Projeto Pedagógico
Publicado em 15/07/2019. Atualizado em 24/09/2024 às 16h10
O Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Agronomia da Universidade Federal do Cariri – UFCA vem refletir o processo permanente de reflexão e discussão institucional, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua missão e intencionalidades frente à sociedade que é de formar Engenheiro Agrônomo com máxima qualificação para o mundo do trabalho, promovendo a integração de conhecimentos científicos agropecuários, direcionados para o desenvolvimento sustentável, com capacidade de promover avanços nas condições ambientais, econômicas, políticas e sociais pelo desenvolvimento de condutas e de atitudes éticas.
Definido coletivamente por sua comunidade acadêmica, traz a intenção e o compromisso sócio-político desta com os interesses reais e coletivos da população atendida, objetivando um desenvolvimento educacional integral do profissional em formação.
Por meio de ações sócio/políticas, técnicas e pedagógicas adequadas aos seus objetivos de educação, busca-se uma coerência na consecução dos propósitos no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura como dimensões indissociáveis e de construção coletiva.
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Agronomia considera a legislação educacional vigente e tem como principais aportes a Resolução CNE/CES nº 1 de 02 de fevereiro de 2006 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia e a Resolução nº 4/CONSUP/UFCA de 13 de janeiro de 2017, que aprova o Regulamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri.
O PPC do Curso (PPC) de Agronomia da UFCA apresenta os pressupostos teóricos, os princípios norteadores, os objetivos, as estratégias pedagógicas dentre outros elementos que mantém uma permanente inter-relação no desenvolvimento do curso, refletida essencialmente na estrutura curricular.
PPC Curso de Agronomia: