Design
Graduação / BACHARELADO
Atualizado em 17/04/2023 às 16h51
Integral
Presencial
4 anos
50
Juazeiro do Norte
Coordenação: Prof. ANDRE LUIZ CASTEIAO
design.iisca@ufca.edu.br
Bloco G, Sala G107
Designers idealizam um objeto industrialmente, pensando os materiais mais apropriados e considerando aspectos sociais simbólicos. Parte deles a construção de objetos ou peças dos mais diversos tipos, tendo como objetivo principal a funcionalidade do produto. Os designers também podem ser responsáveis pela criação e pelo desenvolvimento de projetos gráficos ou de comunicação visual, assim como, o desenvolvimento e planejamento de coleções do vestuário, calçados e acessórios de moda.
A UFCA oferece duas vertentes nesse curso, que são a área de Design Gráfico e a de Design de Moda. Mais informações sobre as diferenças de cada área e matrizes curriculares podem ser visualizadas nos links abaixo:
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Registro gráfico, por meio da observação direta. Estudo das relações figura-espaço e figura-fundo estimulando o desenvolvimento do controle motor do discente, através do desenho à mão livre e com instrumentos gráficos. Busca nos exercícios práticos a observação crítica e analítica de formas da natureza, objetos manufaturados e industrializados explorando técnicas de luz e sombra.
Bibliografia
- CHING, F; JUROSZEK, S. Design Drawing. . Wiley. 2018
- ROIG, Gabriel Martin. Fundamentos do desenho artístico. . Martins Fontes. 2013
- PIPES, Alan. Desenho para designers: habilidades de desenho, esboços de conceito, design auxiliado por computador, ilustração, ferramentas e materiais, apresentações, técnicas de produção. . Editora Blucher. 2010
- MONTENEGRO, G. A. A perspectiva dos profissionais. . Edgar Blucher. 2007
- EDWARDS, B. Desenhando com o artista interior: um guia inspirador e prático para desenvolver seu potencial criativo. . Claridade. 2002
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
As características do Bacharelado em Design da UFCA e seu projeto pedagógico: currículo, percurso acadêmico e perfil do profissional a ser formado. Design: conceitos e fundamentos. As relações e interfaces entre as práticas profissionais do designer gráfico e do designer de moda. Principais áreas de atuação do designer. Atividades científicas e tecnológicas em Design. O papel do designer no contexto socioeconômico e no processo produtivo brasileiro: a prática do designer no contexto brasileiro.
Bibliografia
- Gui Bonsiepe. Design, cultura e sociedade. . Blucher. 2011
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Leitura e análise de textos; ciência e conhecimento científico: tipos de conhecimento; conceito de ciência; classificação e divisão da ciência; métodos científicos: conceito e críticas; pesquisa: conceito, tipos e finalidade; Iniciação ao processo de elaboração de um projeto de pesquisa: delimitação do problema, definição de objetivos, escolha da abordagem teórica e desenho da estratégia metodológica. Aspectos éticos da pesquisa. Estrutura de trabalhos acadêmicos: tipos, características e diretrizes para elaboração.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Noções básicas de computação gráfica aplicada às técnicas de criação; O desenho eletrônico; Manuseio de softwares gráficos para auxílio de projetos e portfólios em arte vetorial.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Propõe solucionar problemas geométricos utilizando instrumentos e princípios do desenho por meio de representação de figuras planas. Além disso, busca a exatidão dessas soluções utilizando instrumentos como régua e compasso, possibilitando a representação perfeita de segmentos proporcionais, triângulos, quadriláteros, polígonos, equivalência de áreas, circunferências, curvas cônicas, espirais e curvas cíclicas.
