Filosofia (EaD)
Graduação / LICENCIATURA
Atualizado em 22/10/2024 às 12h45
Integral
A Distância
4 anos
180
Múltiplos polos
Coordenação: Prof. MAXWELL MORAIS DE LIMA FILHO
Bloco E, Sala 06
O curso superior de Licenciatura em Filosofia confere o grau de licenciado em Filosofia ao/à estudante graduado/à, com o objetivo de formar um/a profissional capaz de exercer a docência em filosofia no ensino básico. Tem duração de oito (mínima) a nove (máximo) semestres letivos. Com o título de licenciado/a em Filosofia, também é possível seguir carreira acadêmica, o que engloba pesquisa, pós-graduação e ensino de Filosofia no ensino superior, e trabalhar em áreas de produção e serviços culturais, como museus, centros de cultura e arte, institutos e fundações de fomento de práticas educacionais etc. São 180 vagas distribuídas nos seguintes polos: Icó (30), Quixadá (30), Campos Sales (30), Brejo Santo (30), Beberibe (30) e Piquet Carneiro (30). A forma de ingresso ocorre via edital público, aprovado pela Câmara Acadêmica e pelo Conselho Universitário da UFCA.
Semestre 1
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. Organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processo de tutoria e avaliação. Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EaD. Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEA): estratégias de interação. Metodologias Digitais.
Bibliografia
- CATAPAN, Araci Hack, et al.. Introdução à educação a distância. . UFSC. 2008
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O que é filosofia? A dificuldade de uma definição única de filosofia. Filosofia teórica e filosofia prática; Áreas da filosofia e seus principais problemas: Metafísica, Ontologia, Epistemologia, Lógica, Ética, Filosofia política e Estética. A história da filosofia e seus principais períodos: Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Leitura histórica, estrutural e comparativa. Hermenêutica filosófica. Filosofia e ciência.
Bibliografia
- NAGEL, T. Breve apresentação a Filosofia. . Martins Fontes. 2008
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Análise e interpretação de textos diversos; Uso da linguagem formal/científica na produção de textos; Coerência e coesão textuais.
Bibliografia
- Antônio Joaquim Severino. Como ler um texto de filosofia. . Paulus. 2008
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Diferentes tipos de conhecimento. Introdução aos conceitos fundamentais das ciências sociais: poder, cultura, etc. Relação indivíduo e sociedade. Temas contemporâneos das Ciências Sociais. Pensamento Social brasileiro.
Bibliografia
- COSTA, Cristina.. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. . Moderna. 2005
- GIDDENS, Anthony.. Sociologia.. . Artmed. 2005
- KUPER, Adam.. Cultura: a visão dos antropólogos.. . EDUSC. 2002
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A pergunta pela totalidade da phýsis nos pensadores pré-socráticos; a discussão sobre virtude, linguagem e conhecimento dos sofistas; Sócrates e as escolas socráticas; a filosofia como dialética em Platão; Aristóteles e a organização dos conhecimentos; a filosofia como exercício espiritual nas escolas e movimentos helenísticos; o Uno no neoplatonismo.
Bibliografia
- Platão. A República. 3ª. Ed.UFPA. 2017
- SPINELLI, Miguel. F. Filósofos Pré-socráticos ? primeiros mestres da filosofia e da Ciência grega.. 3°. EdiPUCRS. 2012
- ZINGANO, Marco. Sobre a Metafísica de Aristóteles. . Odysseus. 2005
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Noções de Lógica elementares e teoria dos conjuntos. Lógica proposicional: cálculo e semântica. Lógica de Predicados de primeira ordem: cálculo e semântica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Metodologia da pesquisa filosófica; Fichamento; Resenha crítica; Artigo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Os grandes movimentos filosóficos que surgiram no período medieval: a patrística, a escolástica e o nominalismo; a ratio theologica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A questão socrática da vida justa; a ética das virtudes clássica e o problema do bem comum; A relação entre ética e política. Epicurismo, estoicismo e ceticismo. A moral deontológica e o primado da razão prática; utilitarismo como ética consequencialista; o problema da fundamentação moral na contemporaneidade.
Bibliografia
- DALL,AGNOL, Darlei.. Ética II. . Filosofa/EAD/UFSC,. 2009
- DALL,AGNOL, Darlei.. Ética I. . Filosofa/EAD/UFSC. 2008
- Aristóteles. Ética a nicômaco.. . Abrili Cultural. 1984
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Problemas centrais da metafísica: tempo, livre-arbítrio, Deus, universais, particulares, realismo e anti-realismo.
