aglomerações, Arranjos; Consórcios, Conselhos, Fóruns, Cooperativas e Associações. Perspectiva Estratégica do Desenvolvimento em Redes. As Redes e os Processos de Coprodução e Cogestão de Bens e Serviços Públicos.
Bibliografia
- Redes como perspectiva de análise e como estrutura de governança: uma análise das diferentes contribuições
Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Definições de Socioeconomia. Economia Plural: bases históricas e definições. Antropologia da Dádiva: histórico, conceito e concepção econômica da dádiva. Economia social: contexto de surgimento e características. Economia Popular: contexto brasileiro e latino-americano, tipologia do campo. Economia solidária: histórico, concepções e práticas. Cooperativismo tradicional e cooperativismo popular.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não Informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
As ambivalências semânticas do uso do termo democracia; Democracia e suas adjetivações; As representações sociais de democracia; Teorias da democracia clássicas e contemporâneas; Os dilemas da representação político-partidária e democracia; Os dilemas contemporâneos da igualdade e da diferença; O papel nos novos atores sociais na construção da democracia e a questão da participação social; A noção de esfera pública; O papel histórico dos movimentos sociais e os desafios contemporâneos na construção da democracia; os mecanismos de controle e accountability e os novos formatos de participação política e mobilização social no Brasil e no mundo; Democracia com uma nova gramática social.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Reformas do Estado e modelos de administração pública. Natureza e funções do Estado contemporâneo. Federalismo, descentralização e relações intergovernamentais. As relações entre Estado e sociedade e a governança pública. Bases teóricas e históricas da governança pública. Governabilidade, governança pública e democracia. Agentes governamentais e novos atores da governança poderes locais e outras escalas de poder. Cidadania, participação social e governança compartilhada. Novos contornos da gestão pública e novas formas de governança. A ideia do Estado-Rede
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A qualidade da democracia e a questão da efetividade da participação; Democracia participativa; Movimentos sociais; As relações entre os níveis da federação (federalismo) e a questão da descentralização das políticas públicas; A teoria da participação popular, enquanto elemento norteador da Gestão de Políticas Públicas; A efetividade das IP´s (Instituições Participativas) e o seu potencial de influência nas políticas públicas; O papel dos Conselhos de Participação da Sociedade nos municípios; As experiências do orçamento participativo; Experiências de Gestão no campo Democrático-Popular e seu caráter inovador em Políticas Públicas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Propósitos e Limitações da Estatística; Estatística Descritiva; Probabilidade; Variáveis Aleatórias; Principais Distribuições; Distribuição Conjunta de Duas Variáveis.
Bibliografia
- Pedro A. Morettin, Wilton de O. Bussab. Estatística Básica. 9ª. Saraiva. 2017
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A importância da contabilidade nas organizações públicas e privadas e seus usuários externos e internos; Estrutura básica de um Balanço Patrimonial: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. O mecanismo de origens e aplicações de recursos. Despesas e receitas. Balanços patrimoniais os principais grupos de contas. Extração de dados do balanço patrimonial para tomada de decisões. A demonstração do Resultado do Exercício na geração de informações.
Bibliografia
- José Carlos Marion. Contabilidade Básica. 1. Atlas. 2020
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O processo de políticas públicas. Identificação de problemas públicos. A formação da agenda pública: atores, interesses e conflitos. Formulação e implementação de políticas públicas. Instituições, atores e políticas públicas. Instrumentos de políticas públicas. Planejamento governamental e políticas públicas no Brasil contemporâneo. Integração, intersetorialidade e descentralização no contexto federalista. Sistemas de políticas públicas. Participação social em políticas públicas. Esfera pública ampliada e novos contornos da gestão pública e das políticas públicas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Gestão ética no serviço público e privado, destacando a ética na sociedade brasileira e nas organizações; a participação dos servidores, gestores, sociedade civil, bem como os diferentes atores sociais e o cidadão comum na implantação da cultura da transparência nas organizações públicas e privadas. Conhecer através de conteúdos teóricos e de forma experienciada os instrumentos que fortalecem a participação popular a transparência na gestão pública, sendo eles os Conselhos de Direitos e Órgãos de Controle Social. Desafios éticos que emergem dessas novas realidades.
Bibliografia
- Projeto de Lei de Iniciativa Popular
- Verdade e ilusão democrática [José Saramago]
- Não é só sobre eles. É também sobre nós.