Bibliografia
- Kimberly Elam. Geometria do Design. . Cosac Naify. 2010
- Bruno Munari. Design e Comunicação visual. . Martins Fontes. 2006
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
As artes visuais na cultura ocidental. O contexto histórico da arte, o pensamento moderno que fundamenta as novas poéticas e os movimentos de arte no século XX.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução ao Desenho: conceitos e objetivos. Instrumentos: escolha e manejos. Escalas. Normas Técnicas da ABNT. Classificação dos desenhos. Letras e Algarismos. Construções Geométricas. Figuras Geométricas planas e seus elementos. Polígonos regulares. Representação em escala. Aplicação de desenho técnico à mão e com auxílio do computador.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A passagem da manufatura à indústria capitalista. Movimentos de Artes e Ofícios. Art-Nouveau, Ecletismo. Arte Déco. A Bauhaus. Funcionalismo e racionalismo. A estética modernista. Design Contemporâneo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Conhecendo os diferentes materiais gráficos e técnicas de aplicação para representação e tratamentos das cores, através de diferentes linguagens artísticas e visuais. A percepção e o emprego das cores que fazem parte do universo do cotidiano e universo visual contemporâneo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estudo avançado de software aplicado ao desenvolvimento de produto; ficha técnica e desenho planificado de peças através de software específico; utilização do software 3D para a construção de protótipos aplicados aos projetos desenvolvidos; técnicas de renderização.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Princípios fundamentais do design; Funções e requisitos dos produtos; Tipos de metodologia de projeto; Fases do desenvolvimento de produto; técnicas criativas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Introdução ao estudo da Ética. Relação entre ética e sociedade. Ética profissional do designer. Direitos autorais. Estudo sobre propriedade intelectual e industrial.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A percepção visual como processo cognitivo e as relações entre o pensamento visual, a representação gráfica e a interpretação pictórica. Estudo de conceitos e concepções acerca da percepção. A Percepção visual através da linguagem dos signos e a formação de significado.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conceitos de cultura e identidade. Diversidade cultural como expressão de identidade. Design e cultura material. Design, globalização e o desenvolvimento de produtos relacionado às características culturais de uma região e/ou local. O equilíbrio entre as características locais e/ou regionais e o design globalizado dos produtos. Desenvolvimento de atividade teórico-prática no âmbito do Programa de Extensão O Cariri é Aqui.
Bibliografia
- INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. In: Horizontes antropológicos, Porto Alegre, ano 18, n. 37, p. 25-44, jan/jun, 2012.
- PAPANEK, Victor. Arquitetura e Design: Ecologia e Ética. Lisboa. Edições 70, 1995.
- BISPO DOS SANTOS, Antônio. Cidades e Cosmofobia. Arquitetura e contracolonialismo. In: A terra dá. a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/ Piseagrama, 2023.
- ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz de. A Invenção do nordeste e outras artes. São Paulo: Editora Cortez, 2018
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Evolução histórica da questão ambiental; Conceito e dimensões da sustentabilidade; Evolução do design sustentável; Ciclo de vida do produto e impactos ambientais; Desenvolvimento de produto com preceitos de sustentabilidade.
Bibliografia
- Elena Salcedo. Moda ética para um futuro sustentável. 1a. GG Moda. 2014
- Alisson Gwilt. Moda sustentável: Um guia prático. 1a. GG Moda. 2014
- Lilyan Berlim. Moda e Sustentabilidade: Uma reflexão necessária. 1a. Estação das Letras e Cores. 2012
- Brian Dougherty. Design gráfico sustentável. 1a. Rosari. 2011
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Trabalhar aspectos na construção da representação visual personalizada, da figura humana, vestuário e acessórios, para desenvolver o desenho e traços autorais. Conhecer e dominar técnicas de representação de cores e texturas, transparências, superposição, sombreamento, além de recursos reprográficos.
Bibliografia
- Bina Abling. Desenho de moda - volume 1. . Blucher. 2011
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Trabalhar os procedimentos criativos e experimentais na elaboração e realização da indumentária, desenvolvendo pesquisas em processos artísticos no uso de diferentes materiais e tecidos. Pesquisar cores e beneficiamentos, investigar a plástica das formas e possibilidades de aplicação tendo o corpo como suporte. Desenvolver conceitos. Novos criadores e a moda conceitual.
Bibliografia
- Elinor Renflew. Desenvolvendo uma coleção. . Bookman. 2010
Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Visão estratégica do design, com a perspectiva de formar gestores criativos e inovadores. Design Thinking. Ênfase nos aspectos de liderança, inovação, organização, administração, gerenciamento de equipe, organograma e do planejamento estratégico de marketing.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Desenvolvimento de atividades do campo de design junto a empresas no mercado local.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Princípios da ergonomia aplicados ao design gráfico e ao design de moda nas suas diferentes áreas. Interação humano-computador. Design da informação. Princípios de usabilidade. Metodologia ergonomizadora.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Etapas do processo produtivo do vestuário. Ficha técnica do produto do vestuário. Apresentação dos equipamentos do laboratório. Informações sobre segurança no ambiente do laboratório. Conhecimento das máquinas, equipamentos e acessórios industriais e manuais. Propriedades das linhas e tipos de pontos à mão e à máquina. Planejamento de encaixe, risco, enfesto e corte. Treinamento operacional em máquinas de costura. Exercícios práticos de risco, corte e costura à mão e à máquina.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conceitos, métodos e técnicas de modelagem de peças básicas femininas, saia, blusa e calça comprida, graduação de moldes, interpretação de modelos, execução de uma peça básica feminina.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Definições e diferenciações entre publicidade e propaganda. A agência de publicidade. Os formatos de mídia publicitária. O planejamento e o desenvolvimento de campanhas publicitárias.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Desenvolvimento de atividades do campo de design junto a empresas no mercado local.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Contextualizar o campo; Formas de conhecimento, o conhecimento antropológico e o design; Metodologia de pesquisa antropológica, Abordagens da antropologia do consumo e o corpo como construção social.