Bibliografia
- Brian Garrett. Metafísica. . Artmed. 2008
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Questões clássicas de teoria do conhecimento: origem, justificação e limites do conhecimento; Racionalismo de Descartes; Empirismo de Hume; Criticismo de Kant;
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
Planejamento didático: plano de ensino e plano de aula: exercício de elaboração e execução de experiência pedagógica em Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Filosofia e o desenvolvimento da ciência moderna. O grande racionalismo do séc. XVII: Descartes, Spinoza e Leibniz; Mathesis Universalis, a ciência da ordem e a crítica da filosofia escolástica; Hume e a crítica da metafísica; A tese idealista de Berkeley; o empirismo de Locke. Kant e a questão sobre os limites do conhecimento humano; Filosofia e Esclarecimento; Dogmatismo e criticismo; Fichte e a doutrina da ciência; A filosofia da natureza de Schelling; A Fenomenologia do Espírito, Bildung e o conceito de experiência; Hegel e a história da filosofia.
Bibliografia
- FRANCIOTTI, Marco Antonio. História da Filosofia III. 1. EAD/UFSC. 2008
- KANT, I.. Crítica da Razão Pura. 1. Fundação Galouste Gulbenkian. 2001
- HUME. D.. Tratado da Natureza Humana. 1. UNESP. 2000
- HEGEL. Fenomenologia do Espírito. 1. Vozes.. 1994
- Descartes, René. Meditações Metafísicas. 1. Abril. 1984
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O problema político do melhor governo e a legitimação do poder; A República de Platão; A politeia em Aristóteles; os fundamentos da política moderna; Republicanismo; Direito natural e contrato social; Liberalismo e a crítica do Estado absolutista; Democracia, reconhecimento e teoria da justiça.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O problema da demarcação. Confirmação e evidência. Explicação e predição. Inferências científicas e indução. Outros problemas em filosofia da ciência.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A disciplina analisará questões fundamentais da Estética a partir da leitura de textos clássicos. Abordagem dos problemas filosóficos implícitos na experiência da arte e da beleza em relação à mimese e à metafísica; o cômico, o trágico e o sublime.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Projeto de Pesquisa: Delimitação de tema, Problematização, Revisão Bibliográfica, Objetivos, Metodologia, Cronograma, Referências bibliográficas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Kierkegaard e a questão do sujeito; O conceito de vontade e matéria em Schopenhauer. Nietzsche e a crítica da civilização moderna. A filosofia da vida de Bergson. Fenomenologia e existencialismo. Heidegger e a questão do Ser. Frege, sentido e referência. O positivismo lógico do círculo de Viena; Wittgenstein e o problema filosófico da linguagem. Hermenêutica filosófica. Filosofia da diferença e os impasses do pensamento contemporâneo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A importância da linguagem para a filosofia; O problema dos termos singulares; Sentido e referência em Frege; Teoria das descrições de Russell; O atomismo lógico de Russell e Wittgenstein; Teorias do significado; A concepção de linguagem do segundo Wittgenstein.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Didática: conceito e evolução histórica. Fundamentos da prática docente. A didática e suas implicações na formação do(a) educador(a) e na construção da identidade docente. Relações entre sociedade/educação/escola. Prática pedagógica escolar enquanto prática social específica. A organização da dinâmica da prática pedagógica: o processo do planejamento e seus elementos constituintes (contexto, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos, sistemática de avaliação). A aula como espaço-tempo de construção de saberes. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
1. Caracterização geral da psicologia do desenvolvimento; 2.A abordagem psicogenética de Piaget; 3. A abordagem sócio-histórica de Vigotski; 3. Paulo Freire e a educação como atividade de desenvolvimento para a liberdade; 4. Kohlberg e os níveis de desenvolvimento do juízo moral.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Teorias e pressupostos filosóficos da educação antiga e moderna. A concepção de homem e suas relações com o mundo. A dimensão ética-político no processo educativo, emancipação humana e a prática reflexiva, a formação de sujeitos morais e sociais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Aspectos relacionados à organização da educação brasileira (sistema educacional brasileiro, níveis, modalidades). Aspectos da legislação educacional (Constituições Federais, leis nacionais referentes à educação, LDB, PNE, Resoluções, Pareceres). Reformas educacionais. Políticas e Programas da Educação Básica. Estado e educação.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
48 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Recursos pedagógicos: livro didático e uso de tecnologias da informação. Elaboração de material didático para experiência pedagógica em Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
80 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Observação e ambientação no ambiente escolar no contexto urbano ou rural. Relatório final que socialize todas as experiências vivenciadas no Estágio I.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Pesquisa em Filosofia e alguns de seus resultados: relatório e artigo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
80 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Planejamento de atividade a ser desenvolvida na educação básica, no contexto urbano ou rural. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de minicursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente. Relatório final que socialize todas as experiências vivenciadas no Estágio II.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Pesquisa monográfica. Elaboração de texto acadêmico. Apresentação de pesquisa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
48 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Práticas pedagógicas formais e informais. Análise e reelaboração de práticas pedagógicas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