- Álvaro L. M. Valls. O que é Ética. . Brasiliense. 1994
- Observatório de Contas Públicas de Madalena
- Guia Prático da Lei de Acesso à Informação
Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Formação do Estado. Necessidades Financeiras do estado. Despesa, receita e crédito público. Orçamento tradicional. Orçamento como instrumento de planejamento. Classificações orçamentárias. O processo orçamentário. A execução orçamentária e financeira. Acompanhamento, avaliação e controle da execução orçamentária. Controles interno e externo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Análise de políticas públicas: perspectiva histórica e teórica. Tipologias de políticas públicas. Objetivos, natureza e dinâmica das políticas públicas. Avaliação de políticas públicas: objetivos, natureza e tipos de avaliação. Indicadores de processo, estrutura e resultados. Modelos e instrumentos metodológicos no campo de avaliação. Construção de indicadores de monitoramento e avaliação
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Sistema tributário nacional. Obrigação tributária. Contencioso Fiscal. Imposto de renda pessoa física (IRPF) e sua contabilização. Imposto de renda pessoa jurídica (IRPJ). Imposto sobre produtos industrializados (IPI). Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) e sua contabilização. Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS). Contribuições sociais. Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução ao conceito de indicadores. Tipologia e propriedades dos indicadores. Metodologia de construção de indicadores. Potencialidades e limitações de indicadores para avaliação e para a gestão das políticas públicas e programas sociais. Análise de indicadores aplicada à gestão pública e social.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Elementos de Tecnologia da Informação (hardware, software, telecomunicação, bases de dados e peopleware); Ligação entre estratégia de TI, estratégia organizacional e gestão pública; Modelo para análise e avaliação da Tecnologia da Informação; Posicionamento estratégico da TI nas organizações: Grid Estratégico, Cadeia de Valor e Matriz Intensidade de Informação; O modelo do alinhamento estratégico. Maturidade do Alinhamento Estratégico; Diagnóstico integrado do papel da TI nas organizações; Avaliação da eficácia da TI.
Bibliografia
- BRASIL/MCTI. IA para o bem de todos: Proposta de Plano de Inteligência Artificial 2024-2028. 1.a. MCTI. 2024
- Ricardo Antunes (Org.). Icebergs à deriva: o trabalho nas plataformas digitais. 1.a. Bboitempo. 2023
- Helena Martins. Comunicações em tempo de crise: Economia e Política. 1.a. Expressão Popular. 2020
- Shoshana Zuboff. A era do capitalismo digital. 1.a. Intrínsica. 2020
- OCDE. A economia digital no Brasil. 1.a. OCDE. 2020
- Ricardo Antunes. Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. 1.a. Boitempo. 2020
- Wilson Gomes. A democracia no mundo digital: História, Problemas e Temas. 1.a. SENAC São Paulo. 2018
- BRASIL/MCTI. Estratégia brasileira para a transformação digital. E-digital. 1.a. MCTI. 2018
- Jonas Valente e Marina Pita. Monopólios digitais: concentração e diversidade na Internet. 1.a. Intervozes- Coletivo Brasil de Comunicação social.. 2018
- Ministério da Ciência e tecnologia - MCT. A Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde. 1.a. MCT. 2000
- Manuel Castells. A Sociedade da Informação. A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura. Vol. I.. 1.a. Paz e Terra. 1999
- Milton Santos. Técnica, Espaço, Tempo: globalização e meio técnico-científico informacional.. 2.a. Hucitec. 1996
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Principais métodos quantitativos e qualitativas de pesquisa. A abordagem quanti-qualitativa. Procedimentos de coleta e análise de dados dos métodos qualitativos estudados: Entrevista, Etnografia, História de vida, Análise documental, Pesquisa-Ação, Estudos de Caso, Análise de Conteúdo, Análise de Discurso. Elaboração de ferramentas de coleta de dados; Correlação; Análise de Variância; Testes de Hipóteses; ANOVA; Análise de Cluster.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Tópicos especiais em psicologia social: ideologia, representações sociais, linguagem, identidade diversidades culturais, subjetividade, gênero, etnia, geração. Introdução ao estudo dos fatos sociais: abordagens teóricas da psicologia comunitária. Intervenção psicossocial, Processos grupais, trabalhos na comunidade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
As bases epistemológicas de uma nova visão de mundo; Edgar Morin e a re-conexão de saberes: multi, inter e trans-disciplinariedade. Howard Gardner e as inteligências múltiplas. O conceito de Metodologias Integrativas. Observar, escutar e agir com base na mente-corpo-coração. Casos de aplicação de metodologia integrativas na gestão pública e social e experiências diretas para se familiarizar com algumas delas. Legislação e Normas de Estágio da UFCA; Resoluções, normas e formulário de estágio em RS do Curso de Administração Pública; A metodologia da Residência Social; A Residência Social como aproximação e apropriação teórico-prático-teórica; Técnicas de elaboração de relatório da residência social.