Bibliografia
- CARMINATI, Thiago Zanotti. Os poderes da imagem fotográfica vistos de Juazeiro do Norte
- KUSCHNIR, Karina. Desenhando Cidades. Sociol. Antropol. vol.2 no.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2012
- MILLER, Daniel. Por que a indumentária não é algo superficial. In: Trecos, troços e coisas. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 2013.
- LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo. Editora Brasiliense. 2010.
- KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu. Palavras de um xamã Yanomami. São Paulo, Companhia das Letras, 2015.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A indumentária da pré-história a idade contemporânea. A indumentária e o vestuário como forma de expressão sociocultural.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
História da moulage, conceitos e o uso da técnica no processo de criação. Execução da técnica com o uso dos manequins industriais de moulage. Usos e aplicações da modelagem tridimensional na criação de bases para a modelagem plana (saias, blusas, mangas, decotes, golas e outros). Preparação dos moldes. Planejamento e execução de projetos de peças.
Bibliografia
- SATO, Hisako. Drapeados: A arte de modelar roupas. . Gustavo Gili. 2014
- DUBURG, Annete Rixt van der Tol. Moulage: Arte e técnica no design de moda. . Bookman. 2012
- GRAVE, Maria de Fátima. Modelagem Tridimensional Ergonômica. . Escrituras Editora. 2010
- ARMSTRONG, Helen Joseph. Draping for Apparel Design. 2ª. New York: Fairchild Publications, Inc.. 2008
- HAFFE, Hilde; RELIS, Nurie. Draping for Fashion Design. 2ª. Pearson Education. 1993
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estudo e pesquisa de beneficiamentos sobre tecidos e materiais que existam na região, para o desenvolvimento e aplicação nas formas de trabalhos de cunho conceitual. Execução dos exercícios através da realização da indumentária e adornos
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
História e processos tecnológicos de criação dos tecidos. Tipos de fibras, fios e tecidos utilizados na indústria de confecção. Desenvolvimento e técnicas de padronagens em tecidos planos e malhas. O design de superfície no tingimento, estamparia e lavagens realizados nos produtos têxteis. Conceito e campo de ação do design têxtil. Metodologia para a criação têxtil. Projeto têxtil.
Bibliografia
- Dinah Bueno Pezzolo. Tecidos: História, tramas, tipos e usos.. . Senac. 2021
- Gilda Chataignier. Fio a fio: tecidos, moda e linguagem. . Estação das Letras. 2006
- Gilda Joppert. Fios e Fibras. . Senac. 2002
Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Os conceitos de design universal e da acessibilidade. Cidadania e direitos civis relacionados à acessibilidade. A acessibilidade em projetos de design para a comunidade (articulação ensino-extensão).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conhecimento teórico dos principais processos de fabricação de joias artesanais e industriais. Conhecimento prático de processos de confecção artesanais de joias utilizados no setor joalheiro.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O design de calçado na contemporaneidade; História e evolução do uso dos materiais para confecção de calçados; Estudo das propriedades dos materiais utilizados na confecção dos calçados: acabamentos, acessórios e aviamentos. Etapas do processo produtivo dos calçados; Modelagem masculina; Modelagem feminina; Construção de protótipo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estudo dos mecanismos do desenvolvimento de coleções com base em inovação, tecnológica ou processual, a partir de um planejamento pré-estabelecido, da pesquisa de concorrência, análise do produto, construção de fichas técnicas e desenvolvimento do modelo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Evolução do conceito de marketing. Administração de marketing. O papel do marketing no setor de promoção de produtos. Sistemas de marketing aplicados ao projeto de produtos. Aspectos mercadológicos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Escolha de objeto de pesquisa, desenvolvimento de pré-projeto e fundamentação teórica do trabalho de conclusão de curso.
