Campos de Atuação
Publicado em 14/07/2022. Atualizado em 21/01/2025 às 14h45
O Campo de atuação do profissional formado no curso ADS-UFCA: Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria; empresas de tecnologia; empresas em geral (indústria, comércio e serviços); organizações não-governamentais; órgãos públicos; institutos e Centros de Pesquisa; instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
O Analista e Desenvolvedor de Sistemas EAD, formado pela UFCA, será o profissional capaz de identificar as demandas e necessidades da sociedade, propor soluções e modelos informatizados. Esse profissional deverá ser capaz de acompanhar e se adaptar às inovações tecnológicas. Desenvolver e aprender novas técnicas, bem como analisar, projetar, documentar, especificar, testar, programar, implantar e manter sistemas de informação. Aplicar o conhecimento em prol do desenvolvimento da instituição e da sociedade.
Uma pessoa graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em:
- desenvolvimento de software (front-end, back-end, mobile),
- análise e modelagem de sistemas,
- gestão de projetos de TI,
- administração de bancos de dados,
- infraestrutura de TI,
- segurança da informação,
- ciência de dados,
- inteligência artificial
- consultoria de TI
- empreendimentos próprios.
Essa formação permite também atuação na educação e pesquisa, desenvolvendo ou aplicando soluções tecnológicas em diversos setores, como indústrias, bancos, startups, órgãos públicos, e-commerce e saúde, dependendo de suas habilidades e interesses.
A prática profissional neste curso é bastante presente. Sejam nos componentes que têm essa característica própria, como é o caso dos Projetos Integrados e estágio não obrigatório, presenciais nos laboratórios e ainda nos componentes curriculares que preveem essa prática. Esses componentes, na EaD, podem beneficiar-se do potencial da tecnologia utilizando recursos como simuladores, realidade virtual e laboratórios remotos, desde que comprovem e promovam a interatividade, a interação, o manuseio e a experimentação por parte do usuário para o desenvolvimento das capacidades previstas.