Bibliografia
- MORIN, Edgar.. Os sete saberes necessários à educação do futuro. . Cortez. 2000
Semestre 8
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Noções Gerais de Contabilidade e controladoria pública, campo de aplicação, objeto e comparações com a contabilidade empresarial. Estrutura político-administrativa brasileira. Orçamento público. O processo orçamentário. Classificação do orçamento. Receitas. Despesas. Plano de contas da Administração Federal. Contabilização das operações típicas da Administração Federal. Balanços e demonstrações das variações patrimoniais. Controladoria e sua aplicação às organizações do setor público.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Discussão conceitual acerca da avaliação de projetos sociais. Tipologia de avaliação de projetos. Diversos aspectos metodológicos da avaliação de projetos, desde seu planejamento, execução e divulgação de resultados. Exercícios e estudos de casos de avaliação de projetos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Evolução histórica da Administração Pública e dos Serviços. Marcos teóricos e regulatórios da gestão dos serviços públicos. As fronteiras entre o público e o privado na gestão dos serviços. O envolvimento das organizações de mercado e não governamentais na prestação do serviço público. Qualidade dos serviços públicos e as relações entre prestadores e usuários. Regulação e controle social dos serviços públicos Accountability e Agências Reguladoras. A proposta do Novo Serviço Público. Alianças, redes, parcerias e outras formas locais da produção e gestão dos serviços públicos. Experiências inovadoras na gestão dos serviços públicos
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Escolhas teóricas e metodológicas. Questões técnicas e metodológicas dos processos investigativos e de intervenção no campo de públicas. Parâmetros e procedimentos para inserção no campo e diagnóstico da realidade. Coleta, registro e tratamento de dados e informações. Elaboração de projetos de pesquisa e de intervenção. A condução da pesquisa e da intervenção organizacional. As formas de publicização de resultados de pesquisa e intervenção. Seminário de defesa de projetos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
96 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Trata-se da experiência de imersão em organizações públicas ou sociais, projetos, núcleos, comunidades, associações, contextos de práticas, etc. sob o acompanhamento de um orientador (professor do Curso) e um tutor (no contexto no qual fará a imersão). As normas da Residência Social estão definidas em Resolução interna do Curso e devem ser cumpridas integralmente.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 9
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não Informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Fundamentos historicoculturais da Libras e suas relações com a educação dos surdos. Parâmetros e traços lingüísticos da Libras. Cultura e identidades surdas. Alfabeto datilológico. Expressões não-manuais. Uso do espaço. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em língua de sinais
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A evolução da sociedade industrial à sociedade em rede. Os seus elementos estruturantes e suas relações com o capitalismo informacional. As novas tecnologias (TICs), as suas utilizações e os impactos (positivos e negativos) na sociedade, na economia, nos governos e nas organizações, no Brasil, na região e no local; aspectos teóricos e conceituais relativos à sociedade informacional, o e-governo, a e-governança, a e-administração: suas aproximações e dispersões. As experiências práticas vivenciadas no uso das TICs (e-governo) por parte de governos regionais e locais: entraves, avanços, inovações e possibilidades. E as relações entre uso das TICs, as Redes e os Territórios objetivando uma gestão pública e uma gestão social a serviço de um desenvolvimento humano e sustentável.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Elementos de teoria do planejamento: o que significa planejar; planejamento, racionalidade e poder: observando a relação destes três fatores na evolução histórica de cidades e territórios (exemplos). Planejamento e complexidade: como muda o planejamento em tempos de fragmentação de poderes, de conflito sobre valores e interesses, de multiplicidade de visões sobre fins e meios. Planejamento e participação: além da retórica, porque é necessária a inclusão de novos sujeitos e porque ela implica uma visão radical na teoria e na prática do planejamento. Instrumentos do planejamento territorial e urbano no Brasil contemporâneo: os programas de integração territorial do Governo Federal e o Plano Diretor Municipal.