Bibliografia
- Gil. Como leaborar projetos de pesquisa. . Atlas. 2022
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conceituação de produção de moda e de eventos; Técnicas, procedimentos e incorporação de linguagens na elaboração de ações criativas. Concepção, elaboração e realização de ideias. Ambientação, comunicação e divulgação das ações e linguagens.
Bibliografia
- MODA, CULTURA E SENTIDO
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O conceito de empreendedorismo; a teoria do empreendedor; Características do comportamento empreendedor; Perfil do empreendedor regional; Análise do mercado: identificação e avaliação de oportunidades de negócios; Elaboração de um plano de negócios ou requalificação de um negócio já existente, através do Programa de Extensão Fomento à Economia Criativa DO CARIRI.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 8
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Desenvolvimento de monografia ou projeto de acordo com as normas da ABNT.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Dimensão e funcionalidade dos espaços internos de uma edificação. Caracterização e passagem dos espaços. Piso, parede e teto: revestimentos, pintura, textura, iluminação, mobiliário, conforto ambiental.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação e introdução de técnicas manuais de possível utilização em produtos de design. Trocas de experiências e saberes entre os estudantes e comunidade acadêmica, estudantes e comunidade artesã (articulação ensino-extensão). Criação e execução de produtos de design com tecnologias manuais
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O desenho como meio de construir ideias e propor reflexões de linguagem. A disciplina irá explorar dentro das artes visuais a poética do desenho através da pesquisa e da experimentação de conceitos, investigando materiais, suportes e procedimentos plásticos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina procura compreender de que forma a cidade espontaneamente desenvolve soluções de problemas cotidianos. Os estudantes após a leitura de textos irão percorrer os espaços das cidades do Cariri com o intuito de mapear ações de design não acadêmicas buscando formas de promover interação entre o curso e a cidade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina propõe o desenvolvimento de uma coleção de calçados utilizando materiais e formas não convencionais. A proposta é desenvolver a criatividade e pesquisar novos materiais, podendo gerar soluções comerciais ou não. A relação com a produção artesanal e o artesanato.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Processos artesanais e artísticos de estamparia em tecidos. Criação de rapport têxtil para estamparia localizada e corrida. Confecção de matrizes. Registro das cores e métodos de impressão da tinta têxtil. Técnicas de Estencil, Carimbos e Monotipia, Shibori, Tie-dye, Batik, técnicas mistas e Serigrafia artística.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Raízes históricas da cultura cearense: cultura luso-ibérica, cultura indígena e culturas africanas. Uma história da sociedade colonial, elites e modernismo no Ceará. História do Cariri: política, economia e cultura. Globalização, mundialização e diversidade cultural e artística
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A investigação, a pesquisa de materiais e as possibilidades plásticas na criação e expressão da joalheria contemporânea autoral. Abordar, sobretudo, experiências e procedimentos na criação em arte joalheria. Trabalha a construção das formas e ideias com foco no desenvolvimento de trabalhos de cunho conceitual
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A atividade será orientada para o desenvolvimento de conceitos inovativos aplicados à joalheria, baseados em briefs de projetos reais. Método e procedimento de pesquisa em projeto.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Representação gráfica plana de peças do vestuário feminino, masculino, infantil. Elaboração e funcionalidade da ficha técnica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina propõe a reflexão sobre o artesanato nos produtos de moda e o exercício da criação e o desenvolvimento de produtos com a utilização de técnicas artesanais e a troca de saberes entre artesãos e designers.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Conceitos e noções de conservação e restauro do patrimônio cultural. A evolução dos estudos, cartas e recomendações sobre a arte do restauro. Experiência internacional e brasileira. Visitas orientadas ao patrimônio local no âmbito do Programa de Extensão "O Cariri é aqui".'
