Design de Produto
Graduação / TECNOLÓGICO
Atualizado em 05/08/2022 às 15h52
Noturno
Presencial
2.5 anos
0
Juazeiro do Norte
Coordenação: Prof. CRISTINA REJANE FEITOSA SILVA
design.iisca@ufca.edu.br
Sem oferta de novas turmas
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
ESTUDO DA GEOMETRIA MÉTRICA PLANA E ESPACIAL, TRIGONOMETRIA DO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA, COMPUTADORES, HARDWARE BÁSICO, SOFTWARE, SISTEMAS OPERACIONAIS, EDITORES DE TEXTO, PLANILHAS ELETRÔNICAS, APRESENTAÇÕES MULTIMÍDIAS, CORREIO ELETRÔNICO, INTERNET, ASPECTOS BÁSICOS DE SEGURANÇA DE INFORMÁTICA.
Bibliografia
- PRIMO, Lanevalda Pereira Correia. Estudo dirigido de Adobe Photoshop CS6 em português.. . Editora Erica. 2013
- GAMBA, Jr.. Computação gráfica para designers: Dialogando com as caixinhas de diálogo. . 2AB Editora. 2008
- FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. . SP: Rosari. 2006
- HORIE, Ricardo Minoru. PEREIRA, Ricardo Pagemaker. 3. 300 Superdicasde editoração, Design e Artes gráficas. 5. Editora Senac São Paulo. 2000
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
HISTÓRIA DO DESIGN; O DESIGN E A INDÚSTRIA NO SÉCULO XX; AS PRINCIPAIS ESCOLAS DO DESIGN; COMUNICAÇÃO VISUAL E PRINCÍPIOS DO ESTILO: PERCEPÇÃO VISUAL, GESTALT E PROCESSOS CRIATIVOS.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Registro gráfico, por meio da observação direta. Estudo das relações figura-espaço e figura-fundo estimulando o desenvolvimento do controle motor do discente, através do desenho à mão livre e com instrumentos gráficos. Busca nos exercícios práticos a observação crítica e analítica de formas da natureza, objetos manufaturados e industrializados explorando técnicas de luz e sombra.
Bibliografia
- CHING, F; JUROSZEK, S. Design Drawing. . Wiley. 2018
- ROIG, Gabriel Martin. Fundamentos do desenho artístico. . Martins Fontes. 2013
- PIPES, Alan. Desenho para designers: habilidades de desenho, esboços de conceito, design auxiliado por computador, ilustração, ferramentas e materiais, apresentações, técnicas de produção. . Editora Blucher. 2010
- MONTENEGRO, G. A. A perspectiva dos profissionais. . Edgar Blucher. 2007
- EDWARDS, B. Desenhando com o artista interior: um guia inspirador e prático para desenvolver seu potencial criativo. . Claridade. 2002
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA CLÁSSICA (À MÃO, SOBRE PAPEL) DOS ELEMENTOS GEOMÉTRICOS (VISTAS E PROJEÇÕES, CORTES, PERSPECTIVAS) ATRAVÉS DO USO DE INSTRUMENTOS TÉCNICOS DE DESENHO.
Bibliografia
- MICELI, M. T.; FERREIRA, P. Desenho técnico básico. 4.ed. rev. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2010.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
MEDIDAS E SISTEMAS DE UNIDADES; EQUAÇÕES DE EQUILÍBRIO; LEIS DO MOVIMENTO; CONSERVAÇÃO DA ENERGIA E DO MOMENTO ANGULAR; ONDAS E VIBRAÇÕES. PRINCÍPIO DA TERMODINÂMICA; MECÂNICA DOS FLUIDOS (HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA); TRANSFERÊNCIA DE CALOR; ÓPTICA GEOMÉTRICA; ELETRICIDADE; ELETROMAGNETISMO.
Bibliografia
- FRASER, Tom. BANKS, Adam.. O guia essencial da cor. . Senac. 2012
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
NOÇÕES BÁSICAS DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA APLICADA ÀS TÉCNICAS DE CRIAÇÃO; SOFTWARES GRÁFICOS PARA AUXÍLIO DE PROJETOS E PORTIFÓLIOS; E REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL COM AUXÍLIO DE COMPUTADOR E PERIFÉRICOS ESPECÍFICOS.
Bibliografia
- PRIMO, Lanevalda Pereira Correia. Estudo dirigido de Adobe Photoshop CS6 em português. . Editora Erica. 2013
- ALVES, William Pereira.. Adobe Illustrator CC - Descobrindo e Conquistando.. . Editora Érica. 20123
- STEVE, Caplin; BANKS, Adam. O essencial da ilustração. . Editora Senac São Paulo. 2012
- GAMBA, Jr.. Computação gráfica para designers: Dialogando com as caixinhas de diálogo. . 2AB Editora. 2008
- FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa.. . SP: Rosari. 2006
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
DEFINIÇÃO, OBJETIVOS, HISTÓRIA, MÉTODOS E APLICAÇÃO. ANTROPOMETRIA: PARÂMETROS E CRITÉRIOS ANTROPOMÉTRICOS, CORPO HUMANO, TOMADA DE MEDIDAS, AMOSTRA, SISTEMA DE LEITURA E ANÁLISE ESTATÍSTICA. ERGONOMIA DO PRODUTO: APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS ERGONÔMICOS NO PROJETO DE ACESSÓRIOS (JOIAS E CALÇADOS)
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
FUNÇÕES E REQUISITOS DOS PRODUTOS; PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DESIGN E CLASSIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS; FASES DO DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO; USUÁRIO E CONTEXTO; E PROCESSOS METODOLÓGICOS DO DESIGN.
Bibliografia
- BARBOSA FILHO, Antonio Nunes. Projeto e Desenvolvimento de Produto. . Editora Atlas. 2009
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
HISTÓRIA DA SOCIALIZAÇÃO DO HOMEM. DOUTRINAS POLÍTICAS E SOCIAIS DO MUNDO ANTIGO; FORMAÇÃO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA; OBRAS DE AUTORES CLÁSSICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS; REVOLUÇÕES BURGUESAS E TRANSFORMAÇÕES DO SÉCULO XIX.
Bibliografia
- LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. . Editora Brasiliense. 2010
- LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. . Editora Brasiliense. 2010
- LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. . Jorge Zahar Ed. 2009
- FORTY, Adrian. Objetos de Desejo. Design e Sociedade desde 1750.. . CosacNaif. 2007
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A EVOLUÇÃO DA INDUMENTÁRIA E DA MODA; A PRÉ-HISTÓRIA E ANTIGUIDADE; IDADE MÉDIA; RENASCIMENTO; DOS SÉCULOS XVI AO XVIII, O SÉCULO XIX E A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL; E SÉCULO XX. A MODA CONTEMPORÂNEA NO SÉCULO XXI. AS INFLUÊNCIAS SOCIAIS, CULTURAIS E ECONÔMICAS NA INDÚSTRIA DA MODA E DOS ACESSÓRIOS.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE PRODUTO E OFICINA PRÁTICA DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DO PRODUTO (EM OURIVESARIA OU CALÇADOS).
Bibliografia
- Bruno Munari. Das coisas nascem coisas. 2ª. Edições 70. 1981
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
ESTUDO AVANÇADO DE SOFTWARE APLICADO AO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO; FICHA TÉCNICA E DESENHO PLANIFICADO DE PEÇAS ATRAVÉS DE SOFTWARE ESPECÍFICO; UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 3D PARA A CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPOS APLICADOS AOS PROJETOS DESENVOLVIDOS.
Bibliografia
- MORAIS, Helen Rachel Aguiar. Gramática da forma, desenho paramétrico e fabricação digital. . Novas edições acadêmicas. 2018
- VOLPATO, Neri. Prototipagem rápida Tecnologias e aplicações. . Blucher. 2017
- SANTOS, Deborah Macêdo. ARAÚJO, Manoel Deisson Xenofonte. COSTA, Celme Torres Ferreira. Modelagem Tridimensional com Rhinoceros: Guias ilustrados. . UFCA. 2014
- ROSETTI, Eliânia. Desenhando joias com Rhinoceros. . Leon. 2011
- OLIVEIRA, Adriano. Modelagem automotiva e de produtos com Rhinoceros 3.0 e 3ds max8. . Erica. 2005
- Learn to use Rhino
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Evolução do conceito de marketing. Administração de marketing. O papel do marketing no setor de promoção de produtos. Sistemas de marketing aplicados ao projeto de produtos. Aspectos mercadológicos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
INTRODUÇÃO AOS MATERIAIS METÁLICOS FERROSOS (AÇOS E FERROS FUNDIDOS) E NÃO FERROSOS (ALUMÍNIO E SUAS LIGAS, COBRE E SUAS LIGAS, LIGAS LEVES DE OUTROS MATERIAIS), OBTENÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E PRINCIPAIS APLICAÇÕES INDUSTRIAIS.
