Arquivologia
Graduação / BACHARELADO
Atualizado em 16/01/2025 às 16h25
Vespertino
Presencial
3.5 anos
50
Juazeiro do Norte
Coordenação: Prof. DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Bloco M, sala M06
Em construção
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
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Fundamentos da Filosofia e da Sociologia. Fundamentos da Filosofia e da Sociologia contemporânea aplicados à Ciência da Informação. Filosofia e Sociologia da informação: conceitos e relações. Noções de sociedade da informação, sociedade do conhecimento, sociedade em rede e globalização. Aspectos filosóficos e sociológicos dos museus.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Compreensão sobre as perspectivas histórica e epistemológica da Ciência da Informação no mundo e no Brasil. Discussão sobre as teorias, paradigmas, objeto de estudo e estudiosos da Ciência da Informação. A interdisciplinaridade na Ciência da Informação. O currículo na Ciência da Informação. O conceito de informação na Ciência da Informação. As perspectivas da Ciência da Informação diante dos desafios contemporâneos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Introdução aos sistemas de informação. Fundamentos das tecnologias da informação e comunicação. Hardware (componentes, tecnologia de armazenamento, tecnologia de entrada e saída), software (tipos, gerações) e redes de computadores. Editores de texto. Planilhas eletrônicas. Instalação e configuração de programas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Arquivologia: conceituação, evolução e doutrina. Ciclo Vital dos documentos. Princípios da Arquivística. Terminologia arquivística. A atuação profissional do arquivista em instituições públicas e privadas. A informação, a documentação e o conhecimento. A interdisciplinaridade em Arquivologia. Relações com a Ciência da Informação.
Bibliografia
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64 horas.
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O que é conhecimento. Tipos de conhecimento. O que é pesquisa. O que é método. O que é metodologia. Ética na pesquisa. Tipologias e classificação da pesquisa. Elaboração de projetos de pesquisa. Aplicações da pesquisa em Ciência da Informação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
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Estudo teórico, metodológico e prático da gestão de documentos. Controle de qualidade da gênese documental. Serviço de protocolo. Tramitação. Gerenciamento de processos. Arquivo corrente: função, rotinas e métodos de classificação e arquivamento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Arquivologia social; conceito e estratégias da memória social; as coleções documentais como espaços de disputa; a questão da cultura histórica e documentos no Brasil; a consciência social das políticas de arquivo; demandas informacionais cidadãs; interação institucional e social nas gestão dos arquivos; suportes de registros humanos, com atenção ao registro de narrativas orais; Arquivos, direitos humanos e movimentos sociais. A incorporação de procedimentos e teorias arquivísticas aos estudos sociais, assim como sua utilização para o desenvolvimento de intervenções sociais.
Bibliografia
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64 horas.
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A cultura escrita e seu desenvolvimento. Instrumentos e materiais da escrita. Fundamentos da Paleografia. Leitura e transcrição de documentos manuscritos. História da Diplomática.
Bibliografia
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64 horas.
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Noções de gramática; normas para atos administrativos; atos administrativos de correspondência; formas de apresentação; conceitos dos atos oficiais; princípios da Administração Pública; padronização; impessoalidade; coerência; Objetividade; Concisão; Correção e revisão de texto; produção de texto administrativo tipologia de atos administrativos (ofício, memorando, edital, ata, certidão, declaração, portaria, atestado e requerimento). Linguagem e característica do moderno texto oficial.
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64 horas.
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Apresentação das Normas da ABNT. Orientações sobre projeto de pesquisa e execução da proposta de TCC: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, levantamento e consulta às fontes. Elaboração de relatório(s), artigos, fichamentos, resenhas e demais trabalhos acadêmicos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
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Estudo de usuários: conceitos, evolução e tendências. Usuários e sistemas de informação. Ambientes de uso da informação. Usuários da informação na contemporaneidade. Tipos de usuários e não usuários da informação. Teorias e modelos de comportamento informacional e práticas informacionais. Estudos sobre desejos, demandas, necessidades e usos da informação. Relações entre estudo de usuários e atividades informacionais como organização, gestão, mediação, competência, políticas e tecnologias da informação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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A função social dos arquivos; arquivos de movimentos populares no Brasil; arquivos comunitários e de movimentos sociais no Brasil; acesso à informação aos arquivos públicos no Brasil; o valor cultural do documento popular; arquivos do mundo dos trabalhadores; arquivos para pesquisas e estudos afro-brasileiros e indígenas; programas e Projetos para a preservação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Conceitos de Arquivo Intermediário. O Arquivo Intermediário como eixo de destinação. Os sistemas arquivísticos sob esta ótica. Níveis de sistema. A administração da eliminação. O recolhimento aos arquivos permanentes.