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A arte moderna, ao refletir e definir novos desenvolvimentos tecnológicos, científicos e intelectuais, ampliou radicalmente os meios convencionais da escultura e da pintura. Seguindo ideias inovadoras sobre representações e o uso livre de materiais no Cubismo, Futurismo e Surrealismo, artistas abandonaram a adesão estrita às hierarquias tradicionais e adotaram qualquer meio, inclusive tecnológico, que melhor atendesse aos seus propósitos. Sobretudo nos últimos 50 anos, ideias sobre tempo e duração reintegraram a narrativa à arte por meio do vídeo e produção de filmes. A teatralidade da arte de Happenings, performance e instalação, fotografia com manipulação digital e realidade virtual. Assim, este programa teórico compreende o percurso das novas mídias na arte contemporânea do século XX à atualidade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina propõe problematizar o uso de ideias sobre os objetos e como os objetos configuram a vida material e a forma como pensamos. Refletir sobre a biografia dos usuários e os ciclos de vida de um objeto.Observar os vínculos que os indivíduos estabelecem com as coisas, com as cidades ou com suas atividades.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Aspectos da Língua Brasileira de Sinais: cultura e história. Identidade surda. Introdução aos aspectos linguísticos na Língua Brasileira de sinais: fonologia, morfologia, sintaxe. Vocabulário.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estrutura dos caracteres tipográficos. Fundamentos da composição tipográfica manual e mecânica. Fundamentos e prática da caligrafia românica e gótica. Desenvolvimento de caracteres a partir de réguas e estêncil. Desenvolvimento de caracteres a partir de grids geométricos. Criação de fontes digitais a partir de software específico.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Design e mídias digitais, História, fundamentos e aplicações do motion design/motion grahics. Softwares 2d de criação de motion graphics. Softwares 3d de criação de motion graphics. Formatos de vídeos para publicação em mídias digitais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Leituras sobre gênero e gênero no design a partir dos escritos de autoras feministas, imagens e audiovisual.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Executar acabamentos diversos de costuras à mão e à máquina e montagem de peças de roupas completas à máquina.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Produção de conceitos, métodos e técnicas de modelagem de peças básicas masculinas e interpretação de modelos, os modelos a ser desenvolvidos englobam a camiseta regata, camiseta polo, camisa esportiva, camisa social, Jaqueta, calça americana, calça social, calça esportiva, bermuda surf.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
História da Lingerie, métodos e técnicas de modelagem de peças íntimas e interpretação de modelos, os modelos a serem desenvolvidos englobam a base da blusa feminina sem pence, estudo da elasticidade, base da blusa feminina com pence, interpretação para o sutiã com bojo, sutiã com recorte, sutiã push-up, calcinha básica, calcinha clássica, calcinha asa delta, calcinha string e calcinha fio dental, cueca boxer e cueca slip.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A moda como objeto que nos cerca; Interações entre moda e marcadores sociais (classe, gênero e identidade); Moda como um fato social total; Roupa e memória; Roupa e sentimentos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Desenvolvimento de bases para tecidos de malha sem elasticidade tais como: camiseta básica, blusa regata, blusa machão e calça de malha, estudo da elasticidade dos tecidos para aplicar no desenvolvimento de modelagens básicas para tecidos com elasticidade tais como: Blusa feminina e calça legging. Posteriormente o aluno irá desenvolver um projeto com foco em roupas para atividade físicas, onde irá aplicar os conhecimentos aprendidos em sala de aula para desenvolver novas bases (moldes) e interpretá-las para o desenvolvimento de modelos criados a partir do projeto.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução aos fundamentos e conceitos que envolvem a atividade de projeto em design de serviços e das ferramentas, técnicas e métodos mais utilizados na prática de design de serviços.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Reflexão de temáticas recorrentes ao design contemporâneo, em perspectiva histórica. Percursos intelectuais que explorem a relação entre reflexão teórica e prática projetual. Relações entre o design, a arquitetura e a cidade. Atualização sobre pesquisas na área do design.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Desenvolvimento de projetos de design voltados bem-estar e promoção de saúde. Projetos multidisciplinares que podem envolver design de produtos, design gráfico e de informação, design de serviços e design de experiências.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Concepção de interfaces visuais e/ou tecnológicas com acentuado caráter inovador e experimental, aplicando tecnologias em desenvolvimento para situações de uso em contextos sociológicos também em transformação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Os jogos já se calcificaram enquanto produtos midiáticos relevantes na contemporaneidade. A disciplina irá abordar discussões sobre definições de jogos, o espaço ocupado por essa mídia na sociedade, o papel do designer no desenvolvimento de jogos, diferentes metodologias de criação, as etapas de desenvolvimento de jogos, noções de prototipagem e playtests.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Aspectos históricos, conceituais, técnicos e práticos da animação. Tipos de animação e suas principais características e ferramentas. Fundamentos da dinâmica do movimento em animação.