Bibliografia
- Davi Kopenawa e Bruce Albert. A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami. 1ª. Companhia das Letras. 2015
- Andréa Madeira Kliauga , Maurizio Ferrante. Metalurgia Básica para Ourives e Designers. 1ª. Editora Blucher. 2009
- Richard Sennett. O Artífice. 3ª. Record. 2008
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não Informada
Bibliografia
- Os enfeites corporais dos Mamaindê (Nambiquara) e a noção de cultura
- Design e Arte: aproximações através da Joalheria Contemporânea
- Metalurgia Básica para ourives e designers
- A Joalharia - Carles Codina
- A Ourivesaria - Carles Codina
Semestre 4
Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE PRODUTO, PLANEJAMENTO DE COLEÇÃO E OFICINA PRÁTICA DO PROJETO DE PRODUTO (EM OURIVESARIA OU CALÇADOS).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Visão estratégica do design, com a perspectiva de formar gestores criativos e inovadores. Design Thinking. Ênfase nos aspectos de liderança, inovação, organização, administração, gerenciamento de equipe, organograma e do planejamento estratégico de marketing.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Desenvolvimento de atividades do campo de design junto a empresas no mercado local.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
DESIGN, GLOBALIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS RELACIONADO ÀS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DE UMA REGIÃO E/OU LOCAL. O EQUILÍBRIO OCORRE ENTRE AS CARACTERÍSTICAS LOCAIS E/OU REGIONAIS.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não Informada
Bibliografia
- A Joalharia
- Os enfeites corporais dos Mamaindê (Nambiquara) e a noção de cultura
Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Desenvolvimento de atividades do campo de design junto a empresas no mercado local.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
METODOLOGIA CIENTÍFICA; ABORDAGEM SOBRE ALGUNS ARTEFATOS ENVOLVENDO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO; MÉTODOS DE ORIENTAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E CONSULTA DA LITERATURA NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS; ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO, MEMORIAL E MONOGRAFIA DANDO ÊNFASE AO TRABALHO EM COMUNICAÇÃO VISUAL E PROJETO DE PRODUTO.
Bibliografia
- FACCA, Cláudia Alquezar. Designer como pesquisador : uma abordagem metodológica da pesquisa aplicada ao design de produtos. . BlÌchert. 2011
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Desenvolvimento de monografia ou projeto de acordo com as normas da ABNT.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Fundamentos historicoculturais da Libras e suas relações com a educação dos surdos. Parâmetros e traços lingüísticos da Libras. Cultura e identidades surdas. Alfabeto datilológico. Expressões não-manuais. Uso do espaço. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em língua de sinais
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
DISCIPLINA DE CONTEÚDO FLEXÍVEL, DESTINADA A ABRIGAR OFICINAS, ABORDAGEM DE NOVAS TECNOLOGIAS, INCLUSÃO DE NOVOS SOFTWARES, DENTRE OUTRAS ATUALIZAÇÕES RELACIONADAS AO TEMA DESIGN.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
DISCIPLINA DE CONTEÚDO FLEXÍVEL, DESTINADA A ABRIGAR OFICINAS, ABORDAGEM DE NOVAS TECNOLOGIAS, INCLUSÃO DE NOVOS SOFTWARES, DENTRE OUTRAS ATUALIZAÇÕES RELACIONADAS AO TEMA DESIGN.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
CONCEITOS BÁSICOS. COMPOSIÇÕES MOLDÁVEIS DE PLÁSTICOS DE IMPORTÂNCIA INDUSTRIAL. PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS. COMPOSIÇÕES VULCANIZÁVEIS DE ELASTÔMEROS E TERMOPLÁSTICOS DE IMPORTÂNCIA INDUSTRIAL. VISCOELASTICIDADE.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
DESIGN, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; MATÉRIAS-PRIMAS, INSUMOS E ENERGIA; RESÍDUOS, EFLUENTES E EMISSÕES; EMBALAGENS; RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO; E PROCESSO PRODUTIVO RESPONSÁVEL: O ECODESIGN E A INDÚSTRIA.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO; A TEORIA DO EMPREENDEDOR; A PERSONALIDADE DO EMPREENDEDOR; CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR, IDENTIFICANDO E AVALIANDO OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS, ELABORANDO UM PLANO DE NEGÓCIOS, EXECUTANDO O PLANO DE NEGÓCIOS.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
INTRODUÇÃO; CONCEITOS FUNDAMENTAIS; CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS; NOMENCLATURA DOS POLÍMEROS. ISOMERISMO MACROMOLECULAR; MONÔMEROS E SUAS CARACTERÍSTICAS; REAÇÕES DE POLIMERIZAÇÃO; CO-POLIMERIZAÇÃO; REAÇÕES DE MODIFICAÇÃO DE POLÍMEROS; TÉCNICAS DE POLIMERIZAÇÃO; MORFOLOGIA E PROPRIEDADES FÍSICAS DOS POLÍMEROS; PESOS MOLECULARES DOS POLÍMEROS E SUA DETERMINAÇÃO; CARACTERIZAÇÃO DOS POLÍMEROS; E PRINCIPAIS POLÍMEROS INDUSTRIAIS. RECICLAGEM DE PLÁSTICOS.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS; NOÇÕES DE ADITIVAÇÃO DOS POLÍMEROS; PROCESSAMENTO POR EXTRUSÃO; PROCESSAMENTO POR INJEÇÃO; INJEÇÃO-SOPRO E EXTRUSÃO-SOPRO; TERMOFORMAGEM; MOLDAGEM ROTACIONAL; OUTRAS TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO; CONTROLE DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO; E VISITAS INDUSTRIAIS E ATIVIDADES PRÁTICAS.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