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Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Aspectos teóricos, metodológicos e princípios norteadores da representação descritiva. Elementos, níveis e instrumentos de pesquisa da representação descritiva. Normas e padrões da representação descritiva e suas aplicações nos recursos informacionais.
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Bibliografia não cadastrada.Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
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O conceito de respeito aos fundos como eixo das atividades de arranjo. O processo de elaboração e aplicação do arranjo. Relação entre a pesquisa histórica e os arquivos permanentes. Tratamento de acervos especiais: iconográfico e audiovisual. Construção de acervo de depoimentos orais.
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Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Contexto de produção e uso dos documentos; função e a atividade às quais estão vinculados os documentos; organicidade dos conjuntos documentais; sistemas de armazenamento e recuperação da informação. Documentação de arquivo. Resumo e indexação: tipologias documentais. Linguagem natural versus linguagem documentária. Análise de texto. Extração de descritores: recuperação e hierarquização do conteúdo semântico. Instrumentos de recuperação e/ou manuais automatizados.
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Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Noções de métodos qualitativos e quantitativos. Métodos estatísticos. Estatística descritiva. Elaboração de instrumentos de pesquisa. Noções de probabilidade. Uso das principais distribuições de probabilidade. Tópicos de inferência de estatística. Teoria e prática dos estudos métricos desde sua origem e seus principais representantes no âmbito mundial, nacional e acadêmico na Ciência da Informação. Compreensão dos fenômenos estatísticos na informação científica e tecnológica, dando suporte básico para os discentes entenderem o contexto dos estudos métricos. Apresentar sistemas consolidados de medição da Ciência e da Tecnologia, bem como a quantificação da informação bibliográfica/documental.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Introdução às teorias da conservação. Estudo dos materiais e técnicas constitutivas dos bens culturais: materiais orgânicos e inorgânicos. Processos de degradação dos materiais: agentes físicos, químicos e biológicos. Diagnóstico e descrição do estado de conservação de papel e fotografia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
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Planejamento: abordagens teóricas e tipologia. Planejamento sustentável de recursos em unidades de informação. Avaliação de unidades de informação. Elaboração de projetos ou plano de ação. Unidades e sistemas de informação do ponto de vista organizacional. liderança e comunicação. Administração de recursos humanos; administração financeira e marketing.
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Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Armazenamento e recuperação da informação, suas tipologias e os processos de recuperação manual e eletrônica da informação. Estudo das estratégias de busca em bases de dados e suas respectivas avaliações dos sistemas de recuperação da informação (SRI).
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Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Ações e práticas culturais nas unidades de informação e seus atores. Arquivos e educação patrimonial: conceitos, processos e sujeitos. Relações entre políticas arquivísticas, políticas educacionais e políticas culturais. Unidades de informação e educação em perspectiva histórica. Educar através das coisas e imagens. Diferentes abordagens da educação. O uso dos arquivos nos processos de produção cultural. Elaboração do Programa Educativo, de projetos e ações educativas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Abertura constitucional de direitos silenciados: Gênese colonial do Direito brasileiro e a herança escravocrata. Movimentos negros e indígenas no Brasil: Silenciamento da questão racial e problemas de inclusão no cenário brasileiro. Os quilombos e os patrimônios afro-brasileiros como exemplos de quebra de paradigmas jurídicos hegemônicos. Questões que se relacionam à etnicidade e ao racismo no debate da esfera pública, nas redes sociais, meios de comunicação, parlamentos, sistema judiciário e ações dos governos. O antirracismo do patrimônio cultural afro-brasileiro.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
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Gerência de projetos. Fundamentos. Caracterização de projeto. Planejamento, execução, controle e encerramento. Aspectos gerenciais de uma instituição arquivística. Responsabilidade social. Responsabilidade profissional. Código de ética. Projeto de um sistema arquivístico.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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O Meio Ambiente como objeto da História: a relação entre os homens e o mundo natural ao longo do tempo. A constituição das paisagens urbanas e rurais. Temas e documentos sobre História Ambiental. Natureza e Patrimônio; A questão ambiental no Brasil: legislação, preservação e os movimentos sociais. Arquivos e sustentabilidade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Gerenciamento eletrônico de documentos - GED: conceitos e fundamentos. O processo de digitalização. Tecnologias para o GED. Autenticidade e validade legal do documento eletrônico. Aplicações com GED: estudos de caso. Projeto de GED em unidades de informação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Direito à informação, direito à memória e direito à privacidade e intimidade. Direito do autor. Legislação arquivística brasileira. A construção cultural de valores éticos. A natureza e os fundamentos da ética profissional. Questões éticas na gestão de documentos e arquivos. Disposições que regulamentam a profissão de arquivista. A responsabilidade social do arquivista.