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não Informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não Informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Discussão sobre alguns dos principais métodos qualitativos de pesquisa; Detalhamento de alguns dos procedimentos de coleta e análise de dados dos métodos qualitativos estudados: etnografia, história de vida, construção de desenhos, pesquisa-ação, estudos de caso; análise de conteúdo. Exercícios práticos ilustrando cada um dos métodos estudados na disciplina.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Aspectos gerais dos procedimentos licitatórios. Princípios. Causas Excludentes. Modalidades. O procedimento licitatório. Invalidação dos procedimentos licitatórios. Contratos administrativos.Características e modalidades. Extinção dos contratos administrativos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Evolução dos conceitos de comunicação institucional/pública e marketing público e seus múltiplos significados em seus diferentes contextos sócio-histórico; os seus campos e suas relações e interações com o cidadão, os meios midiático, poderes do Estado e governos, partidos políticos, organizações do terceiro setor e da iniciativa privada, os profissionais, pesquisadores e intelectuais de diferentes formações. A relação com outros saberes: organizacional, informacional, comunicacional, jurídico, administrativo, gerencial, política, entre outros; e os modos de aplicar estes conceitos. Refletir, pensar e aplicar os conhecimentos por meio do ensino, da pesquisa, da extensão, da aplicação 33 no dia-a-dia para a melhoria das relações intra-governo, inter-governos, governosociedade, governoiniciativa privado tendo como objetivo maior o interesse público e a defesa do bem comum. Comunicação e Marketing Público com suas ferramentas capazes de potencializar os servidores, os gerentes da coisa pública a alocar os recursos de forma eficaz, eficiente e inovadora para a prestação de serviços em quantidade e qualidade desejada pela sociedade, para a operacionalização de uma administração pública.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Terceiro setor: definições e contexto. Conceito de público e público não-estatal. As organizações sociais como campo de atuação do gestor. Tipos de organizações sociais (OSs). Relação das OSs com o Estado. Especificidades da gestão de OSs. Gestão Funcional e Gestão por Projetos em OSs. Sustentabilidade e captação de recursos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Processo histórico: gênese, afirmação e refluxo do movimento social. Questões conceituais. Relação dos movimentos sociais com o Estado e as classes sociais. Tendências dos movimentos sociais: o urbano, o rural. Análise de experiências de movimentos sociais: particularidades e especificidades. Base histórico‐conceitual sobre movimentos sociais: conceitos clássicos e contemporâneos sobre movimentos sociais. Novos movimentos sociais. Trabalho social com comunidades: potencial político do empoderamento na perspectiva do controle social de políticas públicas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Novas formas de extensão da cidadania civil: a extensão dos direitos das mulheres e o fortalecimento dos movimentos da raça negra. As mulheres e os negros nos movimentos populares. A 36 diferenciação por gênero e raça nas lideranças dos movimentos sociais. Gênero em movimento: diferentes aspectos do feminismo. Raça em movimento: diferentes aspectos do movimento social negro. O direito à diferença e à identidade nas suas diferentes dimensões e os novos canais de sua expressão. A dimensão de gênero, raça e etnia como indicadores para processos de planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Sociedade complexa e direitos humanos. Globalização Cultural e Econômica. Direitos Humanos e Multiculturalismo. Políticas públicas voltadas à afirmação de direitos humanos. Minorias Sociais e avaliação das Políticas Públicas Compensatórias.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Formação política e econômica do Nordeste; O Nordeste e o sistema colonial; As raízes das disparidades regionais; O Estado e a política regional; O processo de industrialização e urbanização do Nordeste; A agricultura nordestina e suas transformações; As estratégias oficiais e as propostas alternativas para o Nordeste.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Políticas públicas em perspectiva comparada. Pluralismo epistemológico e novas abordagens em políticas públicas e processos de governo. Pesquisas em políticas públicas: o conhecimento estabelecido, questões controversas e perguntas para futuras pesquisas. Temas emergentes. Tomada de decisões públicas e formulação de alternativas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Discussão sobre conceitos de cultura, memória social e coletiva; Hibridismo cultural; Tradição e identidade cultural na pós-modernidade; Identidade e diferença; O direito à memória; Concepção de patrimônio cultural imaterial; Análise das tecnologias intelectuais, orais, escritas e virtuais como recursos da memória social e coletiva; A memória coletiva das comunidades tradicionais locais; Os desafios do poder público e das organizações da sociedade civil na gestão da memória coletiva; Casos e exemplos de ações que compreendem a gestão da memoria social; Aproximação com grupos, comunidades, organizações e pessoas inseridas em contextos de valorização da memoria social.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
