Sobre o curso

Publicado em 14/07/2022. Atualizado em 08/04/2025 às 14h01

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) na modalidade EaD da UFCA, tem como base o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), que orienta a organização do Cursos Superiores de Tecnologia – CST, do Ministério da Educação, viabilizando esta oferta de Educação Profissional e Tecnológica.

O curso é ofertado na modalidade EaD, aqui entendida como uma forma de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem que permite a atuação direta do docente e do estudante em ambientes físicos diferentes.

Foi concebido com o princípio do acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, ofertado com base nas novas tecnologias da informação e da comunicação.

É objetivo do curso formar o profissional Analista e Desenvolvedor de Sistemas da área de tecnologia e informação (TI) com a competência para analisar, projetar, desenvolver, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. Avaliar, selecionar, especificar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados. Coordenar equipes de produção de softwares. Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Conheça o Projeto Pedagógico do Curso na íntegra.

Projeto Pedagógico do Curso (PPC) - Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Agosto de 2024

Baixar documento

Ultima atualização: 2024-09-16 15:06:07

Como se trata de um curso à distância, a maior parte das atividades é realizada em formato online, seja síncrono ou assíncrono. As aulas síncronas são aquelas realizadas através de plataformas de videoconferência e geralmente são realizadas à noite. As aulas assíncronas ficam gravadas na nossa plataforma moodle, e cada estudante pode assistir de acordo com sua organização de tempo. Entretanto, sempre é necessário atentar para os prazos de entregas das atividades.

Além desses, o curso também prevê alguns encontros presenciais no polo para o qual você se matriculou. Ou seja, é preciso se dirigir ao polo com certa frequência. Existe a previsão de pelo menos 2 encontros presenciais por semestre que envolvem aulas práticas e avaliação. Esse número de aulas pode variar. Os encontros presenciais são obrigatórios devido às regras da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e, em muitos casos, valem nota. Os encontros presenciais geralmente acontecem aos sábados pela manhã ou à tarde, dependendo do tipo de atividade (prova ou aula) e da disponibilidade dos polos.

As datas e os horários desses encontros são divulgados com bastante antecedência, geralmente já nas primeiras semanas de cada semestre.

DADOS DO CURSO

  • Nome: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS)
  • Modalidade de oferta do curso: Educação a Distância (EaD)
  • Grau Acadêmico: Tecnólogo
  • Turno: Integral
  • Diploma Concedido: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Área do Curso: CNCST: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação.
  • Forma de Ingresso: Edital específico
  • Nº de vagas: 200 (duzentas) vagas anuais.
  • Nº de polos: 08 (oito).
  • Normativo de Criação: Resolução CONSUNI Nº 76, de 10 de maio de 2022
  • Unidade Acadêmica Responsável: Centro de Ciências e Tecnologia – CCT – J. do Norte

CARGA HORÁRIA

  • Carga Horária Total: 2.098 Horas
  • Prazos para conclusão: Mínimo de 4 Semestres (dois anos)

ENCONTROS PRESENCIAIS E O AVA

  • Conforme o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017 é obrigatória a previsão de momentos presenciais em cursos à distância.
  • Os encontros presenciais serão realizados no polo presencial ou usando as tecnologias com preparação prévia pelos coordenadores do curso, docentes, discentes e equipe de apoio presencial: Docente presencial, tutores presencial e a distância, suporte CEAD/DTI para equipamentos, internet, conexões, além dos serviços (em caso de avaliações, provas, apresentações, eventos presenciais), de vigilância, apoio material, limpeza e manutenção do local (banheiros, iluminação, recepção, outros).

O AVA

  • O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
  • A interação professor/aluno acontecerá no ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVA) institucional suportado pela plataforma Moodle, com realização de atividades online tais como envios de tarefas, fóruns de discussão, questionários objetivos e/ou dissertativos, enquetes, wikis, glossários, estudos de caso, portfólios, entre outros. A utilização do Moodle para os ambientes virtuais de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares é obrigatória.
  • O AVA está sendo integrado ao SIGAA (Sistema de Gestão Acadêmica) oficial da UFCA. No SIGAA são registradas notas, frequências, integralização curricular com base na Organização de cada componente disciplina do Curso.
  • Não há nenhuma cobrança de mensalidades ou de taxas de inscrições.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.