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Bibliografia não cadastrada.Semestre 7
Carga Horária
192 horas.
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Aplicar, ampliar e adequar conhecimentos técnico-científicos visando à integração entre a teoria e a prática no desenvolvimento de habilidades, requeridas para a formação do perfil profissional; Exercitar-se na perspectiva da prática profissional através de sua inserção em situação real de trabalho; Conhecer a realidade socioeconômica e cultural da população, no contexto da área de atuação do estágio; Desenvolver a capacidade de crítica e percepção humanística da realidade, identificando seu potencial como elemento de transformação da sociedade; Participar do trabalho em equipes multiprofissionais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
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Execução da pesquisa com acompanhamento do professor orientador. Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
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Conceitos, dimensões e correntes sobre competência em informação. Padrões e indicadores da competência em informação. Habilidades e estratégias para desenvolvimento e avaliação de programas de competência em informação em Unidades de Informação.
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Bibliografia não cadastrada.Professores
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Materiais e Métodos em conservação preventiva; Acervos orgânicos e inorgânicos; Tipologia de materiais que compõem acervos; Ambiente; Edificações; Mobiliário; Manuseio; Embalagem; Transporte; Reservas Técnicas e Exposição; Diagnóstico e Descrição do estado de conservação.
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Bibliografia não cadastrada.Professores
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África: heterogeneidade social e cultural. África o berço da humanidade: pré- história e arqueologia. Estudo da História da África entre os séculos XV e XIX. A expansão colonizadora europeia e a construção do mundo atlântico: choque cultural e narrativas da colonização africana, genocídio e etnocídio. Processo da diáspora forçada para as terras coloniais. Africanos e africanidades na constituição da nação Brasileira: sociedade, economia e cultura. Escravidão e pós-abolição: a questão da cidadania. Resistência e memória: questões para o estudo das comunidades quilombolas no Brasil. Identidade negra no Brasil: o movimento negro e a (des)construção de (pre)conceitos acerca da cultura afrodescendente.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
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As identidades do Brasil: interpretações do Brasil na antropologia, história e artes. A questão racial e a sociedade brasileira. Expressões culturais e a indústria cultural no Brasil. Olhares sobre a Cultura Popular brasileira.
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Bibliografia não cadastrada.Professores
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Cultura popular: um conceito em disputa. Românticos e Folcloristas e a delimitação de uma cultura popular através da tentativa de consolidação hierárquica das culturas. Usos e abusos da noção de cultura popular: intelectualidade, estado, mídia e movimentos sociais. Problematização da construção de identidades nacionais/regionais: uma questão cultural, social e econômica. Expressões culturais e a indústria cultural no Brasil.
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Reflexões e análises do cenário informacional contemporâneo à luz das demandas e práticas do profissional da informação em seus diferentes ambientes informacionais. Compreensão dos aspectos éticos e profissionais no âmbito da atuação do profissional da informação em seus diferentes ambientes de trabalho.
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A história da fotografia e a fotografia na história. O surgimento da fotografia: usos e funções. A fotografia e o crescimento das cidades: (re)invenções da vida moderna. A fotografia e a história do Brasil. A fotografia no processo de investigação e construção da memória.
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Bibliografia não cadastrada.Professores
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Banco de dados: conceito, objetivos, tipos e aplicações. Planejamento de banco de dados para unidades de informação, visando a integração com outros sistemas. Linguagem de especificação, diagramas e outras especificações relativas aos bancos de dados e seu uso.
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Relações interdisciplinares entre a Estética e a História da Arte. Manifestações artísticas e seus aspectos históricos: arte como expressão social. Principais tendências da arte da Antiguidade à Contemporaneidade. Tipologias da obra de arte; elementos plásticos. iconografia e iconologia. Teorias e metodologias de pesquisa. Descrição de obra de arte. Perspectivas da história da arte no Brasil.