48 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Fundamentos histórico-culturais da Libras e suas relações com a educação dos surdos. Parâmetros e traços linguísticos da Libras. Cultura e identidades surdas. Alfabeto datilológico. Expressões não-manuais. Uso do espaço. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em língua de sinais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
120 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Planejamento de atividade a ser desenvolvida na educação básica, no contexto urbano ou rural. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de minicursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente. Relatório final que socialize todas as experiências vivenciadas no Estágio III.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 8
Carga Horária
112 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Elaboração de artigo ou relato de experiência.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
120 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Planejamento de atividade a ser desenvolvida na educação básica, no contexto urbano ou rural. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de minicursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente. Relatório final que socialize todas as experiências vivenciadas no Estágio IV.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Ciência.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia política.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Teoria do Conhecimento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Filosofia da matemática e seus problemas; História da filosofia da matemática; Explanação das principais correntes da filosofia da matemática: logicismo, construtivismo e formalismo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudar problemas metafísicos e epistemológicos relacionados com os fenômenos mentais. Os principais temas são: a relação mente-corpo; dualismo e materialismo; consciência; intencionalidade e atitudes proposicionais; o problema das outras mentes, entre outros.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em lógica e em filosofia da lógica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Linguagem.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina Filosofia Ameríndia (Indígena) pretende abordar as matrizes do pensamento indígena na America pré-colombiana e suas extensões na atualidade. Os mitos, a cosmologia, costumes e ritos dos povos indígenas. As reflexões antropológicas sobre o pensamento selvagem e sua influência no pensamento contemporâneo (Levi Strauss, Darcy Ribeiro, Viveiros de Castro, Kaka Werá, Daniel Munduruku). O Xamanismo, o totemismo, o perspectivismo indígena. As principais linhas de pensamento indígena, os nahuatl (astecas), os maias e incas (America Norte e Central), além dos povos tupi-guarani no Brasil (America do Sul).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O conceito de Oriente. A filosofia ocidental e sua relação com o pensamento Oriental. As tradições religiosas e filosóficas do Oriente. Hinduísmo. Vedas e Upanishades. Budismo. Yoga e Samkhya. Taoísmo. Confucionismo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de temas específicos em filosofia prática; dilemas e problemas éticos contemporâneos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina analisará questões fundamentais da Estética.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Definições e Fundamentação do direito; a ciência do direito; história do pensamento jurídico; hermenêutica jurídica e norma jurídica; teoria moral, direito e justiça.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentar as origens histórico-filosóficas da psicanálise. Examinar as confluências e divergências entre Filosofia e Psicanálise. Problematizar a teoria psicanalítica em relação ao conceito tradicional de ciência. Analisar criticamente as contribuições da ciência fundada por Freud no pensamento contemporâneo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da arte como objeto da especulação filosófica. A questão do belo, do juízo de gosto e da experiência estética. A construção do objeto artístico e as teorias do gênio. A relação das artes com a cultura, a história e a política. Enfatiza a especificidade do tratamento filosófico da arte e a reflexão sobre elementos inerentes ao fenômeno artístico: historicidade, beleza, critérios de valor, experiência estética, sistema das artes, forma e estilo, linguagens artísticas, arte e sociedade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O significado da crença e a essência da experiência religiosa. Os fundamentos do teísmo. A possibilidade de justificação racional das crenças religiosas. Provas da existência de Deus: prova cosmológica, teleológica, ontológica e modal. Argumentos morais em favor da existência de Deus. Os atributos de Deus e seus paradoxos: onisciência, onipotência, eternidade e bondade. Presciência divina e liberdade humana: o problema do livre-arbítrio. Teodiceia: o problema do Mal e a justiça divina.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentar o contexto histórico de formação do capitalismo moderno; Apresentar e analisar os fundamentos da economia a partir do debate específico do século XVIII; Conhecer o plano Geral da obra A riqueza das nações de Adam Smith; Expor a argumentação de Smith sobre a relação valor/trabalho; Apresentar a interpretação de D. Ricardo sobre a relação valor/trabalho; Expor as contribuições críticas de Karl Marx à teoria valor/trabalho, dando enfoque às suas proposições acerca da temática; Introduzir o estudante no debate entre keynesianismo e o liberalismo da escola austríaca.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Compreender o desenvolvimento do pensamento latino-americano e a formação de uma filosofia original.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A mitologia Yorubá. O pensamento egípcio antigo. O pensamento filosófico em Alexandria. O cristianismo africano (Cipriano, Tertuliano, Agostinho). A filosofia ocidental e a matriz de pensamento africano moderno. O pan-africanismo. O pós-colonialismo. Franz Fanon. Sheyk Ana Diop. Achille Mbembe, entre outros.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da cultura brasileira a partir da revisão dos autores clássicos da Antropologia brasileira. História da cultura nacional. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Cultura popular caririense.