As relações entre cultura e desenvolvimento e a economia criativa. Cidades e territórios criativos. Estado e políticas públicas de cultura e economia criativa. Gestão e políticas culturais. Economia da cultura e do simbólico. Gestão de empreendimentos criativos. Experiências de fomento à cultura e economia criativa. Tendências recentes: economia colaborativa e do compartilhamento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Tecnologia Apropriada e Tecnologia Social. Tecnologia social e economia solidária. Tecnologia social e meio ambiente: ecologia profunda e o princípio responsabilidade. Permacultura: histórico, princípios, contexto e práticas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conceitos Básicos em Empreendedorismo; Empreendedorismo: Uma Breve Contextualização; tipologia de empreendimentos; O Empreendedorismo Social e Sua Importância Para o Cenário Econômico, Político e Social no Mundo; A Inovação Social e o Empreendedorismo na Sociedade do Conhecimento; Empresas e Negócios Sociais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Noções, pressupostos, classificação (histórica e dimensional) e desafios dos direitos humanos na atualidade. Dignidade da pessoa humana, universalização dos direitos humanos na comunidade internacional. Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Proteção internacional dos direitos humanos, acepção do termo interesse, direito estatal das coletividades, os novos sujeitos sociais e as novas formas de expressão dos direitos. A instrumentação dos direitos difusos: legitimação para agir e a tutela dos interesses difusos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Noções de associativismo, cooperativismo e empreendimentos econômicos solidários; Diferenças entre gestão de empresas, gestão pública (governamental), gestão de organizações sociais e gestão de empreendimentos econômicos solidários; Gestão de associações e Cooperativas Populares; Definição de incubação de EES, e suas diferenças com relação à incubação tradicional; Educação popular e incubação; Metodologias de incubação: tipologia, fases e avaliação; O papel das instituições de apoio e fomento; Tendências da economia colaborativa e compartilhada; Aproximação com experiências locais de associativismo, cooperativismo e empreendimentos econômicos solidários.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Condicionantes sócio históricos da política brasileira; Cultura política, instituições políticas e relações de poder; Sistema representativo e partidos políticos no Brasil; A lógica partidário-eleitoral e a crise de legitimidade; As reformas políticas-eleitorais; Estudos sobre o voto e o comportamento do eleitor; Diálogos entre democracia representativa e democracia participativa; A nova democracia brasileira e mundial.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O debate teórico-conceitual sobre o poder; Poder e estrutura social no Brasil; Diferentes tipos e manifestações de poder; Poder como dominação; O poder simbólico; Cultura e poder; A constituição das elites politicas no Brasil; Biopolítica, direito e controle social; Redefinições institucionais dos espaços de poder.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Gestão ambiental: conceito, princípios e histórico. Métodos e instrumentos para a gestão ambiental. Sistemas de gestão ambiental (ISO 14000). Demonstração de Informação de Natureza Ambiental DINA. Impactos ambientais: objetivos, conceitos. Fundamentos sobre Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Políticas públicas, Gestão Ambiental e Desenvolvimento - o Estado promovendo interação entre meio ambiente e sociedade. Políticas Públicas Ambientais. Educação Ambiental. Legislação Ambiental. A legislação brasileira da área de meio ambiente.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Contextos de Constituição do Fenômeno da Globalização: da Idade Antiga ao Século XXI; Globalização Política, Econômica e Cultural. Multilaterlismo e Os Atores Internacionais. As Grandes Questões da Agenda Internacionais. Grupos Internacionais de Poder: G20, G8, BRICS; Comunidade Econômicas e Politicas; As relações internacionais na América Latina; As relações internacionais do Brasil.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O que é trabalho. O sentido ontológico do trabalho. Trabalho e humanização. História das relações sociais de produção. O trabalho na sociedade contemporânea. Aspectos sociais e psicológicos da organização do trabalho. A Psicologia Organizacional e a Psicologia do Trabalho. Gestão de Pessoas. Saúde do Trabalhador.