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Diversidade cultural e relações conflituosas na América Portuguesa. Aspectos administrativos, políticos e culturais no território colonial. Revoltas e crise do sistema colonial. Emancipação Política e formação do Estado Imperial; Escravidão e sociedade no contexto da Abolição; O advento e a consolidação da República. Conflitos e movimentos sociais na Primeira República. Revolução de 1930 e Estado Novo; Trabalhismo e Populismo: discursos e práticas. Autoritarismo e democracia; Ditadura militar e práticas políticas; Aspectos sociais e políticos do Brasil no início do XXI
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Estudo da imagem como fonte e objeto de pesquisa. Abordagem das fontes visuais e da visibilidade como dimensão importante da vida social e dos processos sociais. Procedimentos teórico-metodológicos para análise dos registros visuais e dos regimes visuais. Imagem e representação.
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Estudo das relações entre História e Memória. Abordagens e usos da História Oral. História Oral e construção de identidades; Pesquisa em história oral: teoria, metodologia e prática; aspectos da memória social, vivências e narrativas pessoais.
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A informação no contexto das sociedades, observando os processos históricos, ideológicos e socioculturais relacionados aos fenômenos informacionais. Os fenômenos sociais no âmbito da chamada Sociedade da Informação. A informação no espaço midiático e a reordenação das identidades socioculturais, bem como os modos de sociabilidade e as demandas informacionais. Reflexão sobre a formação dos profissionais da informação diante das expectativas da sociedade atual, assim como os rumos das produções e das disseminações de informação: as instituições e o gerenciamento dos fluxos de informações. Os novos cenários da sociedade da informação.
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História e interdisciplinaridade: diálogos com as ciências sociais; A historicidade da produção do conhecimento histórico; Fundamentos epistemológicos e a prática de pesquisa; Discussão metodológica e a construção do fato histórico; Introdução aos conceitos e referências teóricas básicas e sua ampliação no uso das fontes históricas; Compreender o conceito de tempo para a construção do conhecimento histórico; Os desafios da historiografia contemporânea: veracidade, temporalidade, objetividade, memória, alteridade; O ofício do historiador e os lugares de produção do saber.
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Natureza do processo de leitura e uso de estratégias. Diferentes visões de leitura desde as primeiras visões cognitivistas até a visão sócio construcionista de leitura como evento social. O processo de leitura para análise de documentos com fins de indexação e resumo: recentes aplicações do protocolo verbal.
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Língua Brasileira de Sinais, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos e desenvolvendo a habilidade básica para uma comunicação em Libras.
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Planejamento de marketing. Métodos, técnicas e tipos de marketing aplicados a ambientes, sistemas, recursos, serviços e produtos informacionais. Relações públicas. Aborda os tipos e características dos usuários de serviços de unidades de informação, seu impacto sobre a tomada de decisão quanto à implantação dessas unidades e quanto às transformações desses serviços, conforme os perfis de demanda existentes em diversos ambientes informacionais: arquivos, bibliotecas e museus. Estratégias de marketing para unidades de informação.
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O conceito de Patrimônio. Memória e esquecimento. Memória coletiva e memória individual. Memória e identidade. Lugares de memória. Espaços de Recordação. Invenção de Tradições. História oral, cultura material, literatura, memorialistas.
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Apresentação das Normas da ABNT. Orientações sobre projeto de pesquisa e execução da proposta de TCC: discussões teóricas, pesquisa bibliográfica, levantamento e consulta às fontes. Elaboração de relatório(s), artigos, fichamentos, resenhas e demais trabalhos acadêmicos.
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História, literatura e a construção das representações do Ceará; Produção artística cearense; Cultura e religiosidade popular; políticas públicas de cultura; Patrimônio material e imaterial no estado do Ceará; Experiências museológicas cearenses.
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Aspectos teóricos e práticos da representação temática da informação para a acessibilidade. Implantação da acessibilidade para a promoção da inclusão digital. Representação colaborativa contexto Web. Representação temática em repositórios digitais. Representação temática em sistemas de autoarquivamento. Questões administrativas, políticas e sociais ligadas à representação temática no contexto Web.
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Epistemologia: diferentes formas de compreensão da realidade e de produção do conhecimento. Positivismo, neopositivismo, estruturalismo, funcionalismo, dialética. Metodologia em Ciências Sociais. Pesquisa em comunicação.