1. INTRODUÇÃO; 2. DEFINIÇÕES BÁSICAS; 3. REVISÕES DE ALGUNS CONCEITOS; 4. PROPRIEDADES FÍSICAS DE MINERAIS GEMOLÓGICOS: COR, BRILHO, LAPIDAÇÃO, PESO, DIMENSÕES, DENSIDADE, ISOTRÓPICO, ANISOTRÓPICO, ÍNDICE DE REFRAÇÃO, FLUORESCÊNCIA, ESPETRO DE ABSORÇÃO.; 5. APARELHOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE MINERAIS NEMAS: LUPA, POLARISCÓPIO, DICROSCÓPIO, REFRATÔMETRO, BALANÇA, PROPORCIONOSCÓPIO; BATERIA DE LÍQUIDOS DE DENSIDADE, MICROSCÓPIO GEMOLÓGICO; FILTROS DE LUZ; FLUORESCÊNCIA, ESPECTRÔSCOPIO; 6. LAPIDAÇÕES; 7. PROVÍNCIAS GEMOLÓGICAS DO CEARÁ, BRASIL E DO MUNDO; 8. IDENTIFICAÇÃO DE MINERAIS GEMAS.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
INTRODUÇÃO AOS TRATAMENTOS SUPERFICIAIS; FUNDAMENTOS DE ELETROQUÍMICA PARA REVESTIMENTOS METÁLICOS; PRÉ-TRATAMENTO SUPERFICIAL; INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS;; ELETRODEPOSIÇÃO DE METASI; ANODIZAÇÃO, FOSFATIZAÇÃO; CROMATIZAÇÃO; NITRETAÇÃO.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
História da fotografia e seus usos e funções na sociedade. A máquina fotográfica e seu funcionamento. O laboratório: processos de revelação e processamento da cópia. Luz: conceitos básicos. Abertura, velocidade e tipos de objetivas. Relações entre a fotografia e a arte. A migração para a era digital e os dispositivos móveis. A fotografia e suas aplicações. Formas de leitura e interpretação das imagens fotográficas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Procura estudar os processos históricos da tipografia e suas manifestações culturais, a evolução da escrita, análise das características tipográficas pré-digitais e digitais, anatomia de fonte, famílias tipográficas e conceitos, teorias e ferramentas para a estruturação da composição tipográfica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Dimensão e funcionalidade dos espaços internos de uma edificação. Caracterização e passagem dos espaços. Piso, parede e teto: revestimentos, pintura, textura, iluminação, mobiliário, conforto ambiental.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação e introdução de técnicas manuais de possível utilização em produtos de design. Trocas de experiências e saberes entre os estudantes e comunidade acadêmica, estudantes e comunidade artesã (articulação ensino-extensão). Criação e execução de produtos de design com tecnologias manuais
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O desenho como meio de construir ideias e propor reflexões de linguagem. A disciplina irá explorar dentro das artes visuais a poética do desenho através da pesquisa e da experimentação de conceitos, investigando materiais, suportes e procedimentos plásticos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina procura compreender de que forma a cidade espontaneamente desenvolve soluções de problemas cotidianos. Os estudantes após a leitura de textos irão percorrer os espaços das cidades do Cariri com o intuito de mapear ações de design não acadêmicas buscando formas de promover interação entre o curso e a cidade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina propõe o desenvolvimento de uma coleção de calçados utilizando materiais e formas não convencionais. A proposta é desenvolver a criatividade e pesquisar novos materiais, podendo gerar soluções comerciais ou não. A relação com a produção artesanal e o artesanato.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina propõe problematizar o uso e ideias sobre os objetos e como os objetos configuram a vida material e as ideias. Refletir sobre a biografia dos usuários e os ciclos de vida de um objeto. Observar os vínculos que os indivíduos estabelecem com as coisas, com as cidades ou com suas atividades.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Processos artesanais e artísticos de estamparia em tecidos. Criação de rapport têxtil para estamparia localizada e corrida. Confecção de matrizes. Registro das cores e métodos de impressão da tinta têxtil. Técnicas de Estencil, Carimbos e Monotipia, Shibori, Tie-dye, Batik, técnicas mistas e Serigrafia artística.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Raízes históricas da cultura cearense: cultura luso-ibérica, cultura indígena e culturas africanas. Uma história da sociedade colonial, elites e modernismo no Ceará. História do Cariri: política, economia e cultura. Globalização, mundialização e diversidade cultural e artística